Porsche - Compliance num Relance

Compliance num Relance

O cumprimento das leis aplicáveis é garantido através de uma organização de compliance orientada para o modelo de negócio, processos em conformidade com a lei, bem como medidas de prevenção e reação.

Na Porsche, o compliance é da responsabilidade de todos.

No sentido de evitar violações e ajudar os trabalhadores a cumprir as leis aplicáveis, a Porsche definiu uma organização de compliance , composta por um Chief Compliance Officer, os responsáveis sobre matérias de compliance da Porsche AG, bem como os responsáveis locais de compliance das empresas do Grupo.

O Programa de Compliance da Porsche é composto pelas diferentes medidas preventivas e de reação.

Partindo de uma análise de risco sistemática aplicável a todo o grupo, tendo em consideração os modelos de negócio específicos e os ambientes em que o Grupo opera, a Porsche define continuamente as necessidades de mais ações de compliance e de medidas preventivas.

Neste contexto, as medidas preventivas essenciais incluem a adoção de diretivas de compliance, a disponibilização de aconselhamento confidencial sobre compliance, e ações de formação e informação regulares para os trabalhadores, sobre matérias de compliance relevantes.

Código de Conduta (PDF; 19,3 MB) apresenta um resumo dos princípios e expectativas mais importantes sobre ética e integridade do negócio e conduta sustentável para o Grupo Porsche, e fornece as regras básicas legais e internas do grupo que devem ser observadas por todos os trabalhadores nas suas operações diárias. Este inclui, entre outros, a forma como devemos lidar com conflitos de interesses, com o combate contra a corrupção sob qualquer forma, qual a conduta apropriada no seio do Grupo, bem como com os clientes, parceiros de negócios e dirigentes, e ainda assumir a responsabilidade pela economia, o ambiente e a sociedade.

A Porsche implementou Diretivas de Compliance em todas as matérias relacionadas com compliance, incluindo a forma como lidar com conflitos de interesses, com o combate à corrupção, evitar violações das regras anti-trust, e o cumprimento de leis sobre branqueamento de capitais.

Helpdesk central de Compliance da Porsche está à disposição de todos os trabalhadores para oferecer aconselhamento e informação sobre dúvidas relacionadas com compliance.

A direção de topo e os trabalhadores frequentam ações regulares de formação orientada para tarefas relacionadas com integridade e compliance, como forma de garantir o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis. Estes são igualmente obrigados a reportar suspeitas razoáveis em caso de violação pelos trabalhadores do Grupo Porsche.

Uma das principais medidas de reação é o estabelecimento de cargos internos e externos, aos quais podem ser reportadas denúncias de potenciais violações relacionadas com a Porsche.

Os gestores, trabalhadores, clientes ou parceiros de negócio da Porsche, funcionários públicos ou outros terceiros podem reportar suspeitas de violação por trabalhadores do grupo Porsche junto do Gabinete de Denúncia Interno, ou de forma anónima, contactando os chamados Provedores externos.

Em qualquer caso, qualquer informação comunicada é minuciosamente investigada. São tomadas e aplicadas medidas apropriadas em resposta a quaisquer violações que se concluam ser verdadeiras. Essas ações devem estar de acordo com as leis laborais e de co-gestão em vigor.

O estado da implementação do sistema de gestão de compliance da Porsche, bem como das medidas preventivas e de reação adotadas é reportado regularmente ao Conselho Executivo da Porsche AG.

A Porsche espera o cumprimento das leis aplicáveis, o respeito pelos valores éticos e uma ação sustentável não apenas dos seus próprios trabalhadores, mas igualmente dos seus parceiros de negócio. Para esse efeito, aplica-se o Código de Conduta para Parceiros de Negócio (PDF; 3,8 MB).