Menu
Modelos
Menu
O novo Taycan da Porsche estabelece recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife
O novo Taycan da Porsche estabelece recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife
 

O novo Taycan da Porsche estabelece recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife

[+]

Melhor resultado na pista mais exigente do mundo

Stuttgart/Nürnburg. A Porsche define um novo patamar no circuito de Nürburgring Nordschleife para automóveis desportivos totalmente elétricos de quatro portas. O piloto de teste Lars Kern derrotou o lendário circuito Eifel com um Taycan pré-série em 7:42 minutos. As medições foram efetuadas à distância habitual para recordes de 20,6 quilómetros.

“O Taycan comprovou de forma convincente aqui, na pista mais exigente do mundo, que também dá provas em circuito fechado”, diz Kern. “Fico sempre impressionado com o silêncio do automóvel desportivo elétrico em passagens de alta velocidade como a Kesselchen e com a neutralidade com que acelera em passagens estreitas como a Adenauer Forst.”

[+]

“O Taycan superou os seus testes finais de performance de forma brilhante. Primeiro, o nosso atleta elétrico comprovou a reprodutibilidade da sua performance num duro teste com 26 acelerações consecutivas dos 0 aos 200 km/h. Depois, percorreu 3.425 quilómetros em 24 horas em Nardò, sem quaisquer problemas, e agora estabeleceu um novo recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife”, menciona o diretor de produção, Stefan Weckbach. “Os sistemas de chassis, que estabilizam numa fração de segundo, têm um papel importante neste desempenho excecional. O mesmo é válido para a aerodinâmica sofisticada e o conjunto propulsor do nosso primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico. ”

Já numa fase inicial do processo de teste, os engenheiros de desenvolvimento controlaram virtualmente um Taycan no simulador de condução pelo circuito de Nürburgring-Nordschleife para testar e avaliar a performance em circuito do atleta elétrico. Um dos focos incidiu na gestão de energia elétrica e gestão térmica. Ambos dão um contributo importante para alcançar o melhor tempo de volta possível.

[+]

O que aconteceu até agora: um trajeto contínuo de 24 horas e uma série de aceleração

O Taycan é bem-sucedido em circuitos fechados e em provas de resistência: a Porsche percorreu exactamente 3.425 quilómetros no espaço de 24 horas com um protótipo durante um teste na pista de alta velocidade em Nardò (Itália). Isto corresponde aproximadamente à distância entre Nardò e Trondheim (Noruega). A velocidade durante a luta contra um calor intenso na área de testes do sul de Itália esteve entre os 195 e 215 km/h. Com temperaturas exteriores máximas de 42 graus Celsius e temperaturas de asfalto a atingirem 54 graus Celsius, o protótipo Taycan provou as qualidades em viagens de longa distância mesmo antes do início da produção em série. A condução foi ininterrupta. O protótipo só teve de parar para paragens rápidas de carregamento e mudanças de condutor.

Além disso, no final de julho em Baden, um veículo pré-série foi sujeito a um primeiro teste num aeródromo em que foi acelerado 26 vezes seguidas dos 0 aos 200 km/h. A média dos testes de medição foi um valor de aceleração inferior a dez segundos e a diferença entre a aceleração mais rápida e a mais lenta foi de 0,8 segundos.

O novo Taycan: o primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico da Porsche

Uma gama completa de inovações técnicas assegura no Taycan uma performance impressionante em circuito.

• O Taycan possui dois motores elétricos especialmente eficientes no eixo dianteiro e eixo traseiro, ou seja tem tração integral. Os sistemas de tração integral e de controlo de tração são muito mais rápidos do que os sistemas convencionais. Se, por exemplo, uma roda patinar mais, a mesma é reajustada num instante através dos motores elétricos.

• O controlador de chassis integrado Porsche 4D-Chassis Control analisa, a nível central, todos os sistemas de chassis em tempo real. Os sistemas de chassis inovadores integram uma suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras e regulação eletrónica da suspensão PASM (Porsche Active Suspension Management) e a estabilização eletromecânica das oscilações Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O automóvel recordista também foi equipado com eixo traseiro direcional e pneus de 21 polegadas.

• O Taycan é o primeiro veículo de série que possui uma tensão do sistema de 800 volts, em vez dos habituais 400 volts nos automóveis elétricos, o que permite, entre outros, uma potência contínua elevada.

• O perfil dos modos de condução do novo Taycan oferece configurações especiais para aproveitar ao máximo a propulsão puramente elétrica. No modo “Sport Plus”, os desejos do condutor são aplicados de forma extremamente dinâmica. A estratégia de refrigeração e aquecimento da bateria foi concebida para um desempenho máximo. As lamelas de ar de refrigeração são abertas, o spoiler traseiro foi concebido para uma força ascendente mínima através do Porsche Active Aerodynamics (PAA). O chassis permanece permanentemente na posição mais baixa, a afinação do chassis é otimizada mesmo para uma performance máxima em circuito, o chassis permanece permanentemente na posição mais baixa.