Porsche - Espírito do tempo

Espírito do tempo

Com o “Timepiece No. 1” e o “Chronograph Titanium Limited Edition”, a primeira coleção própria de relógios da Porsche Design estreia com a devida classe. As novas interpretações da tradição criativa do designer F. A. Porsche vão satisfazer as altas expectativas

Embora o Preto não fosse uma cor para Ferdinand Alexander Porsche, e sim um estado, seu primeiro relógio de pulso surgiu exatamente nesta cor. O que ele queria era “criar um relógio para o carro. Por exemplo, na cor Preto como o velocímetro e o conta-giros do 911, para não ofuscar a vista na leitura dos dados. Assim, em 1972 nascia não apenas o “Chrono­graph 1”, mas também criava-se uma tendência, sem a qual não se pode mais pensar a indústria relojoeira de hoje. Em breve, mais de 50 mil exemplares do Chronograph enfeitavam os pulsos de fãs da marca com uma consciência de design, sobretudo pilotos de corrida como, por exemplo, Clay Regazzoni. E algumas peças que antigamente eram cromadas no carro esporte surgiam de repente também na cor Preto. Uma transferência coerente de ideias, afinal F. A. Por­sche foi o pai do 911.

Tão legível quanto um velocímetro: o Chronograph 1 de 1972 foi o primeiro relógio preto do mundo

Por isso o “Timepiece No. 1” tem a cor Preto, e é com ele que a Porsche Design Timepieces AG restabelecida dá continuidade ao design de F. A. Porsche, pioneiro também na indústria relojoeira. É o advento de uma nova era. A sucursal suíça produz os relógios, a comercialização é feita pela matriz alemã Porsche Lifestyle Group. Mas o processo criativo começa na Áustria no Porsche Design Studio em Zell am See, onde não apenas a velha prancheta reflete o espírito de Ferdinand Alexander Porsche. O designer Christian Schwam­krug já havia trabalhado nos anos 1970 com F. A. Porsche no desenvolvimento de relógios. No entanto, ele não quer que a última criação seja vista como um modelo retrô, e sim mais como uma “citação”. “Mostrador e ponteiros orientam-se bem deliberadamente pelo modelo de 1972.” O comprovado meca­nismo automático de alta qualidade do Chronograph Valjoux 7750 recebe novamente as devidas honras.

Nova contagem do tempo: o Timepiece No. 1 da Porsche Design tem tiragem mundial limitada de 500 exemplares

Além da maestria no design, os aspectos de relojoaria da nova sucursal não ficam nada a dever. Para tanto, o renomado especialista Patrick Kury, cuja riqueza de ideias já gerou diversos relógios excepcionais, é responsável pelo design na Solothurn suíça. “A Porsche Design não vai se contentar em se reduzir a uma mera função de juntar compo­nentes comprados para montar relógios que se destacam por sua criatividade.”

A história dos relógios da Porsche Design é também a da fidelidade duradoura ao desenvolvimento técnico e substancial. O fato de que o uso regular desgastava o revestimento preto de sua primeira criação fez F. A. Porsche ficar primeiramente pensativo, mas depois isso deu asas à sua fantasia relojoeira. A partir de 1978, ele encontrou sua parceira certa na manufatura de relógios IWC, com seu engajado CEO Günter Blümlein. O pessoal de Schaffhausen apreciava e compartilhava da paixão insaciável por aparentes esquisitices, como o relógio-bússola, planejado já em 1976, que vinha logo com dois medidores de precisão. A abordagem da Porsche foi absolutamente programática. “Nem todo mundo precisa todo dia de uma bússola. Mas uma ou outra pessoa precisa disso de vez em quando, e aí precisa dela urgentemente. Para mim, enquanto designer, essa foi a aproximação decisiva do meu ideal: design enquanto função e técnica.” Não foi à toa que por isso a marcante tampa dupla era originalmente de alumínio não-magnético.

Servindo de exemplo: o Titanium Chronograph de 1980 apostou pela primeira vez no material testado no espaço

Como os relógios, o designer também traz em si o balanço como um “volante criativo”. “As coisas existem na fantasia antes que possam ser realmente realizadas, pois as possibilidades técnicas ainda não estão disponíveis”, diz a filosofia ainda válida do fundador da Porsche Design. Assim, um relógio de 1980, com teclas de uso grandes ao invés dos pinos comuns, incorporou uma novidade a um tema tradicional. Com esse marcante bólide do tempo, estreava na indústria relojoeira um material revolucionário: o titânio, em cuja aplicação F. A. Porsche já pensava há muito tempo. Mais tarde, o relógio-bússola também ganharia uma tampa do “material ideal do understatement simpático”. O robusto material, testado no espaço, também volta a desempenhar um papel na coleção atual Timepieces made by Porsche Design, na “Chronograph Titanium Limited Edition”.

Apenas 500 relógios exclusivos: o Chronograph Titanium une tradição e modernidade

E mais uma vez a cor Preto dá o tom. Após a aquisição pela família Porsche da tradicional marca suíça Eterna, uma nova era iniciou-se em 1998. Uma reedição limitada do clássico de 1972 trouxe à memória a criação de estreia com um revestimento em cromo negro bem mais resistente. Destaque técnico e relojoeiro, o “Indicator” surgiu em 2004 composto de mais de 800 peças, com cronógrafo, contadores digitais e logo três going barrels e “cruise control” para regular a velocidade dos processos no palco da arte de medir o tempo.

O “P’6752 WorldTraveler” desempenhou um papel especial no desenvolvimento da história do tempo da Porsche. “Vejo esse relógio de pulso como uma declaração”, acentua também Christian Schwamkrug, “pois ele é extremamente funcional e é reconhecível a 50 metros de distância.” Para Roland Heiler, diretor do estúdio de design em Zell am See, o relógio mundial ainda leva consigo um aspecto decisivo: “Com seu visual excepcional, o relógio polariza muito. Com isso, a Porsche voltou àquelas raízes, das quais os futuros relógios de pulso irão brotar.”

O que os próximos anos trarão é apenas insinuado por Roland Heiler. Porém está claro que os designers já estão bem na frente em seus pensamentos. “Relógios que já na fase de criação se direcionam a um acompanhamento da vida e que representam um estilo de vida luxuoso, mas não opulento. Menos é simplesmente mais.” Essa opinião também é partilhada por Dr. Jürgen Gessler, como CEO do Porsche Lifestyle Group. “Com aquilo que está por vir, daremos conti­nuidade com sucesso à história dos relógios da Porsche Design, que se iniciou com o Chronograph como um ícone.” O pensamento primordial também conta no futuro.

Texto Gisbert L. Brunner
Fotos Bernd Kammerer