Porsche - A grande diversão no volante

A grande diversão no volante

[+]

Dois homens, um objetivo: se divertir bastante em um dos Porsche 356/2 mais antigos

Quando os comediantes Jerry Seinfeld e Jay Leno se encontram, é diversão garantida. E se um Porsche 356/2 da primeira série também estiver neste encontro, temos um grande show. Este pode ser apreciado na internet

Tanta intensidade e, ao mesmo tempo, tanto carinho – raramente alguém expressa sua paixão por um Porsche desta forma. Enquanto a câmera desliza suavemente sobre a carroceria de alumínio e os olhos se perdem nos detalhes de um mundo estranho mas de certa forma conhecido, surge uma voz em off: “Eu chamo este carro de meu disco voador…” A voz é de Jerry Seinfeld, um dos maiores comediantes dos EUA. E o disco voador é um Porsche 356/2, o 40° exemplar de 52 carros esporte que foram fabricados na fase inicial da empresa na cidade austríaca de Gmünd.

Em comparação com um OVNI, há não só muita paixão neste carro, mas também verdade. Enquanto o Porsche original flutua sobre as ruas do sul da Califórnia, Seinfeld se deixa envolver pelo seu efeito para depois se pronunciar: “Qual deve ter sido a impressão que este veículo causou em 1949?” A sua profissão é o entretenimento. Mas na famosa sitcom, que simplesmente tinha o seu sobrenome como título, Jerry Seinfeld geralmente já fazia diversão com um núcleo de verdade.

[+]

“Comedians in Cars Getting Coffee” já está na sexta temporada na internet. Há muito tempo a série já possui status de cult. Os filmes são gratuitos. Seu charme: não existe um roteiro preestabelecido

Muitas risadas, muita sabedoria: eis mais ou menos o princípio através do qual ele transmite seu entusiasmo por carros, após a carreira na televisão. Para isso, ele descobriu a internet. “Eu fiz shows por tanto tempo, que disse a mim mesmo: se você começar mais uma vez, então deve ser algo completamente novo”, afirma o comediante de 61 anos, e acrescenta outra condição: “tem que ser algo com carros.” Foi assim que surgiu a “Comedians in Cars Getting Coffee” – uma comédia na web, que neste meio-tempo já está na sexta temporada. O princípio é sempre o mesmo: Seinfeld convida um outro comediante para dar uma volta em um carro antigo, concluindo o episódio em uma cafeteria. Provavelmente a forma mais divertida e mais nobre de um passeio para tomar um café. “Adoro a liberdade na internet, podemos fazer o que quisermos”, afirma Seinfeld. E o público também quer isso: a série já atingiu 25 milhões de streams. Os aficionados pela Porsche tiveram essa idea ao assistir a lendária série da BBC “Top Gear”: “Eu queria fazer algo onde os carros se movem realmente.” Com uma intenção “pedagógica” bem especial: “Eu gosto de fazer as pessoas lembrarem de carros dos quais já esqueceram.”

Tudo gira em torno da conversa e de dirigir um carro, mas Seinfeld é que ocupa o lugar ao volante: “Nós fizemos algumas tentativas da opção contrária. Os outros também conseguiam dirigir e falar, mas eles ficavam tão concentrados que não era mais engraçado.” Para ele, o sentido de dirigir um carro é se divertir, e certamente o sentido de toda a vida. E talvez a receita de sucesso de sua carreira: “Nunca tive a obsessão de ter que ser bem-sucedido.” Para ele o sucesso se baseia em três pilares: “Talento, inteligência e, sobretudo, autoconfiança.” Os paralelos com a empresa de carros esporte, que ele tanto venera, são óbvios. E sempre que ele “furta” um exemplar de sua vasta coleção particular para a plataforma na web (além do Coupé Gmünd, até agora foram um 911 Carrera RS de 1973 e um 718 RSK Spyder de 1959), ele constata no seu próprio experimento: “Os Porsche de hoje ainda transmitem uma sensação bem semelhante na direção.”

[+]
[+]

A série limitada de Coupés de metal leve foi feita à mão. O motor foi para trás do eixo traseiro

Em respeito ao carro, ele dispensa os óculos escuros no passeio com Jay Leno, e também proíbe seu passageiro de fazer o mesmo: “Senão, a impressão que se tem não é autêntica!” Leno, também louco por carros, adora tudo aquilo que é antigo no 356/2, brinca com os botões simples de comando (“navegação por satélite?”) e fica batendo no alumínio à sua frente. Eles dão muitas risadas, e rodam bastante. Não existe um roteiro concreto: “Não há script, nós simplesmente damos a partida.” O diálogo surge ao dirigir o carro. E de repente nasceu um formato totalmente novo: “Um talk show em movimento.” Os primeiros episódios ainda eram um experimento. Após dez capítulos, tínhamos certeza de que “interessava a alguém”. Ele, um veterano da televisão, descobriu a magia da mídia digital: “Não é fantástico que as pessoas possam colocar e tirar meus carros da bolsa e até a mim mesmo, sempre que quiserem?”

Ele adora o 356/2, e quando diz “Gmund”, quase soa como o verdadeiro “Gmünd”. Ele continua gostando da placa especial do carro – e tudo mais nesse carro: “Ele é com certeza um dos Porsche mais históricos que existem. Tenho esse carro há 17 anos, e sempre dou umas voltas nele.” A produção da série “Comedians in Cars Getting Coffee”, onde Sarah Jessica Parker, Alec Bald­win ou David Letterman já foram passageiros vip, dura três horas e meia. E a ideia de que o passeio tem como destino tomar um café também está ligada à adoração pelos carros: “Eu não queria que criássemos um símbolo exagerado qualquer, mas sim uma situação bem cotidiana, um belo momento do dia.”

[+]

“Realmente não é justo comparar um Porsche com um outro carro qualquer. Sobretudo sua filosofia é o que me fascina na marca”

Assim, o espectador aprende muito sobre café e carros – e também sobre astros da comédia. Geralmente muito mais do que ele pode ler ou ver. Pois o charme destes clipes, que normalmente duram de 15 a 20 minutos, também se deve à estreita relação que os astros cultivam entre si. Assim, tornou-se obsoleta a recomendação de todos os especialistas da web de que filmes acima de cinco minutos não teriam chance no mundo digital. Tudo depende da qualidade das conversas, e tanto o público de comédias como os interessados por carros têm um faro apurado. A outra receita de sucesso de Seinfeld é que o show está sempre em movimento, pois o final – a xícara de café – todos já conhecem de antemão.

Além da liberdade que a internet lhe dá, também foi importante para o comediante não ter público ao vivo, apesar de normalmente gostar de interagir com ele. Mas isso é uma pura autodefesa para o formato da série: “Só sem público é possível que surjam essas conversas malucas, que constantemente mudam de assunto e, com frequência, também são profundas. Assim que um comediante tem um público diante de si, rapidamente ele retoma seu papel.” Jerry Seinfeld, um dos homens mais engraçados dos EUA, se torna sério quando se trata de carros, particularmente se for um Porsche. Quando questionado sobre seu carro preferido, ele fica devendo a resposta – por respeito às outras marcas que participam do show. Não é só o prazer de dirigir que o fascina na marca alemã, mas sobretudo a filosofia: “Não é justo comparar um carro qualquer com um Porsche.”

www.comediansincarsgettingcoffee.com

Texto Elmar Brümmer
Fotos “Comedians in Cars Getting Coffee”

[+]

Baixos coeficientes de resistência do ar transformaram o 356/2 na base para a atuação da Porsche no automobilismo

[+]

Fica bem visível que os carros de Seinfeld são tratados com amor, o 356/2 também está em bom estado

Jay Leno

Com o nome de nascimento James Douglas Muir Leno, filho de mãe escocesa e de pai ítalo-americano, começou sua carreira com comediante “stand-up” em pequenos clubes de comédia em Nova Iorque. A televisão logo tomou conhecimento dele, que participou frequentemente como convidado no “Tonight Show” da NBC. O canal acabou por contratá-lo como sucessor de Johnny Carwson em 1992. Leno permaneceu até 2009 como anfitrião do show noturno mais antigo ainda em exibição, retornando mais uma vez aos estúdios entre 2010 e 2014. Desde então, ele dedica sua paixão por carros e motocicletas no site www.nbc.com/jay-lenos-garage.

Jerry Seinfeld

Comediante que cresceu no Brooklyn, Jerry Seinfeld também fez um caminho que passou pelos clubes de comédia de Nova Iorque até chegar ao “Tonight Show” da NBC. Após atuações bem-sucedidas como convidado, Seinfeld escreveu em 1989 o roteiro para a sitcom em torno de quatro amigos nova-iorquinos, que o canal exibiu com o título “Seinfeld”. Obviamente, ele próprio faz o papel de um comediante. Os nove episódios foram transmitidos até 1998 e são repetidos até hoje. Esta é a sitcom mais bem sucedida da história da televisão americana. Jerry Seinfeld, 61, trabalha atualmente como produtor e possui uma das maiores coleções particulares de Porsche.