Menu
Modelos
Menu
Porsche A Porsche aumenta a sua participação na Rimac para 15,5%

A Porsche aumenta a sua participação na Rimac para 15,5%

Desenvolvimento da parceria estratégica
Estilo de vida
Tempo de leitura: 5 min
9/28/2019

Stuttgart/Zagreb. A Porsche aumentou a sua participação na empresa tecnológica e de automóveis desportivos Rimac Automobili para 15,5%. O construtor de automóveis desportivos de Stuttgart tinha adquirido 10% da Rimac em junho de 2018 e continua agora a desenvolver a parceria já existente. A empresa croata desenvolve e produz componentes para a mobilidade elétrica e constrói igualmente superdesportivos elétricos. No contexto da sua ofensiva elétrica, a Porsche criou uma parceria de desenvolvimento com a Rimac.

“A Porsche acompanha a Rimac há um ano na sua evolução positiva”, refere Lutz Meschke, vice-presidente do Conselho de Administração, responsável pelos Departamentos Financeiro e Informático da Porsche AG. “Percebemos rapidamente que a Porsche e a Rimac podiam aprender muito uma com a outra. Acreditamos em Mate Rimac e na sua empresa e é por essa razão que aumentámos agora a nossa participação e que desenvolvemos a nossa cooperação na área da tecnologia de bateria.”

O fundador, Mate Rimac (31), começou em 2009, numa garagem, a trabalhar na sua visão de um automóvel desportivo elétrico e rápido. Recentemente, Rimac apresentou o seu veículo elétrico “C Two” no Salão Automóvel de Genebra em março de 2018. O veículo de dois lugares gera cerca de 2.000 CV e atinge uma velocidade máxima de 412 km/h. Possui uma autonomia de 650 quilómetros (NEDC) e pode carregar 80% da sua carga em meia hora graças ao seu sistema de carregamento rápido de 250 kW. Além disso, a empresa desenvolve e fabrica propulsões elétricas de alto desempenho e sistemas de bateria.

“Ter a Porsche como sócia foi um dos principais marcos da nossa história. O facto de esta aumentar agora a sua participação é a melhor confirmação da nossa cooperação e serve de base para uma relação ainda mais estreita”, afirma Mate Rimac. “Estamos apenas no início da nossa parceria – e, no entanto, já foram satisfeitas as nossas elevadas expetativas. Temos muitas ideias que queremos concretizar em conjunto no futuro. O essencial é atingir uma solução mutuamente vantajosa e oferecer aos nossos clientes finais uma mais-valia através do desenvolvimento de modelos elétricos emocionantes.”

A empresa de rápido crescimento com sede em Zagreb emprega cerca de 550 colaboradores. As atividades principais da Rimac centram-se na tecnologia de bateria na área da alta tensão, na propulsão elétrica, bem como no desenvolvimento de interfaces digitais homem-máquina (HMI - Human Machine Interface). A empresa está ainda a trabalhar ativamente no desenvolvimento e fabrico de E-Bikes. Desde 2013, este negócio é desenvolvido autonomamente pela filial Greyp Bikes.