Porsche - Pneus

Pneus

Parte elementar da experiência de condução.

Para o desempenho dinâmico de um carro desportivo e a experiência de condução única do seu Porsche, todas as peças devem trabalhar juntas em perfeita harmonia. Mas, em última análise, são os pneus que trazem a experiência de condução para a estrada. Afinal, são os únicos que estão em contacto direto com a estrada. Cada rotação do motor, cada movimento do volante, cada toque no pedal do travão só pode ter o cunho Porsche se as propriedades dos pneus se encaixarem perfeitamente na composição geral.

É por isso que lhe oferecemos pneus especialmente desenvolvidos para o seu Porsche por fabricantes de renome, de acordo com as nossas especificações. Pode reconhecê-los porque os marcamos com um "N". Apenas pneus com a marca N são testados e aprovados pela Porsche quanto ao seu desempenho, manobrabilidade e propriedades de segurança. O seu consultor de serviço pessoal terá todo o prazer em ajudá-lo a encontrar os pneus certos para o seu Porsche e para as suas necessidades.

Pneus com marcação N - homologados pela Porsche.

Os pneus com a marcação N são testados pela Porsche sob condições rigorosas em diversas modalidades: por exemplo, manobras de travagem, mudanças de faixa em velocidade máxima, várias condições climáticas. Os nossos testes mostram se os pneus mantêm as suas características de condução em diferentes situações de condução. Apenas um pneu que resiste às forças que um Porsche coloca na estrada e foi amplamente testado por nós recebe a marca N.

Porsche - Pneus de verão

Pneus de verão

Porsche - Pneus de verão

Pneus de verão

Sabia que o asfalto da estrada pode atingir temperaturas de até 60°C no verão? E que o seu Porsche está exposto a uma carga lateral de até 1,3 g ao virar? É por isso que todos os pneus com a marcação N são fabricados com uma composição de borracha especial que permanece estável em altas temperaturas. O perfil da banda de rodagem foi projetado para as condições de estrada de verão - proporcionando aderência firme, estabilidade convincente nas curvas e distâncias de travagem curtas. O atrito de rolamento melhorado dos pneus de verão também ajuda a conduzir de forma mais eficiente em termos de combustível ou energia.

Porsche - Pneus de inverno

Pneus de inverno

Porsche - Pneus de inverno

Pneus de inverno

Muitos condutores consideram difícil conduzir em estradas cobertas de neve. Os pneus de inverno recomendados pela Porsche proporcionam aderência e uma melhor experiência de condução no inverno. O segredo dos pneus com a marcação N está na composição do material: a borracha mantém as suas características de condução mesmo no frio e, como tal, dispõe de melhor aderência à estrada em baixas temperaturas do que, por exemplo, os pneus de verão. Além disso, o perfil da banda de rodagem drena a água, garante um bom direcionamento lateral e absorve a neve - o que pode aumentar a aderência.

Porsche - Pneus desportivos

Pneus desportivos

Porsche - Pneus desportivos

Pneus desportivos

Com a menor profundidade do perfil da banda de rodagem especializado e a subestrutura especial, estes pneus são projetados para a pista de corrida: para formação em segurança de condução e para o desporto automóvel. Deste modo, oferecem melhor aderência do que os pneus convencionais e sofrem menos desgaste.

Porsche - Pneus para todas as estações

Pneus para todas as estações

Porsche - Pneus para todas as estações

Pneus para todas as estações

Não quer trocar os seus pneus duas vezes por ano? Nesse caso, os pneus para todas as estações recomendados pela Porsche oferecem um compromisso específico do modelo entre aderência, comportamento de condução e estabilidade dos nossos pneus de inverno e verão de alto desempenho.

«N» para segurança e prazer

N adapta-se ao seu Porsche.
N adapta-se ao seu Porsche.

Os pneus com a marcação N foram desenvolvidos pelos principais fabricantes exclusivamente para os vários modelos Porsche. Apenas a marcação N garante que os seus pneus cumprem os altos padrões e especificações de desempenho da Porsche. Estes foram testados e aprovados pelos nossos engenheiros sob condições rigorosas. A equipa do seu Centro Oficial Porsche terá muito prazer em ajudá-lo a escolher os pneus certos para si e para as suas necessidades nesta seleção

Criação da etiquetagem dos pneus.

A marcação N é seguida por uma segunda letra e um número. A letra mostra para que modelo o pneu foi desenvolvido. O número representa a versão do pneu.

Por exemplo, um pneu para o Porsche Macan está marcado como NE0:
N - aprovado pela Porsche
E - desenvolvido para o Porsche Macan
0 - a primeira configuração (de estrutura, composição, perfil, etc.) específica para este modelo

Um número mais alto indica uma versão posterior deste pneu para o mesmo modelo de veículo com especificações diferentes.

Os pneus com a marcação N da Porsche passam por testes rigorosos para cumprir os nossos altos padrões de dinâmica de direção, segurança e prazer de condução. Os testes abrangem três áreas:
1. Critérios subjetivos de teste no exterior, como a manobrabilidade e o conforto de condução
2. Critérios objetivos de teste no exterior, como desempenho de travagem e durabilidade
3. Critérios de teste internos, como atrito de rolamento e desempenho em velocidade máxima

A geometria do pneu e a composição da borracha são especialmente adaptadas a cada modelo individual Porsche pelos principais fabricantes de pneus, como a Michelin. A marcação N significa que estes pneus de verão, inverno, todas as estações e desportivos oferecem a estabilidade característica e a experiência de condução típica da Porsche. Os pneus com marcação N garantem que o seu veículo pode trazer o seu desempenho para a estrada.

Construção do pneu

Aro de talão: o aro de talão consiste em filamento de aço. Este garante que o pneu assenta firmemente na jante.Aro de talão: o aro de talão consiste em filamento de aço. Este garante que o pneu assenta firmemente na jante.
Carcaça: várias camadas de fibras têxteis em borracha (esp. Rayon) que são radiais (perpendiculares) ao sentido da marcha. Estas camadas determinam a capacidade de carga do pneu.Carcaça: várias camadas de fibras têxteis em borracha (esp. Rayon) que são radiais (perpendiculares) ao sentido da marcha. Estas camadas determinam a capacidade de carga do pneu.
Lonas de topo: pelo menos duas camadas cruzadas de filamentos de aço estabilizam a superfície de contacto e proporcionam estabilidade direcional.Lonas de topo: pelo menos duas camadas cruzadas de filamentos de aço estabilizam a superfície de contacto e proporcionam estabilidade direcional.
Cobertura 0°: esta camada é feita de fios de nylon reforçados e em borracha e reduz a geração de calor causada pelo atrito. Isso permite que o pneu mantenha a sua forma em altas velocidades.Cobertura 0°: esta camada é feita de fios de nylon reforçados e em borracha e reduz a geração de calor causada pelo atrito. Isso permite que o pneu mantenha a sua forma em altas velocidades.
Perfil: estabelece o contacto com a estrada. Um perfil negativo favorece a evacuação da água, enquanto um perfil positivo afeta a aderência, tração, estabilidade e níveis de ruídoPerfil: estabelece o contacto com a estrada. Um perfil negativo favorece a evacuação da água, enquanto um perfil positivo afeta a aderência, tração, estabilidade e níveis de ruído
Flanco do pneu: o flanco do pneu protege o pneu contra danos. Tem influência no comportamento de condução e no conforto de condução. É também aqui que é gravada a designação do pneu.Flanco do pneu: o flanco do pneu protege o pneu contra danos. Tem influência no comportamento de condução e no conforto de condução. É também aqui que é gravada a designação do pneu.
Revestimento interno: camada interior estanque ao ar (camada de butilo).Revestimento interno: camada interior estanque ao ar (camada de butilo).
Ápice: o ápice localiza-se acima do aro de talão. O ápice influencia a deformação do pneu sob força lateral, bem como a reação do pneu à direção e o conforto de condução.Ápice: o ápice localiza-se acima do aro de talão. O ápice influencia a deformação do pneu sob força lateral, bem como a reação do pneu à direção e o conforto de condução.

Marcação do pneu

Tipo de pneu: informações sobre o modelo do pneu. O LATITUDE Sport 3 da Michelin é um pneu certificado para o Macan com marcação N.Tipo de pneu: informações sobre o modelo do pneu. O LATITUDE Sport 3 da Michelin é um pneu certificado para o Macan com marcação N.
Marcação N (NE0): marcação que identifica pneus especialmente concebidos para as exigências dos veículos Porsche.Marcação N (NE0): marcação que identifica pneus especialmente concebidos para as exigências dos veículos Porsche.
Marca do pneu: informações sobre o fabricante do pneu. A Michelin é um dos nossos parceiros de cooperação. Os pneus com a marcação N são desenvolvidos especificamente para veículos Porsche pelos nossos parceiros de cooperação e outros fabricantes líderes.Marca do pneu: informações sobre o fabricante do pneu. A Michelin é um dos nossos parceiros de cooperação. Os pneus com a marcação N são desenvolvidos especificamente para veículos Porsche pelos nossos parceiros de cooperação e outros fabricantes líderes.
Identificação DOT: informações sobre o fabricante, tamanho, tipo e data de fabricação do pneu. DOT é a abreviatura de US Department of Transportation (Departamento de Transportes dos EUA), ou seja, o Ministério dos Transportes Norte-americano.Identificação DOT: informações sobre o fabricante, tamanho, tipo e data de fabricação do pneu. DOT é a abreviatura de US Department of Transportation (Departamento de Transportes dos EUA), ou seja, o Ministério dos Transportes Norte-americano.
Data de fabricação: semana e ano de produção (4812 = semana do calendário 48, 2012). Os pneus são considerados novos por cinco anos a partir da data de fabricação.Data de fabricação: semana e ano de produção (4812 = semana do calendário 48, 2012). Os pneus são considerados novos por cinco anos a partir da data de fabricação.
Indicadores de capacidade de carga e de velocidade: especificação da carga máxima na forma de um número (101) e da velocidade máxima permitida (Y) na pressão de ar prescritaIndicadores de capacidade de carga e de velocidade: especificação da carga máxima na forma de um número (101) e da velocidade máxima permitida (Y) na pressão de ar prescrita
Formato do pneu: resulta da largura do pneu em milímetros (256), da relação de altura e largura em percentagem (40), do tipo de pneu (R = pneu radial) e do diâmetro da jante em polegadas (21).Formato do pneu: resulta da largura do pneu em milímetros (256), da relação de altura e largura em percentagem (40), do tipo de pneu (R = pneu radial) e do diâmetro da jante em polegadas (21).

Apenas cinco bons motivos para olhar mais de perto

Porsche - Etiqueta de Eficiência de Pneus
Etiqueta de Eficiência de Pneus

Os 5 critérios da Etiqueta de Eficiência de Pneus.

Desde finais de 2012 que os pneus de veículos ligeiros e pesados do mercado na União Europeia necessitam de uma Etiqueta de Eficiência. Outros países fora da UE também adotaram esta Etiqueta, como foi o caso da Coreia, ou tencionam fazê-lo no futuro. A Etiqueta, muitas vezes na forma de um autocolante, indica uma classificação com base em 3 critérios principais: economia de combustível, aderência em piso molhado, ruído de rolamento e, desde o dia 1 de maio de 2021, indicadores de aderência em piso com neve e de aderência em piso com gelo.

Economia de combustível.

A redução do atrito ao rolamento poupa combustível e, consequentemente, reduz as emissões de CO₂. A escala das classes de eficiência de energia varia de A (maior eficiência) a E (menor eficiência).

A poupança de combustível depende, essencialmente, do próprio veículo e das condições de condução. Um estilo de condução económico pode reduzir significativamente o consumo de combustível. Para se obter uma ótima eficiência do combustível, é necessário manter a pressão dos pneus exigida.

Aderência em piso molhado.

A classe de aderência em piso molhado fornece informações sobre as propriedades de travagem em função das condições climáticas e varia de A (menor distância de travagem em piso molhado) a E (maior distância de travagem).

O grau de eficiência depende, essencialmente, do veículo e das condições de condução. Para se obter uma ótima aderência em piso molhado, é necessário manter a pressão exigida dos pneus.

Ruídos de rolamento.

A classificação de ruídos de rolamento fornece informações sobre o nível de ruído dos pneus durante a circulação. A classificação inclui as classes A (mais silencioso) e B (mais ruidoso); os níveis de ruído que correspondiam à classe C já não são permitidos. A intensidade do som é especificada de acordo com o valor absoluto medido em decibéis (dB).

Com efeito: um nível de ruído superior a 10 dB é sentido subjetivamente com o dobro da intensidade. Assim sendo, 70 dB corresponde aproximadamente à intensidade de som de uma conversa ruidosa e 80 dB ao barulho de uma rua com elevado volume de trânsito. A propósito, os ruídos de rolamento exteriores não são idênticos aos níveis de ruído do interior.

Aderência em piso com neve.

Os pneus apropriados para condições de neve extremas possuem o símbolo “Alpino” que consiste numa montanha com três picos e um floco de neve, também visível na parte lateral dos pneus.

Aderência em piso com gelo.

O símbolo de aderência em piso com gelo assinala os pneus nórdicos de inverno, concebidos para circulação em pavimentos com camadas de gelo ou lençóis de neve. Os pneus nórdicos de inverno apenas devem ser utilizados em condições atmosféricas muito desfavoráveis (por exemplo, temperaturas baixas). A utilização de pneus nórdicos de inverno em condições atmosféricas mais favoráveis (por exemplo, temperaturas mais húmidas ou quentes) pode levar a um fraco desempenho, especialmente em termos de aderência em piso molhado, de utilização e de desgaste.

A Etiqueta de Eficiência de Pneus. Não dispensa a marcação N da Porsche.

A nova Etiqueta de Eficiência de Pneus da União Europeia possui três critérios definidos e indicações sobre aderência em piso com neve e gelo para pneus de veículos ligeiros e pesados. No entanto, não se dispensa a marcação N da Porsche.

Além disso, é frequente que haja um conflito de objetivos no que toca aos critérios da Etiqueta de Eficiência de Pneus: um pneu que possua um atrito ao rolamento particularmente baixo, terá sempre uma aderência em piso molhado mais fraca. A Porsche não facilita em questões de segurança e prioriza a aderência dos pneus, tanto em pisos molhados como secos, sobre a economia de combustível. O facto de um pneu com atrito ao rolamento otimizado poupar combustível pode ser tentador, mas no entanto, numa situação de emergência, cada metro da distância de travagem conta.

Apenas os pneus com a marcação N asseguram pneus de alta qualidade, testados e adaptados especificamente ao seu modelo Porsche.

Para mais informações sobre a etiquetagem de pneus, consulte o site da Comissão Europeia (Pneus | Comissão Europeia (europa.eu)). O consumo de combustível pode ser reduzido significativamente através de uma condução amiga do ambiente. Verifique regularmente a pressão dos pneus para melhorar economia de combustível e a aderência em piso molhado. As distâncias de paragem têm de ser sempre cumpridas.

Uma parceria que marca a diferença:
Pneus Michelin desenvolvidos para a Porsche.

A Porsche e a Michelin têm vindo a trabalhar estreitamente durante quase meio século. Desde 2002, a Michelin é também o parceiro de cooperação global para pneus da Porsche. Isto significa que colaboramos muito antes de qualquer lançamento no mercado de um veículo, para conceber, desenvolver e fabricar pneus especificamente adaptados para corresponder às exigências do novo modelo, e para aumentar a sua segurança, agilidade, controlo e desempenho.

Visitar página