Porsche - Luftgekühlt

Luftgekühlt

[+]

“A Porsche é como uma família para mim – em qualquer lugar do mundo”

Ele já venceu duas vezes em Le Mans. Mas no alto do pódio ele esteve muito mais vezes: Patrick Long, o único piloto oficial da marca nos EUA atualmente. Long se dedica à sua paixão pessoal no 911 E, modelo histórico de 1973, e não no Porsche 911 GT3 R refrigerado a água como nas corridas. Para ele, um grande momento é o “Luftgekühlt” (“Refrigerado a ar”) – o encontro que criou para reunir modelos Porsche clássicos em Los Angeles. No início de maio, a “cena” se encontra pela quarta vez no litoral oeste dos EUA.

Amarelo Limão, Azul Albert, Vermelho Bahia, Verde Speedway. As tintas de cores vivas à base de resina logo deixam bem claro que este encontro Porsche é algo bem especial. Tão conhecido quanto a paleta de cores dos veículos é o iniciador do evento: Patrick Long é o “pai” do “Luftgekühlt”. Uma reunião bem informal no centro de Los Angeles cujo título define o seu programa: modelos antigos refrigerados a ar criam o cenário. Ali está presente, por exemplo, um Porsche 914/6 GT Lufthansa, aquele leve carro de corrida que obteve recordes de tempos de volta entre 1970 e 1972 em Nürburgring e Hockenheim. Não muito longe dele, brilha o primeiro modelo Porsche, um Gmünd Coupé de 1949. Apenas 52 exemplares dele foram fabricados antes da Porsche mudar sua produção da Áustria para Stuttgart. Ao lado, um 904 GTS da coleção do famoso comediante Jerry Seinfeld, que está bem informal ao lado de seu carro batendo papo com um visitante. Outra raridade é um modelo alemão-italiano: o 356 B Carrera GTL Abarth, de 1960. Este veículo arrebatou três campeonatos mundiais consecutivos de Gran Turismo para a Porsche. Apenas 20 exemplares desse carro foram fabricados, e somente alguns deles ainda existem hoje.

O ator e piloto Patrick Dempsey também marca presença no evento. O lendário colecionador Magnus Walker, com seus dreadlocks estilosos vem dar uma “olhadinha”. Mas, por um momento, os olhos da maioria dos visitantes se direcionam para um Porsche 911 Carrera 3.2 de 1984, em Branco Grandprix. Sob os auspícios do encontro “Luftgekühlt”, o veículo será leiloado para fins beneficentes por um leiloeiro da RM Sotheby. Os lances são de dez mil dólares, e para cima não há limites. Só quando for atingida a marca de 275 mil dólares é que o Porsche encontra seu novo proprietário. E o beneficiado é o projeto Autumn Leaves do músico Butch Walker. Esse projeto fomenta a pesquisa sobre o câncer de pâncreas. O 911 foi doado pelos apoiadores do encontro.

Patrick Long olha encantado o Carrera branco: “Na verdade, este carro poderia sair direto para a largada no próximo rali. Ele tem tudo que um Porsche precisa para esse tipo de competição.” O piloto de 35 anos veste bermudas, e usa um boné de beisebol e chinelos de dedo. Apesar de sua roupa bem casual, Long é um astro em Vernon, no seu encontro nas proximidades do centro de Los Angeles. E atualmente o único piloto americano da Porsche. Um piloto que já arrebatou duas vitórias em Le Mans. A primeira foi em 2004 no Porsche 911 (996) GT3 RSR com os copilotos Jörg Bergmeister e Sascha Maassen. A segunda vitória deu-se em 2007 com um Porsche 911 (997) GT3 RSR. Desta vez, os seus copilotos eram Raymond Narac e Richard Lietz.

Long é apaixonado por automobilismo. Mas foi o antigo esportivo Porsche que realmente o seduziu. Certa vez, ele comentou de passagem com um amigo sobre a ideia de um encontro bem informal de entusiastas da Porsche. Nenhum grande evento, seria apenas para reunir as pessoas. Mas este acabou se tornando bem maior do que pensava. Long já foi o anfitrião do “Luftgekühlt” por três vezes. No último encontro, 450 esportivos clássicos estavam presentes. A quarta edição será realizada no primeiro fim de semana de maio de 2017. Sua ideia fixa há muito tempo já virou tradição – com Long no comando, tal como ao volante de seu Porsche.

Quando criança, Long já tinha uma queda pelo automobilismo. Ao seis anos, ele dava suas voltas em um kart montado pelo pai. Sua primeira corrida foi aos oito anos. Após concluir aos 18 anos um curso para jovens pilotos em Le Mans, ele despertou o interesse do departamento de Automobilismo da Porsche. Long convenceu na prova e assim recebeu o incentivo do Programa Júnior da marca. Em 2003, ele entrou na sua primeira “viatura oficial”, um 911 (996) GT3, e dividiu com Mike Rockenfeller a sua primeira corrida na Carrera Cup. Após sua vitória no circuito Norisring de Nürnberg, a Porsche trouxe o rookie para a equipe de pilotos oficiais da marca.

[+]

Corrida: Long brilhou em um Porsche 911 RSR da Dempsey Proton Racing em 2015, ao lado de Patrick Dempsey e Marco Seefried

Entre tradição histórica e atual

Antes da quarta edição do encontro “Luftgekühlt”, o piloto participou das primeiras corridas da Pirelli World Challenge deste ano com seu Porsche 911 GT3 R. Nesta fase, Long tem pouco tempo para sua paixão bem pessoal: dirigir modelos Porsche clássicos. Mesmo assim, ele vai tentar tirar seu Porsche 911 E na cor Marfim de 1973 o máximo possível da garagem. Ao lado do apreciado modelo com injeção mecânica do coletor de admissão, encontra-se um segundo clássico de Zuffenhausen: um 912 de 1966 em Verde Irlandês. Este modelo de quatro cilindros foi produzido de 1965 a 1969 – sobretudo como modelo de entrada para o mercado norte-americano.

Além dos dois clássicos, um Cayenne e um Panamera S E-Hybrid também marcam presença na garagem de Long. Os dois veículos de quatro portas são os carros de uso diário de Long e sua esposa Lauren. Está claro: a Porsche é sua vocação – e o visitante que circula pelos cômodos da casa da família Long reconhece isso no ato. Uns doze capacetes de corrida decoram o escritório. Cada um deles tem um adesivo de uma folha de trevo, o símbolo nacional da Irlanda e a terra natal de seus antepassados. É a única espécie de superstição que ele assume ter. No mais, ele confia no seu preparo físico e nos seus conhecimentos sobre os circuitos de corrida do mundo.

Quando o assunto é o encontro “Luftgekühlt”, o norte-americano também pensa longe: “O que eu mais desejaria era realizar o encontro em breve também na Alemanha e no Japão. Primeiro em Munique ou Stuttgart, depois em Tóquio.”

Patrick Long

[+]

O norte-americano de 35 anos começou sua carreira nas corridas de kart. Aos 18 anos ele passou para o automobilismo e disparou rumo ao pódio. Em 2003, recebeu da Porsche um contrato como piloto Júnior. Durante sua primeira temporada, participou sobretudo de corridas Cup. Desce 2004 ele é piloto oficial da marca, sendo atualmente o único piloto dos EUA na equipe.


Texto Bastian Fuhrmann
Fotos Theodor Barth, Linhbergh Nguyen