Porsche - Stop and go

Stop and go

Corridas não se vence ou perde apenas nas pistas. O trabalho da equipe nos boxes tem um papel decisivo. O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) proporciona um desafio especial: importante aqui é executar as trocas de pneus e de pilotos no mais curto espaço de tempo possível, além de coordenar o abastecimento com perfeição. Um pit stop exemplar da equipe LMP1 da Porsche. 50 segundos rasantes, explicados em seis passos

Pista secando. Timo Bernhard está fazendo uma corrida empolgante. O piloto de fábrica da Porsche alcança tempos de volta muito bons com o 919 Hybrid. «Box, Timo, box» diz o engenheiro de corridas pelo rádio, e solicita serviço completo: abastecimento, troca de pneus e de piloto. Por 50 segundos a corrida agora é a da equipe dos boxes. Cada manejo é exato, foi treinado mil vezes. Assim como na pista, cada décimo de segundo conta, a equipe quer ser mais rápida do que a da concorrência. A pressão é enorme. No esporte de enduro, abastece-se a cada pit stop planejado. Trocar as rodas durante o abastecimento é proibido, então isso acontece na sequência. Para otimizar o tempo parado, as trocas de pneus e de piloto ocorrem preferencialmente em uma mesma parada. Uma parada adicional custaria tempo demais. Timo desacelera a 60 km/h na entrada da rua dos boxes. Ele desconecta o rádio e remove o canudo de beber. E aí vamos nós.

00,00 segundos
Chegada
60 km/h no máximo

A rua dos boxes é um lugar perigoso. Aqui, ainda por cima, ela está escorregadia por causa da chuva. A chegada precisa com o protótipo é uma arte. O «homem do pirulito», o sinalizador, é o único que nessa hora já pode estar na rua dos boxes. Ele não pode tocar no carro e tem que garantir que no momento da partida a rua esteja livre. Os mecânicos têm que esperar atrás da linha até o carro parar completamente.

01,00 segundo
Abastecimento
30 vezes em 24 horas

O carro tem que estar sobre as rodas no momento do abastecimento. No máximo dois mecânicos podem encher o tanque. Paralelamente, Timo desafivela o cinto de segurança e abre a porta minúscula. O piloto do revezamento se aproxima, Brendon Hartley vem em sua direção. De cócoras sobre o capô, um mecânico cuida que a visibilidade fique clara. No máximo dois ajudantes são permitidos para a limpeza dos vidros, faróis, lanternas traseiras e câmera. Apenas um pode fazer a leitura de dados.

20,00 segundos
Troca de pilotos
3 homens, 1 carro

Timo e Brendon compartilham o Porsche 919 Hybrid de número 20. O terceiro da turma é Mark Webber. Timo é dez centímetros menor que os outros dois, por isso ele dirige com seu próprio assento tipo concha, que ele leva consigo ao sair do carro.No máximo 68,3 litros de combustível podem ser levados no tanque. O processo completo de abastecimento dura 30 segun­dos e tem que ser realizado umas 30 vezes em 24 horas.

30,00 segundos
Suspender o carro
com 50 bar para cima

Tão logo o pessoal do abastecimento se solta do carro, o homem com a mangueira pneumática voa para a traseira. Com um barulho forte, o protótipo de 870 quilos é suspendido. Logo em seguida este mesmo mecânico corre de volta para trás da linha. A essa altura, Brendon já fechou a porta, mas precisa de ajuda com o cinto, por isso um mecânico está na caixa lateral e dá assistência.

40,00 segundos
Troca de rodas
4 rodas, 2 mecânicos

No WEC apenas dois mecânicos podem trabalhar simultaneamente na troca de rodas, e uma só aparafusadora de impacto deve ser usada. Para se trabalhar o mais rapidamente possível, existem coreografias bem pensadas. Em cada lado do carro um mecânico solta as rodas e as retira. Para colocar as rodas novas, um mecânico assume o eixo dianteiro e o outro o eixo traseiro.

50,00 segundos
Partida
1.053 treinos

Em torno de 50 segundos depois está tudo resolvido. Só no ano de preparação em Weissach, a equipe treinou o procedimento 1.053 vezes. As paradas são fisicamente muito exaustivas. Uma roda completa com pneu pesa por volta de 25 quilos. Mangueira pneumática fora, o carro vai ao chão, Brendon acelera. Mas nada de sair arrancando: rodas patinando na partida resultam em punição.

Texto Heike Hientzsch
Fotos Jürgen Tap