Porsche - Motivos de sobra para se alegrar

Motivos de sobra para se alegrar

[+]

À esquerda: Sarah e Hiram Vazquez, Shreveport (Luisiana), EUA, Cayman; à direita: Rainer Otto com a família, Königswinter, Alemanha, 911 Turbo

Pegar o próprio Porsche direto na fábrica é uma tradição especial que já dura 65 anos. Nós mostramos aqui como é a sensação

Às vezes tudo começa com uma miniatura Matchbox. Para Torsten Welcker, 49 anos, foi um 911 conversível branco, que os amigos lhe presentearam há anos. “Com interior vermelho!”, conta sorrindo. Até hoje Torsten tem o Porsche em miniatura. E a paixão de um dia dirigir um de verdade não o largou mais desde então. Hoje é o dia no qual seu sonho vai se realizar em proporção 1:1. Às oito da manhã já há muito movimento no lounge do setor de entregas da fábrica da Porsche, situado diretamente na entrada principal da Fábrica II, em Zuffenhausen. Os primeiros clientes estão chegando. Após o registro na recepção, eles se sentam nos sofás de couro preto, tomam café e fazem um lanche. Seus rostos irradiam alegria antecipada e um certo nervosismo. A atmosfera lembra um pouco o momento antes da distribuição dos presentes de Natal. Hoje todos se presenteiam a si mesmos com um Porsche próprio. Para a maioria, um desejo há muito acalentado está sendo realizado pela primeira vez. Outros já estiveram aqui, mas nem por isso estão menos nervosos.

É claro que Torsten Welcker escolheu um conversível. Só que ele não é branco como a sua miniatura Matchbox, mas preto. Com rodas pretas. Ainda assim, ele tem costuras vermelhas. E Welcker valoriza o sistema de embreagem dupla da Porsche (PDK). Ele gosta de esportividade, tanto no que diz respeito a seu carro, quanto ao guarda-roupa – ele veste jeans e moletom com capuz. “Você deseja com ou sem suportes de placa de carro, ou atrás com e na frente sem?”, pergunta a moça na recepção. Em geral as pessoas preferem atrás com e na frente sem, revela. Ele opta pelo contrário. A grande hora está chegando.

[+]

À esquerda: Torsten Welcker, Reichelsheim, Alemanha, 911 Carrera 4 GTS Cabriolet; à direita: Joseph Dason, Toronto, Canadá, Panamera GTS

Mas antes de ir ao encontro do carro, há na programação uma visita guiada pela fábrica. Além do automóvel, para muitos clientes ela é o ponto alto do dia – visitar o berço da empresa, ver onde seu Porsche foi feito e poder contar isso mais tarde. Uma volta demora mais ou menos uma hora e meia. Há várias visitas guiadas por dia, em alemão e inglês. “A maioria dos compradores é alemã, mas todos os dias futuros motoristas de Porsche de outros continentes visitam a Fábrica II”, explica Ronald Till, do atendimento ao cliente no setor de entregas da fábrica. Um deles é Joseph Dason. Ele veio do Canadá só para isso, e hoje está recebendo um Panamera GTS. Sim, o Panamera, o Cayenne e o Macan construídos em Leipzig podem ser buscados em Stuttgart, e, em contrapartida, os Boxster, Cayman, 911 e 918 Spyder na fábrica na Saxônia. Há bons argumentos para ambas unidades: Leipzig atrai com suas voltas rasantes na pista de corridas própria, e Zuffenhausen com a história da empresa, colocada de forma extremamente atraente no Museu da Porsche.

Joseph Dason optou pela história. Sua própria história, que o está levando a Stuttgart, também é digna de nota. O engenheiro de 62 anos é australiano, mas vive há 24 anos em Toronto. Ele planejou uma viagem pela Europa com a esposa, o filho e o pai. Este, hoje com 92 anos, emigrou há muito da Polônia para a Austrália e quis agora visitar a terra natal mais uma vez. Primeiro Joseph Dason buscou seu pai na Austrália e o levou para o Canadá, de onde então iriam todos para a Europa. Mas alguns dias antes da partida, o pai decidiu poupar-se da fadiga da viagem. O que fazer? As passagens estavam compradas… Bom que Joseph Dason havia encomendado o Panamera GTS. Em vez de receber sua entrega no Canadá, ele logo reservou um lugar no European Delivery Program (Programa Europeu de Entregas).

[+]

Motoristas famosos: o regente Herbert von Karajan (centro) recebe, em 1959, um 550 A Spyder

Com esse programa a Porsche oferece aos clientes da América do Norte a possibilidade de combinar o recebimento do veículo na fábrica com uma road trip pela Europa. O cliente escolhe os destinos e a Porsche organiza tudo, desde itinerários a reservas em hotéis e, em seguida, o traslado do veículo. Em 16 cidades europeias, assim como nas fábricas de Zuffenhausen e Leipzig, encontram-se à disposição pontos de drop-off, nos quais pode-se deixar o Porsche para ser expedido por navio. A viagem de 16 dias de Dason começa diretamente no entacionamento para clientes no portão da fábrica, e parte de Stuttgart passando pela Suíça, Áustria, República Tcheca e, claro, Polônia, retornando então à Alemanha.

“É tudo tão silencioso e tão limpo. Além disso, os funcionários em geral dão a impressão de realmente gostar de trabalhar aqui”, diz ele ao retornar da visita guiada pela fábrica. Como engenheiro, ele estava especialmente interessado em ver a produção.

Agora chegou a hora do carro próprio. Os funcionários do atendimento ao cliente dedicam cerca de uma hora e meia para explicar o carro detalhadamente ao novo proprietário e responder todas as perguntas. O saguão de entregas está situado em um andar acima do lounge. “A cada passo percebe-se a tensão do cliente aumentando”, conta Till, do atendimento ao cliente. Em média, por dia vêm 15 clientes buscar seu Porsche na fábrica de Zuffenhausen. E isso há 65 anos. Já vieram pessoas de praticamente todos os países, entre elas muitos nobres, atores, esportistas, músicos e outras celebridades. Este é um dia muito especial para todos.

Por volta das 16 horas Torsten Welcker também parte do pátio com seu novo 911 Carrera 4 GTS Cabriolet. Primeiro ele só vai para casa em Reichelsheim, perto de Frankfurt. Para o fim de semana está programado um passeio até o lago Starnberg. Com certeza ele vai trazer uma coisa na bagagem: um carro-miniatura Matchbox branco com interior vermelho.

Texto Thorsten Schönfeld
Fotos Rafael Krötz

Setor de entregas da fábrica completa 65 anos

[+]

Cliente da época: em 1950 o médico Ottomar Domnick (à dir.) faz um brinde ao seu 356

No dia 6 de abril de 1950 ficou pronto o primeiro Porsche 356 em Stuttgart-Zuffenhausen. Ao mesmo tempo começou a história das entregas na fábrica. O que antes acontecia com poucos veículos e clientes a céu aberto por falta de espaço, ganhou com os anos cada vez mais frequência. Hoje, mais de 5.000 clientes por ano buscam seus novos Porsche diretamente nas fábricas de Zuffenhausen e Leipzig. Para tornar a entrega um experiência única, a Porsche oferece uma ampla programação de apoio. Entre outros, ela conta com a visita à fábrica, um almoço e, em Zuffenhausen, a ida ao Museu da Porsche. Em Leipzig, a pista de corridas da fábrica está à disposição para um test-drive. Para mais informações visite o site www.porsche.com ou consulte seu Porsche Center.