HOME

Navegação principal
Modelos
911

Medidas para aumentar a eficiência

911 Carrera 4S
Ilustração: 911 Carrera

Medidas para aumentar a eficiência

A opinião corrente sobre o automobilismo: gira sempre tudo à volta da potência. Por experiência, sabemos, no entanto, que um maior número de cavalos por si só nunca conseguiu ganhar uma corrida. Mais importante para nós são as ideias – para conceitos de veículos mais inteligentes e propulsores mais eficientes. Isto também se aplica à estrada. Porque no fundo trata-se de retirar o máximo do que temos ao dispor.

A função Auto Start-Stop

De série nos modelos 911 Carrera: a função Auto Start-Stop.

Nos veículos com caixa de velocidades manual, este sistema desliga automaticamente o motor quando, por exemplo, desengata a mudança num semáforo e solta o pedal da embraiagem. Nos veículos com transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK), o motor é desligado quando acciona o travão numa situação de espera.

Os sistemas de áudio e comunicação continuam a trabalhar apesar de o motor estar desligado e o climatizador automático mantém a temperatura seleccionada. O condutor só se apercebe de duas diferenças: silêncio e poupança de combustível. Se accionar a embraiagem ou soltar o travão, o motor é ligado novamente, de forma rápida e confortável.

Em determinadas situações, a função Auto Start-Stop está inactiva, por exemplo, com temperaturas exteriores extremas, botão SPORT activado ou com carga baixa da bateria. Além disso, pode desactivar a função através de um botão na consola central.

O sistema de gestão térmica

O novo sistema de gestão térmica regula a temperatura no motor e na caixa de velocidades mediante o controlo orientado dos fluxos de calor.

Deste modo, o motor e a caixa de velocidades alcançam rapidamente a temperatura de funcionamento ideal, reduzindo os consumos graças à combustão eficiente e ao atrito reduzido.

O sistema de recuperação de energia eléctrica

Responsável pela redução dos consumos nos modelos 911 Carrera é também o sistema de recuperação de energia eléctrica, de série, em que a bateria é recarregada através do gerador, preferencialmente durante as travagens. Ao acelerar, a potência do gerador é limitada de acordo com as necessidades. Os sistemas eléctricos são alimentados com a energia previamente acumulada.