FAQ.

Quer ficar a saber mais sobre a Porsche E-Performance e a versatilidade no dia-a-dia do seu Porsche Cayenne E-Hybrid, Panamera E-Hybrid ou Taycan? Reunimos para si as perguntas e respostas mais importantes. Para que possa ter a certeza de que a nossa interpretação de mobilidade elétrica é uma mais-valia para si.

Resultados
Opções de carregamento
Onde posso carregar o meu Porsche?

O seu Porsche pode ser carregado facilmente em várias situações quotidianas: em casa, na estrada e no seu destino.

Está disponível uma gama de equipamentos de carregamento Porsche para carregar em casa. Encontrará a solução de carregamento adequada para as suas necessidades através da Porsche Charging Pre-Check em https://www.porsche.com/countries/charging-check. Contacte o seu concessionário Porsche para obter mais informação.

O Porsche Charging Service oferece uma visão geral, dependente do país, sobre as opções de carregamento, tanto em estrada como no seu destino. Recebe acesso normalizado aos pontos de carregamento público, e é cobrado centralmente através do Porsche Charging Service. Inclui os pontos de carregamento em autoestradas, em cidades e nos concessionários Porsche. Nos destinos selecionados, por exemplo, hotéis de luxo, pode carregar o seu veículo gratuitamente através do Porsche Destination Charging.

Que tomadas elétricas posso utilizar para carregar o meu Porsche?

Pode carregar o seu Porsche em tomadas domésticas específicas do mercado e em tomadas industriais. Para carregar com a maior eficiência e rapidez possível, recomendamos a utilização de uma tomada elétrica industrial.

A realização de pré-verificações online (disponibilidade dependente do país) oferecerá uma visão geral inicial da situação específica na sua própria casa.

É criada uma análise detalhada da sua infraestrutura doméstica por um especialista, como parte da verificação doméstica (disponibilidade dependente do país). Também está disponível mais informação no seu concessionário Porsche.

Nalguns mercados, por exemplo, na China, a instalação fixa do equipamento de carregamento é igualmente uma opção.

Os tempos de carregamento especificados podem variar?

Sim, o tempo de carregamento é influenciado por vários fatores. Estes incluem:
- a classificação de potência disponível da infraestrutura de energia
- a pré-climatização do habitáculo
- o estado de carga e a temperatura da bateria de alta tensão
- as definições que foram ativadas no carregador ou no gestor de energia

Quando carrega em casa, a instalação doméstica específica do cliente também é um fator importante.

Com o carregamento de CA, a potência de saída do carregador de bordo instalado no veículo faz uma diferença importante.

Os tempos de carregamento podem assim diferir significativamente em relação aos valores especificados.

O Porsche Charging Planner oferece suporte no planeamento do carregamento, por exemplo, pré-climatizando a bateria antes da operação de carregamento, para conseguir um desempenho de carregamento ótimo.

Carregamento em casa
Que equipamento de carregamento a Porsche oferece para carregar o meu veículo em casa e onde o posso adquirir?

A Porsche oferece vários equipamentos de carregamento, por exemplo, o Porsche Mobile Charger, o Porsche Mobile Charger Connect, o Porsche Mobile Charger Plus e o Porsche Home Energy Manager, como equipamento padrão e como equipamento opcional. Adicionalmente, estão disponíveis várias opções de instalação, tais como a estação de carga ou a base de carregamento compacta da Porsche. Pode adquiri-los através dos canais de venda estabelecidos, por exemplo, junto do seu concessionário Porsche.

Qual a diferença entre o Porsche Mobile Charger Connect, o Porsche Mobile Charger Plus e o Porsche Mobile Charger?

O Porsche Mobile Charger, o Porsche Mobile Charger Plus e o Porsche Mobile Charger Connect são carregadores para veículos com baterias de alta tensão. Diferem em termos de potência de carga e das funções suportadas.

O Porsche Mobile Charger Connect é operado através de um ecrã tátil fácil de usar. Em combinação com o Porsche Home Energy Manager, protege a sua ligação doméstica contra sobrecargas (proteção de corte de energia) e suporta funções de carregamento inteligente. Está igualmente disponível uma gama global de acessórios para o Porsche Mobile Charger Connect, se forem necessários.

O Porsche Mobile Charger Plus também pode ser ligado ao Home Energy Manager.

Quero poder carregar o meu Porsche em casa. Como posso saber se é possível?

Utilizando a Online Pre-Check, cuja disponibilidade depende do país em questão, são verificados os pré-requisitos essenciais para a utilização de equipamento de carregamento Porsche em sua casa. A Online Pre-Check é gratuita e pode ser realizada facilmente, por exemplo, a partir do seu sofá.

Para obter informação mais detalhada, pode pedir ao seu concessionário Porsche que agende uma verificação doméstica (disponibilidade dependente do país) realizada por um parceiro de serviço externo. Durante esta verificação, a sua infraestrutura elétrica é verificada e os detalhes sobre a instalação do equipamento em sua casa podem ser combinados.

Existem condições legais que eu tenho de cumprir na instalação de um equipamento de carregamento doméstico?

A instalação de um equipamento de carregamento doméstico pode ser considerada uma alteração estrutural.

Recomendamos que se coordene com todas as partes envolvidas antes da instalação; estes podem incluir, por exemplo, o seu fornecedor de eletricidade, as autoridades municipais ou a comunidade de residentes, e, caso se aplique, o seu senhorio.

É criada uma análise detalhada da sua infraestrutura doméstica por um especialista, como parte da verificação doméstica (disponibilidade dependente do país). Também está disponível mais informação no seu concessionário Porsche.

Para que preciso do Porsche Home Energy Manager?

O Porsche Home Energy Manager monitoriza o consumo de energia e de potência na sua casa. Protege a sua ligação doméstica contra sobrecargas (“proteção de corte de energia”) e possibilita a utilização de funções de carregamento inteligente. Isto inclui o carregamento automático do seu veículo, do modo mais rápido e económico possível.

O carregamento inteligente funciona através da utilização inteligente da sua tarifa de eletricidade, do seu sistema fotovoltaico instalado e de outros consumidores de energia.

Posso ligar o equipamento de carregamento Porsche a outros sistemas de gestão de energia?

O equipamento de carregamento oferecido pela Porsche baseia-se em normas abertas. No entanto, a compatibilidade com sistemas de gestão de energia de outros fornecedores pode variar, devido à grande quantidade de produtos disponíveis no mercado. Recomendamos que utilize o Porsche Mobile Charger Connect e o Porsche Home Energy Manager com o Porsche Taycan.

Todos os carregadores Porsche podem ser ligados ao Home Energy Manager?

Não, atualmente apenas o Mobile Charger Connect e o Mobile Charger Plus podem ser ligados ao Home Energy Manager.

O que tenho de ter em conta durante a colocação em funcionamento e a configuração do Home Energy Manager?

Deve providenciar para que a colocação em funcionamento e a configuração do Home Energy Manager sejam realizadas por um prestador de serviços ou por um eletricista recomendado pela Porsche. Para este fim, é necessário um laptop ou tablet, dado que a colocação em funcionamento e a configuração são efetuadas através da aplicação web do Home Energy Manager. Assegure igualmente que tem a palavra-passe do WiFi. Esta encontra-se geralmente no router. Aceda à aplicação web introduzindo o endereço IP no seu browser: O endereço IP encontra-se na carta que contém os dados de acesso. Leia e consulte o Manual de instalação que acompanha o equipamento antes de instalar e colocar em funcionamento.

Definir o carregamento de custo otimizado. Porque a minha fatura é mais elevada do que o esperado?

Para conseguir utilizar a função de carregamento de custo otimizado, e para além de configurar o Home Energy Manager, tem de ativar também o temporizador de carregamento no veículo. Se não configurar o temporizador de carregamento, o seu veículo será carregado automaticamente com a potência máxima. Além disso, sem comunicação através do protocolo EEBus, as funções de carregamento correspondentes não podem ser executadas. Assegure que os dois equipamentos (Home Energy Manager e Mobile Charger Connect/Plus) se encontram na mesma rede. Certifique-se de que foi estabelecida uma ligação bidirecional. O Home Energy Manager e o Mobile Charger Connect/Plus têm de ser emparelhados entre si. Para obter informação adicional, consulte o capítulo “EEBUS” no Manual de instalação e nas instruções da aplicação web.

Que tipos de ligação deverão existir entre o Home Energy Manager e o Mobile Charger Connect/Plus?

A Porsche recomenda a utilização de uma ligação WiFi. Se for necessário, a força do sinal de WiFi pode ser melhorada utilizando um repetidor. Idealmente, o Home Energy Manager deverá ser ligado por Ethernet. Tenha presente que podem ocorrer falhas numa ligação através de Power Line Communication (PLC), entre o Home Energy Manager e o Mobile Charger Connect/Plus, em resultado da utilização de equipamentos externos ou de uma grande distância entre os equipamentos. Neste caso, aproxime os dois equipamentos enquanto estabelece a ligação, dado que é necessário um sinal mais forte para isto. Quando os dois equipamentos estiverem ligados, o sinal pode ser mais fraco. Quando a força do sinal PLC for insuficiente, pode ser utilizado um modem PLC externo. Estes têm normalmente um chip maior e podem assim comunicar melhor através de PLC.

Quais são as opções para definir a limitação de corrente?

Existem duas opções para definir a limitação de corrente:
1. A corrente máxima de carregamento pode ser definida na aplicação web do Mobile Charger Connect/Plus, ou no próprio equipamento (limitação estática).
2. Quando utiliza o Home Energy Manager, a corrente máxima da ligação doméstica ou da subunidade de distribuição, ao qual o Mobile Charger Connect/Plus está ligado, pode ser especificada na aplicação web do Home Energy Manager.

Onde posso encontrar os meus dados de acesso ao Mobile Charger Connect/Plus e ao Home Energy Manager se perder a carta que contém os dados de acesso?

Os dados de acesso que são válidos na entrega, tais como o PIN predefinido e a palavra-passe inicial, também podem ser obtidos no seu perfil My Porsche, como alternativa à carta que contém os dados de acesso.

Contacte o seu concessionário Porsche para obter mais informação.

Carregar na estrada
Que vantagens me oferece o Porsche Charging Service quando carrego em pontos de carregamento públicos?

Ao subscrever o serviço da Iberdrola, pode carregar o seu Taycan em todos os pontos de carregamento da rede Mobi.E oferecidos pelos nossos parceiros contratados em Portugal. Estes incluem os pontos de carregamento Porsche Destination Charging e de outros fornecedores. Pode utilizar o serviço durante três anos, sendo os custos do acesso gratuitos.

Adicionalmente, pode igualmente contratar o carregamento rápido junto do nosso parceiro IONITY em Portugal, com um preço de apenas EUR 0,33/kWh.

Como posso carregar em pontos de carregamento públicos?

Se pretende carregar o seu Porsche num posto de carregamento público, tem de o ativar primeiro, por exemplo, com o cartão RFID da Iberdrola.

De seguida, ligue o seu Porsche ao posto, utilizando o cabo de carregamento:

- Nos pontos de carregamento de corrente contínua (CC), o cabo está instalado permanentemente na base de carregamento.
- Nos pontos de carregamento de corrente alternada (CA), particularmente na Europa, irá precisar de um cabo de carregamento de Modo 3. Este está disponível como equipamento especial no seu Centro Porsche.

Normalmente, o carregamento começa automaticamente. É fornecida mais informação no ponto de carregamento relevante.

Como encontro facilmente o ponto de carregamento mais próximo?

Pode identificar os pontos de carregamento públicos disponíveis no PCM do seu veículo. Utilize a pesquisa de POIs ou o Porsche Charging Planner (disponibilidade dependente do país) para o fazer. Pode ser encontrada mais informação no seu Manual de instruções.

Tenha presente que, devido ao ritmo rápido da expansão da rede de pontos de carregamento públicos, pode acontecer que nem todos os pontos de carregamento existentes sejam visualizados no PCM.

Se estiver a utilizar o Porsche Charging Service (disponibilidade dependente do país), encontrará também todos os pontos de carregamento de parceiros passíveis de utilização na aplicação My Porsche.

Pode outra pessoa desligar a ficha quando carrego num ponto de carregamento público?

Não, quando estiver ligado à porta de carga do veículo, a ficha de carregamento é detetada e bloqueada automaticamente pelo veículo. O cabo de carregamento é protegido contra a desligação e o seu Porsche está seguro em termos de roubo.

Veículo
Como posso assegurar que o meu Porsche não está completamente descarregado?

Normalmente, o seu veículo não descarregará completamente, irá informá-lo atempadamente que a carga está baixa. Tenha em atenção as instruções no PCM e no painel de instrumentos.

Além disso, o seu Porsche pode sugerir um percurso até a um ponto de carregamento próximo se a carga do veículo estiver baixa.

Em situações do quotidiano, existem muitas opções disponíveis para carregar o seu Porsche, por exemplo, durante pausas nos postos de combustível ou quando estiver a fazer compras.

Tenho de carregar sempre o meu Porsche completamente?

Não, não tem de carregar sempre a bateria de alta tensão do seu Porsche completamente. Se carregar o seu Porsche parcialmente não causará perda de capacidade (“efeito de memória”) e não reduz a vida útil da sua bateria de alta tensão.

Adicionalmente, a velocidade de carregamento reduz à medida que o nível de carga da bateria de alta tensão aumenta. Deste modo, pode poupar tempo quando carrega a bateria até cerca de 80 por cento ou até atingir a autonomia pretendida.

Além disso, permitindo que descarregue apenas até 20% e carregando-a lentamente até 80% protege a bateria.

De que depende a autonomia do meu Porsche?

A autonomia é influenciada por vários fatores, tais como o estilo de condução, as funções de conforto, a aerodinâmica e as condições da estrada. O fator mais importante é o seu estilo de condução: um comportamento de condução ambientalmente consciente e antecipatório promove a recuperação da energia de travagem e aumenta assim a autonomia do veículo. Além disso, pode reduzir a intensidade das suas funções de conforto, tais como o sistema de ar condicionado e aquecimento, e instalar peças adicionais que influenciam a aerodinâmica (por exemplo, caixas de tejadilho) apenas quando for necessário.

O que tenho de respeitar em particular com tempo frio?

Como resultado das funções de conforto utilizadas com tempo frio, por exemplo, o aquecimento, a autonomia do seu veículo pode ser reduzida. A utilização da função de pré-climatização conveniente durante o carregamento pode minimizar este resultado, dado que a potência do aquecimento é fornecida pela rede elétrica.

Com temperaturas baixas, a potência de carga da sua bateria de alta tensão também pode ser limitada. No entanto, a utilização do Porsche Charging Planner (disponibilidade dependente do país) e da pré-climatização da bateria pode aquecer a bateria antes da operação de carregamento, permitindo assim condições de carregamento ótimas.

O que tenho de saber quando conduzir no estrangeiro?

As estipulações e aprovações específicas do país podem limitar a utilização do equipamento de carregamento no estrangeiro. Consulte o Manual de Instruções e contacte o seu concessionário Porsche para saber se o seu equipamento é adequado para o país que pretende visitar ou se necessita de equipamento adicional.

Posso utilizar adaptadores de viagem quando viajo para o estrangeiro?

Não, não utilize extensões, bobinas de cabos, tomadas múltiplas ou adaptadores (viagem) para carregar o seu veículo.

Pode adquirir cabos de ligação adequados (fichas) no seu concessionário Porsche, específicos para o país em questão.

O que acontece em caso de corte de energia?

Se, durante uma operação de carregamento ativa (ficha do veículo ligada), o carregador é desligado da infraestrutura (a alimentação elétrica é cortada) e depois desligado.

Não é criada qualquer entrada na memória de erros, dado que, sem alimentação elétrica, nada pode ser guardado.

Se a ficha do veículo ainda estiver ligada quando a alimentação elétrica for retomada, o carregamento é iniciado normalmente e a operação de carregamento continua.

O meu veículo não está a carregar ou não carrega com a potência de carga pretendida. O que devo fazer?

Se o seu veículo não estiver a carregar ou se estiver a carregar sem a potência de carga pretendida, deverá verificar os pontos seguintes, que poderão causar limitações no processo de carregamento:
- Estava ativado um temporizador de carga?
- Foi criado um perfil de carregamento?
- Foram efetuadas definições locais no carregador, por exemplo, redução da potência de carga para 50%?
- Foram efetuadas definições locais no Home Energy Manager?

Com temperaturas baixas, a potência de carga da sua bateria de alta tensão também pode ser limitada. Se a potência de carga descer abaixo de 6 A, o processo de carregamento para e não é reiniciado automaticamente.

O que deve ser observado quando carrego veículos de outras marcas?

Quando utiliza hardware de carregamento Porsche para carregar veículos de outras marcas, o início do processo de carregamento pode demorar um pouco mais.

Suporte
Quem posso contactar se precisar de suporte?

Se tiver perguntas relacionadas com os produtos de hardware de carregamento Porsche oferecidos, a sua instalação ou quaisquer problemas que possam ocorrer, contacte o seu concessionário Porsche ou o Porsche Connect Support (disponibilidade dependente do país). Estes serviços de suporte irão aconselhá-lo, prestar apoio na deteção de problemas e iniciar os processos de resolução de falhas.

Para perguntas sobre o carregamento público com o Porsche Charging Service (disponibilidade dependente do país), o Porsche Connect Support está sempre disponível. Adicionalmente, a sua mobilidade é sempre garantida com a Porsche Assistance.

A sua pesquisa não obteve resultados.

Não conseguiu encontrar o que procurava?
Nova pesquisa

Descobrir a Porsche E-Performance.

Descubra mais sobre a Porsche E-Performance, a mobilidade elétrica e o automóvel desportivo do futuro.