Porsche - 911 Targa 4S Heritage Design Edition
911 Targa 4S Heritage Design Edition Story
 

O 911 Targa 4S Heritage Design Edition. Não se trata de uma cópia. Nem de uma réplica. Pelo contrário, é uma reinterpretação que presta uma homenagem especial às raízes da marca Porsche.

Alguns ícones sobrevivem ao tempo. Outros o ultrapassam.

Um veículo altamente moderno com detalhes históricos. Será possível combinálos? Pode um estilo de vida passado ser revivido no caminho para o futuro? E podemos trazer os icônicos clássicos da Porsche de volta para a estrada? São perguntas para as quais queríamos encontrar uma resposta. E acabamos por encontrar.

O resultado? Porsche Heritage Design.

Quatro veículos, inspirados em quatro épocas épicas, com uma visão: reviver as emoções do passado em veículos novos de fábrica. Reformular o espírito da época.

O sinal de partida é dado com o primeiro modelo, o 911 Targa 4S Heritage Design Edition. Este reinterpreta os elementos de design clássicos dos anos 50 – lançando igualmente um olhar para os anos 60. Porque as boas ideias não dependem do tempo. Não é de estranhar, então, que o 911 Targa 4S Heritage Design Edition faça lembrar não apenas um, mas dois ícones de estilo especiais: o lendário Porsche 356 e a primeira geração do 911.

O que Ivo van Hulten (Diretor de Interieur Design Style Porsche), Volker Müller (Diretor de Color & Trim Design Style Porsche) e Stéphanie Kleiböhmer (Color & Trim Design Style Porsche), assim como Thorsten Klein (Interieur Design Style Porsche) consideraram particularmente importante:

O olhar para o futuro.
E, ainda assim, sem perder de vista o passado.

“O impulso foi tornar tangível para os nossos clientes o estilo de vida daquela altura e, sobretudo, a atitude para com a vida que está associada aos nossos veículos históricos”, relata Stéphanie Kleiböhmer.

Pequeno, leve, versátil, competitivo.
Com uma linguagem de design sincera e exclusiva.

As fontes de inspiração? Antigas escalas de cores originais, elementos de design das décadas de 50 e 60, veículos históricos. E, claro, o estilo de vida da época. O que tocava as pessoas na altura. O que as fazia rir, dançar e aplaudir.

Reduzido ao máximo.

“Puro. Foi esse o título que pensamos dar à edição limitada. E que ainda achamos muito apropriado”, comenta Ivo van Hulten. Porquê gritar? É o que outros fazem. A Porsche é sincera, purista. Como demonstra a forma de gota do icônico 356.

De volta para o futuro.

Uma obra de arte completa. Inúmeros detalhes. Há muito por descobrir, por experimentar. E muito que remete para as origens do 911 Targa 4S Heritage Design Edition. O que une os modelos são os princípios orientadores que se refletem nos quatro veículos. E que se continuam a desenvolver. De veículo para veículo. De década para década.

Princípio orientador: tecido.
Um elemento que, desde o início, tem desempenhado um papel importante para a Porsche.

“Bombazina, pé de galo, xadrez e xadrez tartan. Trata-se de tecidos e padrões históricos que estamos revivendo no interior”, anuncia Volker Müller.

“Foi particularmente emocionante estudar e testar os tecidos e padrões antigos – e reinterpretá-los de acordo com as exigências atuais de segurança e conforto, bem como trazê-los para a estrada”, explica Stéphanie Kleiböhmer. “Afinal, tecido e toque são algo de muito especial, que desperta memórias, talvez da infância. De tempos passados. Do Porsche de outrora”, acrescenta Volker Müller. No 911 Targa 4S Heritage Design Edition, a bombazina em Bege Atacama é utilizada como elemento definidor de estilo nos bancos e nos revestimentos das portas. “No entanto, o teor relativamente alto de lã do tecido original já não satisfaz os requisitos de hoje”, comenta Volker Müller. Então, foram usadas outras fibras. O resultado: uma imagem mais firme.

Igual. Mas ainda assim diferente.

Nos anos 50, cada vez mais veículos com uma cor da carroceria em Vermelho percorriam as estradas. Terroso, purista e com um tom levemente Castanho. Assim se caraterizava o tom de Vermelho do Porsche da época. A combinação de cores típica era frequentemente Marfim e Vermelho Morango. E a literatura Porsche dos anos 50 – manuais de instruções e livros – também utilizava o Vermelho Escuro e o Branco. Tal como o tipo de letra das oficinas, Centros Oficiais Porsche e concessionárias de automóveis, que brilhavam igualmente num Vermelho intenso.

Não é, assim, de admirar que o 911 Targa 4S Heritage Design Edition contenha a cor típica. Tal como no caso da bombazina, o elemento básico – a cor Vermelha – foi modificado, trazido para a era moderna. “E, desta forma, decidimos utilizar a cor Cherry metalizado”, refere Ivo van Hulten. Intensa e de qualidade superior, está em perfeita harmonia com o arco em Prata do Targa e com o logotipo em Dourado. Outro detalhe muito importante para os designers. E que poderá só chamar a atenção à segunda vista.

Em suma: No 911 Targa 4S Heritage Design Edition, tudo tem uma história. Tudo tem o seu propósito e correspondência. É quase como reencontrar o primeiro amor. E ela estar tão bonita como no primeiro dia.