Porsche - Lições para uma melhor performance

Lições para uma melhor performance

A Porsche Sport Driving School comemora seu 40° aniversário. Desde 1974 ela transmite conhecimentos de direção do mais alto nível.

O roncar dos motores boxer ecoa do outro lado da pista. Freios chiam. O cheiro de borracha, óleo e gasolina paira no ar aqui no Circuito de Hockenheim no início de agosto de 1974. O olhar dos motoristas do 911 não se movimenta do cronômetro para a pista, ele está fixo na linha ideal. Calmo, soberano, direcionado. Alguns carros esporte ziguezagueiam ao lado através da pista com cones de tráfego, fazem drift em órbitas regadas por correntes de água e desviam de obstáculos que surgem de repente. Até aqui, tudo conhecido. No entanto, não são pilotos profissionais que estão no volante, mas motoristas normais. Como alunos da recém-fundada Porsche Sport Driving School.

O que começou há 40 anos com um curso para alguns entusiastas de carros, se desenvolveu nos dias de hoje como a escola internacional Porsche Sport Driving School (PSDS), que oferece cursos em 15 países. Neles clientes da Porsche podem aumentar sua capacidade de condução passo a passo. A filosofia permaneceu inalterada ao longo dos anos: “Você nos diz seu objetivo de condução e nós garantimos que você vai alcançá-lo.”

Esse “nós” são os instrutores ou os treinadores de condução. Um dos instrutores entre cerca de 100 em todo o mundo é Carsten Dreses. “Queremos transmitir sensibilidade, a arte de ‘ler’ o carro e através disso entendê-lo melhor. Se o piloto sente a harmonia do carro, então ele se sente mais seguro para dirigir – e portanto, também mais rápido”, descreve ele os objetivos do curso enquanto realiza um treinamento de direção. Ele dá comandos aos motoristas. O instrutor de 43 anos sabe do que está falando: seu trabalho principal é como engenheiro de desenvolvimento da Porsche, nas horas de lazer ele compete em corridas de longa duração. Desde 2004, 15 vezes por ano, ele ensina a alunos sedentos de conhecimento os caminhos de uma condução mais segura e mais rápida.

Esta foto faz propaganda, em 1976, da Sport Driving School, que já se tornara bem popular na Alemanha. Um ano mais tarde a Porsche oferece pela primeira vez cursos no exterior

“O que hoje ainda conta, como há 40 anos atrás, não é só estudar a teoria pura, mas ter prazer ao dirigir“, como sabe o colega Klaus-Peter Krüger. O engenheiro de 57 anos trabalha desde 1981 na Porsche e desde 1991 paralelamente também como instrutor e supervisor na Porsche Sport Driving School. Depois de 23 anos, ele ainda está convicto da ideia, do conceito e dos conteúdos de aprendizagem dessa autoescola especial. “Os temas sentar, guiar e frear corretamente continuam sendo importantes. Mas com ABS, Porsche Stability Management (PSM), assim como com os sistemas de assistência no background, hoje os carros andam de outra forma em situações limite. Damos dicas aos motoristas de como os sistemas em quais situações específicas de condução têm um efeito de apoio e funcionam”, diz ele. Nesse meio-tempo, ao fundo os alunos de condução já ziguezagueiam com bastante habilidade entre os cones de tráfego.

“Antigamente não se podia confiar em sistemas de assistência”, fala Krüger com seu colega. “Você tinha que saber com antecedência o que acontece em determinadas situações.” Tal como no primeiro 911 Turbo de 1974. “Ele era difícil de dirigir, principalmente nas curvas. Em caso de aceleração súbita acontecia de ele dar um impulso para a frente em subviragem. Ao desacelerar repentinamente a traseira tendia a derrapar”, comenta o engenheiro.

O Porsche 911 Turbo foi um dos motivos para os primeiros cursos da Porsche Sport Driving School. Em outubro de 1974, o superesportivo foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris e, a partir da primavera europeia de 1975, foi lançado para vendas. Depois dos primeiros treinamentos de venda ficou claro para os engenheiros e revendedores: apenas mãos treinadas com alto grau de controle sobre o veículo poderão andar com velocidade e segurança nesse carro e usufruir de seu desempenho espetacular.

Os instrutores dão instruções aos alunos pelo rádio
A condução precisa é treinada, entre outros, no percurso slalom através dos cones de tráfego

A Porsche foi consciente de sua responsabilidade também perante os não-pilotos de corridas e desenvolveu treinamentos de direção especiais, que deviam ensinar adequadamente e, principalmente com segurança, o manuseio do superesportivo. Nos primeiros treinamentos em agosto de 1974 foram usados os Porsche 911 “normais”, alguns meses mais tarde usou-se a variante Turbo. Rapidamente a novidade virou tema entre os clientes: as poucas vagas disponíveis se esgotaram imediatamente.

Os professores são experientes, eles saem diretamente da “Universidade Percurso de Testes” ou do “laboratório de cobaias” de Zuffenhausen ou Weissach. Eles são funcionários da Porsche e transmitem com prazer seus conhecimentos. Autênticos, entusiásticos, engajados, com um “pé de chumbo” bem calibrado e uma forte sensibilidade de condução. Em grupos de no máximo dez carros, os instrutores transmitem a seus alunos a grande arte de dirigir.

Antes de começar o treinamento de condução com o Porsche no percurso, os participantes passam por uma rodada de instruções
Treinamentos de inverno na Finlândia transmitem segurança na condução na neve e no gelo

O programa não é muito diferente dos treinamentos de hoje. A posição correta do banco é explicada, o encosto é colocado de forma mais inclinada e o motor é pré-aquecido. Os exercícios são difíceis e permitem manobras diferentes daquelas feitas em ruas públicas: o comportamento correto ao deparar com obstáculos que surgem de repente ou em curvas que se fecham, dirigir por ruas em zigue-zague ou por chicanas, derrapar em superfícies escorregadias e encontrar a linha ideal. No final, técnica e estilo são avaliados. “Os objetivos dos exercícios já eram naquela época reagir corretamente em situações críticas, assim como conhecer as áreas limite”, diz Klaus-Peter Krüger.

Se os primeiros cursos ainda eram baseados no talento de improvisação dos instrutores, hoje eles têm uma estrutura e uma organização claras, e os conteúdos de aprendizagem são transmitidos de forma mais compacta. Ao mesmo tempo, o prazer em dirigir aumenta. O treinamento dura de um a três dias, dependendo do programa que o cliente escolhe. “Oferecemos hoje cursos para todos os tipos de motoristas, desde iniciantes até pilotos de corrida. Esta é uma opção que ainda não tínhamos há 40 e nem há 20 anos atrás”, diz Krüger. Além dos treinamentos clássicos em circuitos de segurança de direção e pistas de corrida, são oferecidos ainda cursos para off-road e condução no inverno.

No início do treinamento todos os veículos são colocados em linha na posição de largada
Carsten Dreses (esq.) trabalha na Porsche no pré-desenvolvimento de veículos. Desde 2004 ele dirige os cursos da PSDS. Klaus-Peter Krüger (dir.) trabalha no desenvolvimento de eletrônica de motores e dá cursos de segurança de condução desde 1991

Em comparação com o início da escola, as exigências dos participantes também mudaram. “Os clientes se tornam cada vez mais interessados e exigentes. Eles não querem apenas conduzir com segurança e melhor, mas também querem entender quando o carro faz o quê e como”, comenta Carsten Dreses e Krüger confirma com a cabeça. Os profissionais conhecem muito bem as diferenças e as sutilezas dos carros da Porsche e respondem às perguntas dos alunos minuciosamente.

O foco dos cursos está na condução segura, precisa e previdente – e na velocidade. “Muitos motoristas dirigem muito agitados, são nervosos demais. Com mais calma e serenidade dirige-se com maior soberania”, pondera Dreses. Se você dirige bem e com segurança, o prazer também é maior: “Por isso, no níveis de treinamento Precisão e Desempenho ensinamos primeiro a frear corretamente e a ter um controle seguro do veículo”, explica o engenheiro. Motoristas com ambições esportivas podem apurar suas habilidades no curso “Master” e aquele que completar o treinamento “Master RS”, recebe até mesmo a “Licença A” da Federação Alemã de Automobilismo. O programa de cursos (veja à direita) também inclui treinamentos especiais de inverno na Finlândia, onde os participantes aprendem a conhecer a física de condução no gelo e na neve. “Para definir novos limites é preciso primeiro conhecer o seu próprio, diz Dreses. Os exercícios são ideais para tal. “Nossos clientes já têm os carros perfeitos, o importante para nós é que eles aprendam a utilizar essa ferramenta corretamente.”

Texto Fabian Hoberg

História

Marcos dos 40 anos da Porsche Sport Driving School

Maior desempenho possível. Este padrão é válido para a Porsche Sport Driving School desde 1974, quando o primeiro 911 Turbo praticamente redefiniu os limites da física de condução e passou a exigir o instrumento correto para levar sua verdadeira potência de modo seguro para as ruas.

1974

Criação da Porsche Sport Driving, evento de abertura no Circuito de Hockenheim

1977

Primeiros programas internacionais de treinamento (Bélgica, França, Áustria)

1986

Na oferta de cursos são incluídos programas especiais de condução para mulheres

1990

Na Áustria são realizados os primeiros cursos de segurança de condução na neve e no gelo

1996

A Porsche oferece treinamentos de inverno também na Finlândia

2002

O percurso de testes da Porsche Leipzig entra no programa de cursos

2004

Introdução dos primeiros treinamentos especiais (p.ex. curso de drift “g-Force”)

2005

A partir de agora, participantes do treinamento podem fazer o curso com carros da Porsche alugados

2007

As atividades internacionais passam a ser padronizadas e recebem o nome de Porsche Sport Driving School

2010

Primeiros treinamentos de condução específicos para carros clássicos

2012

Pela primeira vez são oferecidos treinamentos exclusivos para pequenos grupos com instrutor pessoal

2014

A Porsche Sport Driving School comemora seus 40 anos de existência