Porsche - Óleo do motor

Óleo do motor

O componente líquido do motor

Cada componente do seu Porsche foi projetado para trabalhar com todos os outros, para obter um desempenho ótimo. O óleo do motor não é exceção. Um verdadeiro óleo de alto desempenho faz mais do que simplesmente lubrificar o motor do seu Porsche. Têm um papel vital na otimização do desempenho e da fiabilidade, e na garantia de uma longa vida útil. É por isso que é tão importante escolher um óleo de motor adequado ao seu Porsche, e substituí-lo regularmente, de acordo com o programa de assistência. Só então pode ter a certeza de que mantém as propriedades que lhe permitem - e ao seu Porsche - ter um excelente desempenho.

Porsche - Óleo do motorPorsche - Óleo do motorPorsche - Óleo do motor

Tarefas realizadas pelo óleo do motor

Tarefa 1: Lubrifica

Forma uma película permanente de lubrificante entre as superfícies móveis do motor. É particularmente importante que os cilindros e os êmbolos estejam corretamente lubrificados para evitar o emperramento do pistão. A lubrificação fornece proteção contra desgaste, prolongando assim a vida útil do motor e poupando combustível ao reduzir a fricção.

Tarefa 2: Limpa

Mantém o motor limpo. Os aditivos especiais protegem as peças do motor móveis e quentes contra qualquer contaminação que possa surgir durante o processo de combustão (ou pela utilização de biocombustíveis como biodiesel). Os aditivos absorvem as impurezas do óleo, evitando os depósitos prejudiciais no motor.

Tarefa 3: Neutraliza

Neutraliza os ácidos formados pelos gases de combustão e combustível não queimado no óleo, evitando assim a corrosão - especialmente nos rolamentos.

Tarefa 4: Arrefece

Dissipa o calor. O óleo refrigera muitas peças do motor não atingidas pelo líquido de refrigeração.

Tipos de óleos do motor

As diferenças explicadas

Existem basicamente três classes diferentes de óleo do motor, cada uma com propriedades diferentes. Os óleos minerais são os óleos base mais amplamente utilizados. Podem ser fabricados de forma relativamente fácil e económica ao destilar e refinar petróleo bruto. Os óleos do motor semissintéticos têm uma qualidade consideravelmente melhor, especialmente nos que diz respeito às suas propriedades térmicas e de resistência ao envelhecimento. A sua produção é um processo complexo.

Os óleos sintéticos são fabricados por síntese química e podem-lhes ser atribuídas propriedades de aumento de qualidades muito específicas. O seu desempenho ótimo torna estes óleos particularmente adequados a motores de alto desempenho, tal como o motor do seu Porsche.

Monograu ou multigrau?

Os óleos multigrau são os óleos de motor habitualmente utilizados hoje em dia. São baseados em óleos com base de baixa viscosidade e misturados com aditivos especiais (por exemplo, polímeros como poliéster e poli-isobutileno), para que a viscosidade seja apenas ligeiramente reduzida a temperaturas superiores.

Com pouco efeito da temperatura sobre a viscosidade, os óleos multigrau são mais adequados do que os óleos monograu para abrangerem uma maior gama de temperatura. Conseguem manter um fornecimento ótimo de óleo para o motor em condições de clima quente e frio. Isto resulta numa maior lubrificação ao arrancar o motor a frio, menor desgaste para o motor de arranque a temperaturas baixas e lubrificação adequada em temperaturas ambiente e do motor mais elevadas.

Classes SAE e seu significado

Os números acima da gama de aplicação do óleo definem a respetiva classe SAE (Society of Automotive Engineers). Para óleos multigrau, isto abrange dois graus, ou seja, 0W-40. Estes especificam a gama de temperatura de funcionamento mais adequada ao óleo. O número antes do «W» (Winter) indica a viscosidade do óleo em temperaturas baixas: quanto mais baixo for o número, melhor a fluidez do óleo. Assim, «0W» indica um óleo de viscosidade extremamente baixa, para utilização em baixas temperaturas.

A segunda parte do grau de viscosidade (o número depois do «W») indica a viscosidade do óleo em temperaturas elevadas: quanto mais alto for o número, mais espessa será a película de óleo. 10 representará então um óleo de viscosidade muito baixa, concebido especificamente para regiões frias. Em áreas extremamente quentes, pode usar-se mesmo um óleo classificado com «60», por ser altamente viscoso no seu estado normal. No exemplo 0W-40, «40» significa viscosidade média, o que garante um desempenho ótimo mesmo a temperaturas elevadas.

Mobil 1 - O óleo de motor para o seu Porsche

Ao longo da nossa história no automobilismo, testámos imensos óleos de motor na pista de corridas. É assim que sabemos que o Mobil 1 é o óleo ideal para os motores Porsche, na pista e na estrada. Enquanto parceiro global de cooperação para óleo da Porsche, o Mobil 1 fornece o óleo para os nossos motores de corrida e os nossos modelos padrão. Todos os veículos Porsche são agora atestados na fábrica com óleo de motor de alto desempenho Mobil 1. A nossa parceria garante um desempenho máximo e uma experiência de condução com índice elevado de octanos.

Visitar página