Porsche - Luzes por toda parte

Luzes por toda parte

Enxergar mais longe e ofuscar menos: o farol de matriz de LED utiliza 218 luzes para iluminar estradas de forma perfeita e com muito alcance.

Não é fácil trazer luz à escuridão: a Porsche desenvolveu um conceito de luzes inovador que oferece uma luminosidade extremamente alta sem ofuscar os motoristas da faixa oposta – um atributo importante, mas de forma alguma o único desta nova categoria de faróis automotivos.

O núcleo é constituído por um bloco com 84 diodos luminosos de cada lado, justapostos de modo lateral e vertical sobre uma placa de circuito impresso de forma matematicamente exata – técnicos dão o nome de matriz a este tipo de construção. Ela está envolta por quatro luzes diurnas no típico design da Porsche, que de dia diminuem a luminosidade e à noite brilham com toda a força. Além disso, há outros módulos para o farol adicional de longo alcance e a parte estática do farol de curva – tudo em tecnologia LED. No total são 109 LEDs em uma carcaça de cada lado: 218 pequenas luzes para o Panamera, com luz brilhante, mas não ofuscante.

Não é uma contradição, mas o resultado de um comando de luzes inteligente, cuja parte fundamental são os 84 diodos luminosos emissores de luz da matriz. No segmento inferior do total de três, existem 30 diodos luminosos que constituem a base do farol de luz baixa. Acima dele, uma especialidade da Porsche: o sintético farol angular, com 28 diodos luminosos. Sempre se ajustando ao raio de curvatura, ele ilumina dinamicamente para a direita ou esquerda, usando para isso o segmento central de LEDs. Trata-se de um farol de curva sem servomotor e sem o estorvo de um feixe único estático. Ademais, os 28 diodos luminosos da fileira central e os 26 da fileira superior são responsáveis pelo novo farol de luz alta. Cada um dos diodos tem controle eletrônico e regulagem da luminosidade. Se a câmera do retrovisor interno registrar um carro na direção contrária ou à frente, o comando desliga os módulos LED que podem atrapalhar os outros veículos na estrada.

O comando do farol de matriz de LED sempre inclui nos cálculos o fator humano, explica o dr. Sebastian Söhner, responsável pela regulagem automática de faróis. “Os olhos do motorista se guiam pelo ponto mais brilhante. E no caso de tráfego na direção contrária, pelos faróis do veículo no sentido oposto. Talvez ele não perceba, por exemplo, o que está acontecendo na beirada da pista. Assim, o LED de matriz não só tem a função antirreflexiva, como, também, aumenta a intensidade da luz nas áreas laterais, por exemplo, na faixa central. Assim, ela dá mais visibilidade para que o motorista enxergue melhor a sua própria faixa.” Para permitir esse boost dos LEDs, é usada a energia dos LEDs desativados. Um sistema de gerenciamento térmico adaptivo evita o sobreaquecimento dos faróis, aumentando, assim, sua vida útil.

A verdadeira face da nova geração de faróis continua sendo os quatro típicos spots: as luzes diurnas. Desde 2014, a Porsche tem introduzido esse atributo como identidade de marca, do Macan até o 911.

Texto Hendrik Dieckmann
Ilustração Rocket & Wink