Porsche - A arte da redução

A arte da redução

[+]

Diálogo: ímpeto juvenil, da perspectiva do 911 R de 1967

Construir um automóvel hoje com a mesma inspiração e com os mesmos ideais de meio século atrás. Será que funciona? Na Porsche, funciona. O resultado é o novo 911 R. Um carro esporte sem floreios.

O Porsche 911 R não faz concessões nos quesitos construção leve, desempenho e paixão. Um veículo com um motor boxer aspirado de quatro litros, câmbio manual (com seis marchas) e a pura vontade de dirigir. Já em 1967, surgiu um Porsche 911 R seguindo esta receita. Ele se tornou o modelo ancestral de todos os RS e RSR que se seguiram. Um veículo quase austero. Dedicado exclusivamente à máxima experiência de direção. E é exatamente nisso que o novo 911 R ainda consegue superá-lo.

Foi a primeira vez que os dois ascetas se encontraram. Quase meio século de história da Porsche, concentrado em dois carros esporte, caracterizado por uma só ideia.

“Meu carro é como uma bailarina”, conta Johan-Frank Dirickx, colecionador belga de Porsche e proprietário de um Porsche 911 R de 1967, um dos únicos 20 exemplares montados. “O R é bem leve, muito forte, incrivelmente veloz e uma maravilha de dirigir”, relata Dirickx. “Você entra na curva, sente como a traseira tende para um lado e aproveita o impulso com o pedal do acelerador. É um drifting perfeito. O carro fica equilibrado de modo genial.”

É assim que Dirickx fala sobre o carro esporte que comprou em 2007 nos EUA. Um exemplar onde os 210 cv do motor boxer de seis cilindros e dois litros têm que lidar com um peso de veículo pouco maior que 800 quilogramas. No novo 911 R, a relação peso-desempenho é bem mais incisiva: o motor boxer de seis cilindros e quatro litros – ou, mais exatamente, o conhecido motor do 911 GT3 RS – desenvolve 500 cv, o peso do 911 R é de 1.370 quilogramas com o tanque cheio e pronto para sair. Nenhum outro modelo da atual série do 911 é mais leve que ele. “Logo ao sair do estacionamento, você já percebe a leveza e agilidade do veículo. Ao dar a partida você ouve a sua força.” É assim que Andreas Preuninger descreve a presença direta que o novo 911 R transmite. Preuninger trabalha no Centro de Desenvolvimento em Weissach, onde é diretor do Departamento de Automobilismo/Veículos GT para as ruas. Ele fala sobre o mais jovem integrante de sua equipe: “O 911 R é um veículo para os sentidos, ele representa a forma mais pura de dirigir e deixa o motorista bem próximo daquilo que está acontecendo. A primeiríssima escolha para admiradores do primeiro modelo do 911.”

[+]

Salto no tempo: dobradinha de R na corrida nos Alpes

A técnica está tão presente quanto em um carro de corrida: você ouve a entrada das marchas, percebe o engate da embreagem e os sons do motor aspirado no cockpit lembram uma incessante rebentação de ondas. Materiais de isolamento acústico e os chamados filtros de alta resistência, que geralmente fazem do interior do veículo uma área de tranquilidade, não estão presentes no 911 R – por razões de peso. Peças da carroceria em carbono e magnésio, um sistema de escape de titânio, vidros do fundo e vidros traseiros laterais de plástico, a ausência de um ar-condicionado e sistema de som são outros exemplos de uma construção leve coerente. “O veículo é, por assim dizer, a nossa interpretação automobilística de um ‘connected car’, afirma Preuninger. Neste caso, trata-se unicamente da ligação mais próxima entre o motorista e o veículo, uma sensação direta, um purismo perceptível. Dirickx conhece isso do velho 911 R. “Duas vezes por ano”, relata, “eu alugo uma pista particular de corridas para me divertir com esse carro. A sensação de direção é incomparável.”

[+]

Exercício fácil: o novo 911 R ganha sua competência nas curvas como fruto da combinação de 500 cv e de um peso ideal de apenas 1.370 quilogramas – com o tanque cheio

Ele também podia usar o carro elegantemente discreto nas ruas, mas para ele isso não tem mais graça. O valor de seu exemplar é avaliado por especialistas em cerca de 3,5 milhões de euros. Com exceção de poucos detalhes, o carro ainda está em estado original e com aproximadamente apenas 40.000 quilômetros rodados – e, mesmo assim, sua história o fez dar uma volta ao mundo. O 911 R de Dirickx foi o exemplar apresentado por Vic Elford na coletiva de imprensa em Hockenheimring, em dezembro de 1967. A Porsche vendeu o carro para um médico italiano na Etiópia, que usou-o durante 25 anos. Em seguida, por duas décadas, ele fez parte do acervo de um colecionador japonês de Porsche antes de dar um “pulinho” na Califórnia e se tornar propriedade de Johan Dirickx. Ele comprou o carro por menos de um sétimo do valor atual. “Por um lado, me alegro pela valorização, por outro, isso afeta a descontração ao dirigi-lo”, comenta Dirickx. “Como é que ainda vou conseguir dirigir um veículo valioso como esse sem ter a sensação de ter sempre que tomar cuidado e de não correr tanto? No encontro supremo com o novo Porsche 911 R, na estrada cheia de curvas do passo de Susten, na Suíça, a bailarina de Dirickx pôde voltar a dançar nas pistas livres. Os Alpes de três mil metros de altitude ao redor ecoavam o som uivante dos motores boxer em dueto, quando o antigo 911 R e sua nova versão aceleravam ruidosamente pelas curvas extremamente fechadas. Estradas alpinas ricas em curvas são o território perfeito para o carro”, afirma Preuninger, da Porsche. Isso também se deve ao fato de o ajuste do chassi ter sido feito em muitos milhares de quilômetros de teste nos Pirineus e na região da Apúlia, no sul da Itália.

E o tempo de volta em Nordschleife de Nürburgring? “Nós não o cronometramos, pois não fizemos o carro para circuitos”, explica Preuninger. Neste ínterim, existem de fato inúmeros sistemas high-tech que tornam um carro mais veloz na pista de corrida, mas que também aumentam seu peso. Tais componentes estavam fora de cogitação para o 911 R, como, por exemplo, um sistema de embreagem dupla (PDK) extremamente veloz. Os puristas vão vibrar, pois que importância têm alguns décimos de segundos em comparação com o prazer de poder mudar a marcha com a própria mão? Para tal, o carro recebeu um câmbio manual de seis marchas completamente reajustado. Sob consulta – algo que Preuninger recomenda muito – a Porsche equipa o 911 R adicionalmente com um volante de motor monomassa no virabrequim, em vez de um volante bimassa convencional. Isso dá um caráter um pouco mais impetuoso à linha de transmissão e economiza outros cinco quilogramas. Além do maior prazer na direção através do câmbio manual, ao mesmo tempo o novo câmbio também minimiza as perdas na propulsão. Ou seja, chega mais força no eixo traseiro. Traduzindo na linguagem do jogo de cartas “Super Trunfo”, isso significa para o Porsche 911 R: “Velocidade máxima: 323 km/h.” Preuninger ainda complementa que os dados oficiais ainda são “bem comedidos”. A elevada velocidade máxima foi um enorme desafio para os engenheiros de aerodinâmica. Pois o novo 911 R – tal como sua referência de 1967 – deveria se apresentar de modo discreto, mas soberano. Ou seja, sem um aerofólio largo e fixo. O carro possui somente o aerofólio traseiro que se eleva, típico do Carrera, e a carroceria otimizada nos mínimos detalhes. Esta foi modelada em inúmeras horas de trabalho minucioso no túnel de vento, garantindo assim uma aderência suficiente em qualquer situação para que o veículo se mantenha de forma precisa na sua rota.

[+]

Pool genético comum: dois exemplares do 911 R – tão imponentes quanto o cenário

Dirickx já encomendou um exemplar do total de 991 unidades do novo 911 R que serão fabricadas em Zuffenhausen. Porque ele ama exatamente este tipo de carros esporte que se movem de modo vivaz, leve, e soberano, tal como ele já conhece do 911 R clássico. E também por gostar do design discreto do veículo – nisso o novo 911 R também permanece fiel à sua referência de 1967. Assim, ele cria a essência da série 911 não apenas tecnologicamente, mas também visualmente: com a carroceria clássica de linhas fortes, com as rodas de liga leve de 20 polegadas com travamento central e – sob consulta – as duas faixas contínuas em vermelho ou verde, assim como os antigos modelos também usavam há mais de meio século.

O novo modelo dá quase a impressão de que o primeiro 911 R foi amadurecendo na sua perfeição durante todos estes anos. Não se pode tirar mais nada deste carro – e é exatamente isso que o torna perfeito.

Texto Sven Freese
Fotos Stefan Bogner