Porsche - Informações adicionais

Informações adicionais

Testes de acordo com o WLTP

WLTP significa «Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure» (Procedimento de teste mundial harmonizado para veículos ligeiros). Trata-se do procedimento de teste da UE aplicável desde setembro de 2017 para medir as emissões de escape e o consumo de combustível.

O WLTP é uma forma padronizada de medir as emissões de escape e o consumo de energia em veículos a gasolina, gasóleo, GNC e elétricos, garantindo que os resultados são comparáveis entre tipos de motor em todo o mundo. Os dados reais de condução são utilizados para proporcionar resultados mais realistas, tendo em conta, por exemplo, distâncias de condução mais longas e períodos de inatividade mais curtos.

Saber mais

Porsche e sustentabilidade

Porsche - Resgate e reciclagem de veículos
Resgate e reciclagem de veículos

Nas fases de conceção e produção dos novos veículos, o fabricante Porsche:

  • Evita a utilização de substâncias perigosas (p.e. já não se utilizam metais pesados como o chumbo, o cádmio, o mercúrio e o crómio hexavalente, salvo em reduzidas aplicações para as quais ainda não existem substitutos);
  • Toma em consideração a necessidade de desmantelamento, reutilização e reciclagem dos VFV e dos seus componentes e materiais (p.e. produzindo peças facilmente desmontáveis, evitando a proliferação de materiais diferentes na mesma peça, utilizando materiais recicláveis);
  • Utiliza as “normas ISO de codificação” para rotular alguns componentes e materiais, a fim de que estes possam ser facilmente identificados e separados no desmantelamento (p.e. os plásticos e os elastómeros);
  • Integra, progressivamente, uma quantidade crescente de materiais reciclados, com vista ao desenvolvimento deste mercado (p.e. atualmente, cerca de 15% dos componentes plásticos utilizados nos novos veículos são provenientes da reciclagem, percentagem essa que deverá aumentar com a evolução das condições do mercado e da viabilidade técnica).

Por outro lado, no âmbito do sistema europeu de homologação é já avaliado o potencial de reutilização/reciclagem/valorização dos novos veículos. Assim, quando solicita a homologação de um novo veículo, o fabricante Porsche tem que fornecer informações técnicas detalhadas sobre os componentes/materiais utilizados e recomendar uma estratégia para garantir a desmontagem e a reutilização dos componentes, bem como a reciclagem e a valorização dos materiais. As autoridades competentes só atribuem a homologação após terem comprovado que o veículo é reciclável a um nível mínimo de 85%, em peso, e valorizável a um nível mínimo de 95%, em peso. Estes dados passam a constar do modelo de “certificado de homologação CE”.

Em Portugal o Porsche Ibérica, S.A. financia a atividade da VALORCAR, para que esta organize uma rede de centros de recolha onde qualquer cidadão pode entregar o seu veículo, com a garantia que este vai ser reciclado e que a respetiva matrícula e registo vão ser cancelados. O funcionamento destes centros é acompanhado pela VALORCAR no sentido de garantir que os VFV são tratados de forma correta, nomeadamente sendo removidos todos os fluidos e desmantelados os resíduos perigosos e/ou com potencial de reutilização e reciclagem.

Atualmente, a rede VALORCAR recicla mais de 85 % da massa dos VFV recolhidos. Pode encontrar os endereços de todos os centros de abate, bem como os resultados de reciclagem obtidos em www.valorcar.pt.

Veículos em fim de vida

Regulamento REACH UE

O regulamento de Registo, Avaliação, Autorização e Restrição dos Produtos Químicos (REACH) exige que passemos informação relativa a substâncias de preocupação muito elevada na cadeia de fornecimento, caso os nossos «produtos» contenham mais de 0,1% massa por massa destas substâncias.

Introduza o Número de peça relevante aqui e fornecer-lhe-emos a informação necessária. Levamos a sério a segurança de qualquer pessoa envolvida na assistência, manutenção ou reparação dos nossos veículos. Por isso, naturalmente cumprimos todos os requisitos do regulamento.

Saber mais

Technical Service Information (TSI)

Enquanto Oficina independente, terá ainda acesso à informação, apoio e peças de que necessita para proporcionar aos proprietários Porsche a assistência de alta qualidade que esperam.

Com Technical Service Information on-line especificamente para oficinas independentes, e peças da Loja de Peças Originais Porsche, é fácil manter os seus clientes satisfeitos.

Saber mais

Periodical Technical Inspection (PTI)

Porsche - Periodical Technical Inspection (PTI)

Periodical Technical Inspection (PTI)

O Regulamento de execução (UE) 2019/621 entrará em vigor na Europa a partir de 20/05/2020. Isso exige que os fabricantes de automóveis disponibilizem as informações referidas no Anexo do Regulamento de execução às empresas que realizam os ensaios independentes e às autoridades. Na Porsche, as informações necessárias estão disponíveis no nosso sistema de TI online PIWIS TSI. Para solicitar acesso ao PIWIS TSI, siga o seguinte link.

Saber mais