Menu
Modelos
Menu
Porsche - Do circuito de competição para a vida.

Do circuito de competição para a vida.

Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo (WLTP)*
3,9 – 3,8
l/100 km
89,0 – 85,0
g/km
21,5 – 21,1
kWh/100 km

O teste "dia-a-dia" com a piloto de competição Christina Nielsen e o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo.

O Panamera Turbo S E Hybrid Sport Turismo demonstra o porquê de denominarmos a eletrização do nosso automóvel desportivo Porsche E-Performance. Pois, com a sua potência de sistema de 500 kW (680 CV), é o Panamera mais potente de todos os tempos. E isto não "apesar do" motor elétrico e da bateria a bordo, senão precisamente "por causa" disso. Conseguirá este Pacote de potência convencer também uma das melhores pilotos da América do Norte? É o que iremos descobrir. Tanto no circuito fechado como onde se escondem os desafios mais duros para um automóvel desportivo: no dia-a-dia.

[+]

Challenge accepted.

Christina Nielsen ficou de imediato em êxtase quando ouviu a nossa proposta para um test drive especial: durante um dia inteiro conduzir o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo e testá-lo de duas formas: na aceleração desportiva no circuito fechado Jyllands-Ringen e numa volta descontraída pelo centro da cidade de Aarhus. A dinamarquesa de 26 anos, que nasceu em Copenhaga e que entretanto foi viver para Los Angeles, adora a Porsche. E experiências como esta.

A partir de 2015 começou na classe GTD do IMSA WeatherTech SportsCar Championship (IWSC), a série americana de automóveis desportivos da mais alta categoria. No primeiro ano, foi imediatamente vice-campeã. Nos dois anos seguintes, conseguiu assegurar inclusive o título de piloto em cada um. Como a primeira mulher na América do Norte.

[+]

"Não sou uma mulher que pilota em competições Sou uma piloto de competição que é mulher."

Os seus objetivos mantêm-se ambiciosos. A longo prazo pretende arrancar como piloto de fábrica da Porsche – também isso seria uma estreia para uma mulher. O próximo passo nesse sentido já o conseguiu: como Selected Driver da Porsche acabou de concretizar o sonho das 24 horas de Le Mans, tendo alcançado uma 6.ª posição, considerável para estreia, na sua classe. Traz consigo a resistência necessária para tal. Por último, para ela não se trata de curtos golpes, senão do sucesso a longo prazo. Se o facto de ser mulher desempenha um papel? Muito pelo contrário: Christina Nielsen pretende demonstrar que um corredor deve ser avaliado somente pelo seu desempenho. "Não me julguem só porque sou mulher."

Alto desempenho.

O que conta no circuito fechado: factos. E aí o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo deixa uma mensagem perfeitamente clara. Pois no que respeita a dados sobre potência, o veículo de estrada ultrapassa com os seus 4+1 lugares, 4 portas e volume da bagageira de 425 l a máquina de competição de Christina com motor Boxer com uma cilindrada de 6 cilindros e 4,0 litros na traseira. E isso em comprimento. Com o seu motor de combustão otimizado para tempos por volta, eis que chega o 911 GT3 RS de 368 kW (500 CV), enquanto o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, graças à sua combinação entre um motor V8 biturbo de 4,0 litros e uma máquina elétrica que gera 500 kW (680 CV), traz às ruas a potência de sistema. Antes do início, a vitória vai já para o Panamera. Mas números à parte, qual é a sensação atribuída pelo Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo onde é mais importante: na pista, nas curvas, em plena carga? É surpreendentemente incrível, admite a piloto de competição com um sorriso feliz.

Porsche - Do circuito de competição para a vida.Porsche - Do circuito de competição para a vida.Porsche - Do circuito de competição para a vida.

Apesar de inicialmente ter sido cuidadosa a chegar aos limites no circuito Jyllands-Ringen – muito possivelmente para poupar os nervos do nosso fotógrafo – rapidamente ganhou confiança no chassis do Panamera: "Estou surpreendida com a sua rapidez de reação ao movimento do volante. Nunca pensei que um automóvel tão grande conseguisse ser tão ágil." Sem dúvida, portanto, que o seu 911 GT3 RS e o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo possuem os mesmos genes: genes de automóvel desportivo. As diferenças na manobrabilidade: onde o veículo de competição pune os erros de forma rigorosa, o veículo de série é claramente mais meigo e transmite uma sensação maior de segurança. É difícil de acreditar que também o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo carrega consigo pura tecnologia do desporto automóvel: na forma do seu conceito híbrido, que teve origem no 919 Hybrid – um veículo de competição que, entre outros, conseguiu vencer três vezes a prova de resistência em Le Mans.

"Qualquer Porsche é um automóvel desportivo – mesmo com quatro portas."

Porsche - Do circuito de competição para a vida.Porsche - Do circuito de competição para a vida.Porsche - Do circuito de competição para a vida.

Será que este também é elegível como veículo para a piloto de competição? No que diz respeito aos genes de automóvel desportivo, em qualquer caso, passou o teste. No entanto, Christina já vive ao máximo a sua paixão pela corrida aos fins de semana. O seu carro pessoal deve, portanto, carregar consigo mais do que performance e prazer de condução. O conforto e a versatilidade diário também não podem ficar atrás. Que o Panamera pouco precisa de se esconder nestes campos fica de imediato comprovado no momento da partida para Aarhus. O seu capacete e o seu saco de desporto desaparecem na bagageira e vamos a isso.

[+]
[+]

Aarhus assiste a um verdadeiro boom nos últimos anos. A cidade está a tornar-se um dos hotspots criativos da Escandinávia. As suas universidades chamam os fundadores de amanhã, relevantes empresas dinamarquesas e internacionais mudam a sua sede para Aarhus. O número de habitantes aumenta de ano para ano. O porto da cidade transformou-se no maior terminal de contentores na Dinamarca e pode, além disso, receber cruzeiros gigantes de todo o mundo. Uma mudança que também transparece na cidade. Pequenas casinhas acolhedoras ao estilo antigo escandinavo encontram-se alternadas com arquitetura moderna, representativa da nova Escandinávia com a sua linguagem das formas. Uma cidade que vive da força dos contrastes. Tal como o Panamera.

Este une o ruído e o silêncio, a performance e a eficiência. Enquanto Christina, no Jyllands-Ringen, deixa o V8 do Panamera sibilar, desliza agora com confiança pela estrada em direção à segunda maior cidade da Dinamarca e à casa da sua melhor amiga dos tempos da universidade. No modo E-Power, modo de condução totalmente elétrico, circula o híbrido pela cidade, acompanhado apenas pelo sussurro do motor elétrico e livre de emissões.

Home is where the heart is.

Este tipo de mobilidade há muito que faz parte do dia-a-dia em Aarhus. Por toda a cidade existem postos de carregamento para automóveis elétricos. A própria condução autónoma já deixou de ser uma visão do futuro há muito tempo. Pelo menos no parque de estacionamento. Os condutores manobram o seu automóvel para uma das caixas de estacionamento e saem – o robô no piso inferior trata do resto. Christina tem orgulho da abertura dos dinamarqueses ao progresso. Aqui não há sonhadores dançantes a trabalhar, mas sim escandinavos pragmáticos com uma mente aberta e uma visão clara.

Porsche - Do circuito de competição para a vida.Porsche - Do circuito de competição para a vida.Porsche - Do circuito de competição para a vida.
[+]

Para carregar a sua própria bateria, Christina não precisa de muito: um pouco de sol, os seus amigos e as refeições preparadas pela sua mãe. Pelo sol – e pela sua carreira – mudou-se para Los Angeles. Pela família gosta sempre de regressar à Dinamarca. O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo é a companhia certa para estas pequenas viagens à terra de origem? Christina já nem precisa de responder a esta pergunta. Em vez disso, volta a pôr o pé levemente no acelerador e arranca sorridente para o próximo compromisso.

"Coragem significa para mim: não ter medo de sair da zona de conforto, ter a força para dar o primeiro passo e querer sempre o máximo de propulsão possível. A Porsche conseguiu-o na perfeição com o Panamera."

[+]