Porsche - Berlim sem filas de trânsito.
Berlim sem filas de trânsito.
Berlim sem filas de trânsito.
 

Berlim sem filas de trânsito.

Alina Knott
Ela gosta da combinação de força, rapidez e estética. Nenhum outro veículo combina essas qualidades de forma tão concentrada como o Porsche, explica a artista Alina Knott. Fomos buscá-la com o Porsche 718 Boxster GTS no mundo do seu atelier analógico no lago Diana e mostrou-nos a “sua” Berlim. Sem congestionamento de tráfego das capitais – graças à navegação com informações de trânsito em tempo real.
Porsche - Berlim sem filas de trânsito.
[+]

Começar no estúdio
Alina Knott adoras as cores e a vibração. Este é o local onde a sua arte tem origem, e é por isto que adora a Porsche.

Segura a paleta de cores na mão esquerda, um grande aglomerado de vermelho sobre o azul escuro seco. Hoje, aplica as últimas pinceladas na pintura de um Porsche 911 vermelho sobre fundo azul. “Paralelamente, pinto sempre vários quadros, porque as diferentes camadas de tinta a óleo secam muito lentamente”, explica Alina Knott, vestida completamente de branco.

Ao seu lado está sempre a cadela Chihuahua Dauphine de 14 anos. “As minhas ideias precisam de disciplina e sossego. Quando pinto, não posso ouvir nem pensar em nada. Tenho a impressão de estar numa outra dimensão. Não tenho noção do tempo quando estou perante uma tela”, explica a artista de 44 anos, iniciando pela coluna B do 911. Emerge uma linha precisa a vermelho vivo, aí mistura ainda um pouco de preto, reflexos luminosos e jogos de sombras que são importantes para ela. Agora, retém a respiração e pinta a borda da porta sem removê-la. Depois, dá uns passos para trás, três, talvez quatro metros. E ri.

Saída com suporte digital

Dirige-se para o terraço e observa a imagem pela enorme janela. Um olhar de relance satisfeito para o outro sentido, Knott respira profundamente, olha para o lago Diana, cuja superfície se encontra tão silenciosa como se a artista e o lago tivessem combinado entre si as fases de criação. Ela pega na velha cadela e sai do atelier, a sua agenda está hoje excecionalmente cheia. Primeiro, encontra-se com um amigo, que deseja simplesmente ser chamado de Ole, na Porsche Design Store em Kurfürstendamm. Ole conduz um Porsche 911, modelo 930 Turbo. Ele expôs a pintura de Knott do seu clássico nas instalações da empresa. Em seguida, encontrou-se com Gregor Andréewitch, o diretor geral do hotel Waldorf Astoria, onde ela expõe algumas obras artísticas desde maio. À noite, está no programa uma visita à ópera com o marido Jens, mas um de cada vez. Está agora na altura de começar e conhecer o mundo digital da Porsche.

“Eu conheço o caminho para os meus amigos (...), mas na hora do almoço passa-se tanta coisa, por isso estou contente por poder receber as informações de trânsito em tempo real e evitar eventuais congestionamentos.”

Em privado, Knott está normalmente na estrada com um Porsche 911 Carrera 4 GTS, com o qual não só passa pela capital, mas também pelas pistas de corrida. Ela nunca conduziu antes um Boxster, por isso, o seu Porsche Drive providenciou um, com o qual a artista testará hoje algumas funcionalidades do Porsche Connect. Através da aplicação Porsche Connect ela envia para o Porsche 718 Boxster GTS as suas entradas de agenda bem como os destinos. “Eu conheço o caminho para os meus amigos da Porsche Design e do Waldorf Astoria, mas na hora do almoço passa-se tanta coisa, por isso estou contente por poder receber as informações de trânsito em tempo real e evitar eventuais congestionamentos”, conta a ucraniana. Ela digita no ecrã tátil e procura online por um restaurante entre a Porsche Design-Store e o Waldorf Astoria. Não que tivesse tempo para almoçar hoje, ela está mais interessada em descobrir novos lugares, absorver conhecimentos e descobrir as funcionalidade da aplicação Porsche Connect. Alguns minutos mais tarde, Knott senta-se no 718 Boxster GTS e liga o Porsche Connect ao PCM do Roadster.

Porsche como um estilo de vida

“Os desportivos Porsche são para mim um bem cultural da Alemanha, algo muito especial. Os mesmos representam um estilo de vida que nenhuma outra marca consegue transmitir”, refere a artista, enquanto estaciona o 718 Boxster GTS em frente à Porsche Design Store na Kurfürstendamm. Graças às informações de trânsito em tempo real do Porsche Connect, a viagem demorou apenas onze minutos e permanecemos sentados a conversar por mais alguns minutos.

Ole abraça-a, um homem com um aperto de mão firme e sorriso simpático. A alegria da obra artística está escrita no seu rosto, uma conversa de circunstância, um olhar de relance para o relógio, mais tarde um outro abraço e a artista volta a sentar-se no 718 Boxster GTS. O diretor geral do Waldorf Astoria já está à espera, a exposição artística aproxima-se, ele está ansioso por exibir os quadros da amiga no seu hotel. “Gosto do carisma das suas linhas”, diz Andréewitch. Knott sorri e volta a olhar para o relógio, antes de respirar profundamente, senta-se e discute os pormenores com ele e com a gestora de marketing Valeriya Fridman. A exposição está planeada, são 17:00h e ainda tem mais três horas para ir para a ópera com o seu marido. Até lá ela quer conduzir o Porsche. Ouvir o som do motor. Desfrutar da perfeição do veículo. Deixar-se levar. Evitar congestionamentos de tráfego. Respirar.

A oferta descrita aqui destina-se a um 718 Boxster GTS do ano do modelo 2017, e indica a disponibilidade do serviço na Alemanha.