Porsche - Bangcoc clássica

Bangcoc clássica

[+]

Carros históricos nas melhores mãos – graças à Porsche, que expande sua oferta de serviços para modelos clássicos no mundo inteiro. Uma boa oportunidade para visitar um dos primeiros Porsche Classic Partners em Bangcoc. E nada melhor do que começar com um 356 conversível

O grosso livro ilustrado sobre o banco do passageiro dianteiro é um diário de bordo todo especial, que acompanha Sawasdi Horrungruang pelas ruas da capital da Tailândia. É um presente de aniversário de sua filha, que lista, acredite se quiser, 145 veículos históricos – todos de sua propriedade. “Sim, sou um colecionador”, admite o empresário sorrindo, enquanto entra em um de seus clássicos favoritos: um 356 A Cabriolet vermelho. Atrás do volante, ele acrescenta, aparentemente de passagem: “Aliás, coleciono também relógios especiais.” Tudo uma questão de estilo. E uma questão de movimento apropriado, tanto para os medidores de tempo quanto para os automóveis históricos. Os carros de Horrungruang não são peças de exposição posando em um museu climatizado. Ele os dirige regularmente pelas ruas de Bangcoc. Por exemplo, de manhã cedo ele gosta de cruzar a metrópole de oito milhões de habitantes em um de seus conversíveis, até seu escritório. Hoje, no entanto, ele preferiu fazer outra rota e assim poder passar no Porsche Center de Bangcoc.

Ele é conhecido como o rei do aço da Tailândia. No entanto, Horrungruang é um multiempreendedor, ativo também na agricultura e nos setores de imóveis, infraestrutura e energia. Não é por menos que sua versatilidade se reflete em sua excepcional coleção de veículos. Ele tem predileção especial por modelos das décadas de 1950 e 60, para ele “a era de ouro”. A escrivaninha em sua firma é feita de um radiador da época e seu 356 conversível é de 1958. “Nunca comprei um carro novo”, conta Horrungruang dirigindo. Nenhum carro zero poderia lhe proporcionar essa sensação especial, como a de conduzir um clássico. Porém, oldtimers requerem, por um lado, cuidados especiais, e por outro, manutenção feita por especialistas, ainda mais sob as condições climáticas por vezes extremas do Sudeste Asiático. O Porsche Center de Bangcoc é o local de serviço certo para isso: nos últimos anos o Porsche Center fez a restauração completa de dez modelos clássicos. O 356 de Horrungruang – um dos três oficialmente importados para a Tailândia – foi um deles. Tanta experiência e competência não passam despercebidas. Por isso não admira que o Porsche Center de Bangcoc seja um dos primeiros do mundo a ser certificado como Porsche Classic Partner. Até 2018 o selo deverá ser conferido 100 vezes no mundo todo. É que a paixão pelos veículos antigos da Porsche é sem fronteiras.

[+]

Sawasdi Horrungruang: além de dois exem­plares Porsche 356, ele possui ainda 143 veículos históricos

[+]

Serviço ao cliente: colaboradores do Porsche Center passam a lista de controle para o 356

Para cumprir as exigências deste certificado, o Porsche Center de Bangcoc teve que demonstrar seu conhecimento de produto em termos de modelos históricos. Além disso, para o serviço e a manutenção dos modelos antigos, inclusive o 911 da série de modelo 996 e o tipo Boxster 986, são necessários um equipamento específico e ferramentas especiais. O pessoal da oficina e do serviço passou por um treinamento próprio. “Oito dos nossos funcionários da oficina já foram atestados como Técnico Certificado da Porsche, que é a certificação mais alta, em ouro”, ressalta o subdiretor executivo Peter Rohwer. E três deles são especialistas em clássicos assumidos. Ele mesmo trabalha para a Porsche desde 1963, quando começou em Stuttgart como mecânico. Hoje, em Bangcoc, ele é uma eminência quando o assunto é a restauração de motores.

Uma vez que a manutenção de veículos mais antigos tem requisitos especiais, ela é geralmente assumida por técnicos com certificado ouro. Por exemplo, para otimizar os trabalhos de restauração, planeja-se a longo prazo a instalação de uma área da oficina própria para isso em Bangcoc. Para a visita do 356 de Horrungruang, estão programados dois pequenos consertos: o velocímetro não funciona e há um problema na regulagem do assento do motorista. Rotina, mas o clássico passa pelo mesmo processo de sete níveis de serviço ao cliente, como os modelos modernos. Todos os veículos históricos vão primeiro para a plataforma elevatória. Ali os gerentes do serviço ao cliente examinam cuidadosamente o conversível vermelho antes de estabelecer o plano de manutenção personalizado.

[+]

Espaço para clássicos: um 911 Carrera RS 3.0 e um 911 Turbo “flat nose” estão expostos em Bangcoc

Entre as características das instalações de um Porsche Classic Partner certificado está uma área de exposições no showroom reservada aos modelos históricos – a Classic Corner. Em Bangcoc, ali fica exposto um 911 Carrera RS 3.0 de 1974 ao lado de um 911 Turbo “flat nose” do início dos década de 1980. É o lugar ideal para conversar com clientes de clássicos ou com aqueles que pretendem tornar-se um deles. “Afinal, os desejos e as exigências de cada cliente são diferentes”, sabe Rohwer. Ele o diz por experiência própria. Certa vez – sem aviso prévio – um caminhão aberto transportando um 911 Targa de 1972 parou em frente ao Centro. Com um pequeno detalhe: o Porsche estava sem motor. Este chegou só alguns dias mais tarde em uma picape, vindo aliás de um modelo de 1970. Tecnicamente a instalação não era problema, porém tratava-se mais de um conflito de consciência. Afinal, para os clássicos da Porsche vale a premissa das peças originais. “O original é mais bonito, dura mais tempo e mantém seu valor”, ressalta Rohwer.

Sendo o estado original um critério decisivo de um clássico, o Porsche Center de Bangcoc realiza eventos nos quais os Porsche históricos dos clientes passam por uma lista de controle de 33 pontos. Veículos originais recebem o Classic Card se passam na prova. “Oitenta clientes participaram do primeiro evento desse tipo e setenta deles foram para casa com um Classic Card”, diz Rohwer entusiasmado.

[+]

Ano de fabricação 1958: o 356 Cabriolet brilha como no primeiro dia

Ao lado, na oficina de carrocerias, encontra-se outro 356 de Sawasdi Horrungruang sobre a plataforma elevatória aguardando por suas rodas. O modelo de 1955 está na reta final da restauração. Só para achar o volante certo demorou dois anos. Tudo no carro é original, com apenas uma exceção: Rohwer aponta para o compressor do ar condicionado sob o capô do motor. “Uma fabricação especial para o Sr. Horrungruang. Tivemos que encontrar uma solução para que o funcionamento do compressor não afogasse o motor em marcha lenta.” Ou seja, enquanto o motorista ganha um aparelho de ar condicionado de presente, o carro precisa lidar, sem acessórios modernos, com o calor tórrido de Bangcoc. Com uma média de temperatura anual de 28 graus Celsius, a cidade é considerada uma das mais quentes do mundo. Para piorar, há ainda os engarrafamentos e, às vezes, ruas inundadas. “Mas um Porsche foi construído para andar em qualquer lugar do mundo, mesmo em idade avançada”, afirma Peter Rohwer. E o 356 Cabriolet volta novamente a rodar no trânsito.

Texto e fotos Tony Watts

Serviço no mundo todo

[+]

Ingo Frenkel, gerente do Centro de Atendimento ao Cliente, sobre a nova ofensiva

Sr. Frenkel, que ideia está por trás dos Porsche Classic Partners?
Com eles aumentamos a qualificação já existente nos Porsche Centers espalhados mundo afora para os veículos clássicos e, ao mesmo tempo, damos uma orientação clara aos 680.000 proprietários de Porsche históricos sobre onde encontrar o melhor serviço: no Porsche Classic Partner. A procura por uma assistência local aumentou muito nos últimos anos.

A oferta é idêntica no mundo todo?
Sim, desde o abastecimento com cerca de 52.000 peças originais à literatura técnica, passando pela manutenção, conserto e restauração de um veículo. Nossas medidas específicas de qualificação e certificação de funcionários de oficinas e serviços garantem o mesmo nível de qualidade no mundo todo.

Onde já existem Porsche Classic Partners e onde haverá mais no futuro?
No final de 2014 já tínhamos certificado sete Classic Partners: quatro na Alemanha e respectivamente um na França, na Hungria e na Tailândia. No início do ano que vem virão mais dez, entre outros nos EUA, na América do Sul e na Ásia. A oferta cresce constantemente no mundo todo. Uma lista de todos os parceiros encontra-se em www.porsche.com/classic