Vantagem Porsche

Vantagem Porsche

[+]

Parceria: esse ano, Angelique Kerber se torna a embaixadora da marca Porsche

Desde 1978, uma estreita parceria liga a Porsche ao tênis feminino internacional. Nesse meio tempo, o empenho foi intensificado no apoio às tenistas de ponta alemãs e aos melhores talentos germânicos. No Porsche Tennis Grand Prix, em abril, as top atletas e os expectadores poderão apreciar pela 38ª vez os efeitos do patrocínio

Ana Ivanović ficou sozinha na quadra principal. Inicialmente tomada por um sentimento de amarga decepção, que segundos depois se transforma em puro constrangimento. A Porsche Arena vivia novamente uma situação excepcional. A tenista sérvia acabara de perder para Maria Sharapova a final dos sonhos do Porsche Tennis Grand Prix 2014 por 6:3, 4:6 e 1:6. Até a metade do segundo set, Ivanović dominava sua opositora com seu jogo elegante e variado, mas depois teve que se render à impetuosa sede de vitória da superstar russa. Porém, os expectadores festejavam Ivanović como uma vencedora, com um aplauso interminável. “Não sei o que dizer”, gagueja Ivanović ao microfone, “isso é tão simpático da parte de vocês.”

Momentos emocionantes como este ocorrem frequentemente quando a Porsche convida para o espetáculo tenístico que realiza anualmente. De 18 a 26 de abril, os fãs em Stuttgart se empolgarão, pela 38a vez, com a atuação da elite mundial do tênis feminino. O campeonato contará novamente com a presença de várias jogadoras do top ten do ranking mundial. As melhores das melhores lutam por um troféu que incorpora de modo impressionante uma das muitas características singulares deste torneio: a vencedora sempre deixa a quadra principal com um Porsche novo. Em 2014, Maria Sharapova sentou-se ao volante de um 911 Targa 4S – um prêmio merecido. Desempenho esportivo, valor de entretenimento e organização formam a aliança de sucesso do Porsche Tennis Grand Prix, que Stacey Allaster, presidente da federação mundial WTA (Women’s Tennis Association), descreve da seguinte maneira: “O torneio da Porsche é um dos eventos mais inovadores do mundo, sendo um modelo para todos os torneios de nível superior da WTA. As tenistas participam de um evento de nível mundial, cuja qualidade também se reflete nos jogos.”

[+]

Vamos lá! A sérvia Ana Ivanović tenta tudo na final e junta forças

Hoje, a dupla perfeita entre tênis e Porsche alcançou um alto grau de maturidade. Desde 1978 a Porsche acompanha a WTA como patrocinadora, e desde 2002 – incomum para o setor – a empresa assume também o papel de organizadora e proprietária do torneio. A WTA sabe dar valor a esse empenho e honrou seus parceiros em 2004 com o “Long Time Contribution Award” pela duradoura cooperação, que deixa marcas profundas. Enquanto parceira de alta categoria, a Porsche mantém desde 2012 uma relação intensa com a Federação Alemã de Tênis e patrocina o Porsche Team Germany com jogadoras de ponta, como as top ten Angelique Kerber ou Andrea Petković. “Com nosso empenho, queríamos trazer uma nova dinâmica para o tênis feminino alemão”, afirma Bernhard Maier, diretor de Marketing e Vendas da Porsche AG, “e conseguimos!” Na Fed Cup 2014, o campeonato mundial de equipes, o Porsche Team Germany só foi derrotado na final pela favoritíssima equipe tcheca. No ano passado, Andrea Petković (Charleston e Bad Gastein), Mona Barthel (Båstad), Sabine Lisicki (Hong Kong) e Annika Beck (Luxemburgo), membros da equipe, venceram cinco torneios da WTA. Para que a tendência se mantenha, a empresa também patrocina as melhores jogadoras da nova geração com o Porsche Talent Team Germany. E o sucesso é o mesmo. Anna-Lena Friedsam venceu em Suzhou (China) seu primeiro título da WTA, conseguindo entrar, como sua colega Carina Witthöft para as top 100 do ranking mundial.

Quem se beneficia com esse desenvolvimento é naturalmente o Porsche Tennis Grand Prix. Três ou quatro jogadoras alemãs marcam presença regularmente na quadra principal em Stuttgart e competem no mesmo nível com o resto do mundo. Isso é uma grande atração para o público – e para as jogadoras. “Para nós, jogar em Stuttgart é jogar em casa”, confessa Andrea Petković. “O apoio do público, o ambiente, enfim, é tudo o que a gente mais gosta.”

[+]

Têm motivos para rir (da esq.): Angelique Kerber, Sabine Lisicki, Julia Görges, Anna-Lena Grönefeld e a chefe Barbara Rittner do Porsche Team Germany

Com seu empenho, a Porsche consegue assim sempre estabelecer a ponte entre tradição e modernidade de maneira atraente. Pois o Porsche Tennis Grand Prix é o torneio indoor mais antigo do mundo do circuito da WTA, sendo também o único realizado em quadra de saibro. Finalmente, ele foi eleito o torneio favorito do circuito pelas jogadoras da WTA em 2007, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2014. A superstar Maria Sharapova, embaixadora da marca Porsche, venceu o Grand Prix consecutivamente nos últimos três anos. Além disso, lendas do tênis feminino como Tracy Austin, Martina Navrátilová, Gabriela Sabatini, Mary Pierce e Martina Hingis adornam sua lista de vencedoras.

“Tudo tem que ser Porsche, ou seja, da mais alta qualidade”, diz o credo do diretor do torneio Markus Günthardt. Há mais de 10 anos, o ex-tenista profissional suíço dirige o torneio, apoiado pela chefe de Esportes Anke Huber, ela mesma bicampeã do Porsche Tennis Grand Prix. Günthardt não se cansa de sempre examinar e aprimorar o evento. Assim, a própria casa apresenta-se como o campo de jogo ideal. O moderno estádio Porsche Arena oferece as melhores possibilidades técnicas para tornar o torneio um grande evento. Tela gigantesca, sequências de filmes e shows de luzes transformam a apresentação das jogadoras em uma sensação, apreciada também pelas atletas. Em toda a parte há monitores, nos quais os expectadores podem acompanhar o que acontece. Uma volta pela Sport & Livestyle Village anima o público a fazer compras ou a tomar um café. Ali pode-se ver as estrelas treinando bem de perto.

Em muitos aspectos a Porsche prova seu amor ao esporte, mas em nenhum outro lugar a filosofia da empresa pode ser tão bem vivenciada quanto na Porsche Arena, quando as melhores das melhores disputam um Porsche na rede. Ana Ivanović, a esperta sérvia, perdeu essa luta na última vez. Mas na quadra principal, festejada pelo público, a decepção logo se transformou em nova coragem. “Já estou me alegrando agora para voltar a jogar aqui no próximo torneio”, acentua. Então, seja bem-vinda!

Texto Reiner Schloz
Fotos Fotostudio Orel

Porsche e o esporte

“Esporte é o nosso DNA”, afirma Bernhard Maier, diretor de Marketing e Vendas da Porsche AG. Então não é de se estranhar que, além de seu próprio empenho no automobilismo, a Porsche apoie e patrocine não apenas o tênis.

As associações atléticas de Baden-Württemberg e da Saxônia, as terras das fábricas de Stuttgart e Leipzig, recebem respectivamente 25.000 euros da Porsche para apoiar atletas de competição a caminho de campeonatos ou Jogos Olímpicos. Além disso, projetos e clubes esportivos exemplares, mas que não estão tão em evidência, recebem anualmente um patrocínio de 500.000 euros da Porsche.

Turbo para Talentos” se chama um novo projeto de incentivo à juventude, que a Porsche iniciou junto com o clube de futebol de segunda divisão, RB Leipzig. Uma parceria semelhante com os Stuttgarter Kickers deverá começar na temporada de 2015/16.

Na Academia de Basquete da Porsche em Ludwigsburg, há a parceria entre 11 clubes e 55 escolas, onde cerca de 2.500 crianças jogam basquete regularmente sob orientação profissional.

Desde 1978 a Porsche é patrocinadora do Porsche Tennis Grand Prix, e desde 2002, é sua organizadora. Desde 2012 a Porsche é parceira da Federação Alemã de Tênis e patrocina o Porsche Team Germany e o Porsche Talent Team Germany.

O próximo Porsche Tennis Grand Prix será realizado entre 18 a 26 de abril na Porsche Arena, em Stuttgart. Mais informações e tudo sobre os ingressos em www.porsche-tennis.de