Porsche Abram alas para a aventura

Abram alas para a aventura

Produto
Tempo de leitura: 6 min
3/31/2022

Um carro esportivo 100% elétrico com autonomia convincente e uma incrível oferta de espaço. O Porsche Taycan Cross Turismo é o primeiro Cross Utility Vehicle (CUV) da marca. Versátil, robusto e pronto para explorar.

Conhece todos os detalhes: o diretor da Série Taycan, Stefan Weckbach, encabeçou a equipe de desenvolvimento do Cross Turismo
Modelos Taycan Cross Turismo (WLTP)*
26,4 – 22,6
kWh/100 km
0
g/km
388 – 490
km

Parte frontal plana, para-lamas vultosos e um teto cuja linha é mais baixa na traseira – à primeira vista, o design do novo Porsche Taycan Cross Turismo já mostra que contém o DNA do ícone 911. E mais: os faróis mais planos com entradas de ar verticais o identificam claramente como membro da família do Porsche Taycan. Mesmo assim, o segundo esportivo elétrico made in Zuffenhausen é um Porsche que nunca se viu antes.

Tratando-se do primeiro Cross Utility Vehicle (CUV) da marca, o carro de cinco portas une a dinâmica veicular típica da Porsche com uma suspensão high-tech adequada para terrenos acidentados. “O Cross Turismo é o membro ideal para a nossa família Taycan”, explica Stefan Weckbach, diretor da série de modelo. “Ele é versátil, robusto e, ainda assim, quase tão esportivo quanto o sedã.”

O Cross Turismo esbanja espírito de aventura em todos os detalhes. Uma prioridade do caderno de especificações foi criar espaço para equipamentos de mergulho, golfe, surfe ou ciclismo. Proporcionalmente espaçoso é o porta-malas. Debaixo da grande tampa traseira, o Cross Turismo comporta, com os bancos traseiros rebatidos, quase 1.200 litros de volume. Ademais, ele vem de série com tração integral, suspensão a ar e a bateria Performance Plus (modelos Taycan Cross Turismo: consumo de energia (combinado): 29,4 – 28,1 kWh/100 km, emissões de CO₂ (combinado): 0 g/km (dados de 03/2021)). Adeptos do ciclismo encontrarão no Cross Turismo uma solução especial: mais ou menos ali, onde nos veículos a combustão encontram-se os tubos de escape, é possível montar no CUV duas barras corrediças para acoplar o suporte de bicicletas para três e-bikes. “Queremos alcançar as pessoas que procuram um carro versátil e 100% elétrico tanto para trilhar o dia a dia, como também para as viagens e aventuras no tempo livre”, conta o diretor da Série Taycan.

“Prático para o dia a dia e equipado para as aventuras no tempo livre”

E isso também longe das estradas pavimentadas. Para poder deixar as pistas do cotidiano com segurança, a suspensão a ar adaptável do CUV possui ajuste de altura, e ainda há o modo Gravel (cascalho) para pavimentos mais difíceis. Com o pacote opcional Off-Road Design, o Cross Turismo ganha 30 milímetros a mais de distância do solo. Com o aumento da velocidade em pistas planas, ele abaixa automaticamente, aprimorando a eficiência aerodinâmica. “Combinar requisitos de esportividade com viabilidade em terrenos off-road,” explica Stefan Weckbach, “foi o maior desafio no desenvolvimento.”

Multitalentoso. Prazer ampliado: o primeiro derivado do Taycan oferece aos passageiros no banco traseiro, em comparação com o sedã, mais de 30 milímetros de altura adicional, o teto panorâmico reforça a sensação de espaço. Graças à ampla tampa traseira do Cross Turismo, pode-se transportar bagagens com facilidade. Com um porta-malas oferecendo 1.200 litros de volume com os bancos traseiros rebatidos, o CUV 100% elétrico é o companheiro ideal para “hobbies”, como golfe ou esqui. Sua tração integral de série e o novo chassi de alta tecnologia maximizam o prazer na direção.
Modelos Taycan Cross Turismo (WLTP)*
26,4 – 22,6
kWh/100 km
0
g/km
388 – 490
km

O ritmo do projeto foi frenético. Na primavera europeia de 2018, a Porsche lançou o inédito carro-conceito Mission E Cross Turismo no Salão do Automóvel de Genebra. “O conceito distinguiu-se por um design apelativo com elementos off-road concisos”, recorda-se Weckbach. A reação foi muito positiva, e então, em outubro de 2018, o Conselho Supervisor da Porsche AG deu carta branca para a produção em série – num momento em que o sedã esportivo Taycan também ainda estava nas pranchetas. Um sinal nítido da fome de eletrificação da fabricante de esportivos. Já a partir de março de 2021, o Cross Turismo estará disponível para encomendas.

O Cross Turismo corresponde ao sedã esportivo em seu comprimento e largura, e também pode competir com os seus dados de desempenho: com uma aceleração incrível na arrancada, nos primeiros metros ele excede 1,2 vez a força da gravidade da Terra. O esportivo com tração nas quatro rodas vai de zero a 100 km/h em três segundos. O baricentro é baixo – coincidindo com o local onde a bateria de alta performance está integrada, no assoalho do carro. Ambos os motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro dispõem de motores síncronos de imã permanente, entregando juntos uma potência combinada de até 560 kW (761 cv). A autonomia se baseia nos valores do sedã esportivo.

Pioneiro. Interior futurista: todos os instrumentos estão focados no motorista e foram projetados para o uso intuitivo. Três instrumentos redondos virtuais dão toque futurista ao clássico design Porsche do “cockpit”. O passageiro ao lado olha para uma tela tátil individual, à sua inteira disposição.
Esportivo de ponta. Perfil marcante: “Flyline” é como os designers chamam o perfil descendente do teto, típico da Porsche, e que ganhou interpretação inconfundível no multitalentoso carro. As rodas de 20 ou, opcionalmente, de 21 polegadas possuem um aro em design exclusivo. O Cross Turismo, com potência combinada de até 560 kW (761 cv) e suspensão a ar adaptável, sente-se também em casa fora das estradas pavimentadas..
Modelos Taycan Cross Turismo (WLTP)*
26,4 – 22,6
kWh/100 km
0
g/km
388 – 490
km

O CUV combina um comportamento preciso de esportivo com o conforto de um sedã em percursos longos e oferece quase tanto espaço como um SUV. “Com o novo formato da carroceria, pudemos ganhar mais de 30 milímetros de altura suplementar para o espaço da cabeça nos assentos de trás”, explica Stefan Weckbach. “E o amplo teto panorâmico cria uma sensação muito espaçosa.”

Um atributo específico da família Taycan também encontra-se no Cross Turismo: imediatamente abaixo do painel luminoso traseiro, ostentam-se as sete letras da inscrição da marca – em vidro tridimensional iluminado. Luzes que abrem alas para a era da eletromobilidade.

The front of a white Porsche Taycan can be seen in the background.

Viaje de forma totalmente elétrica com o Porsche Taycan.

O primeiro Porsche totalmente elétrico une design intemporal, tecnologia inovadora e uma autonomia adequada ao dia a dia.

Artigo originalmente publicado na revista Christophorus, 398 www.christophorus.porsche.com