Modelos
Menu
O novo Porsche Taycan bate um recorde no Anel Norte do Nürburgring

O novo Porsche Taycan bate um recorde no Anel Norte do Nürburgring

[+]

Recorde no circuito mais desafiante do mundo

Stuttgart/Nürnburg. A Porsche cravou nova marca máxima no Anel Norte do Nürburgring para o segmento de esportivos quatro portas 100% elétricos. O piloto de testes Lars Kern contornou em 7min42s o lendário circuito situado na região do Eifel com um modelo pré-série do Taycan. A cronometragem foi feita no traçado habitual para especificação de recordes, cuja extensão é de 20,6 quilômetros.

“O Taycan provou aqui – no circuito mais desafiante do mundo – de forma satisfatória que também pode correr em circuitos”, disse Kern. “Fico sempre surpreso com a tranquilidade com a qual o esportivo elétrico se mantém em trechos de alta velocidade, como o ‘Kesselchen’, e com a neutralidade com que ele acelera na saída de trechos estreitos, como o ‘Adenauer Forst’.”

[+]

“O Taycan superou com maestria seus testes de desempenho. Primeiro, nosso esportivo elétrico demonstrou a reprodutibilidade de sua potência em um duro teste com 26 arrancadas consecutivas de zero a 200 km/h. Então, sem hesitar, fez 3.425 quilômetros em 24 horas em Nardò e agora quebrou um recorde no Anel Norte do Nürburgring”, diz o Diretor de série Stefan Weckbach. “Atuando em frações de segundo, os sistemas de controle de suspensão têm um papel importante neste desempenho excepcional. E o mesmo vale, também, para a sofisticada aerodinâmica e o trem de força de nosso primeiro carro esporte 100% elétrico.”

Já em uma fase inicial da bateria de testes, os engenheiros de desenvolvimento guiaram um Taycan pelo Anel Norte do Nürburgring em um simulador virtual, a fim de testar e avaliar o desempenho do esportivo elétrico em circuitos. Uma prioridade foi testar o gerenciamento térmico e de energia elétrica. Ambos contribuem para o alcance do melhor tempo de volta possível.

[+]

O que já aconteceu até agora: prova de resistência de 24 horas e série de arrancadas

O Taycan corre ambas – provas em circuito e de resistência: a Porsche percorreu exatos 3.425 quilômetros em 24 horas com um protótipo similar ao carro de série em um teste no circuito de alta velocidade de Nardò (Itália). Isso corresponde a uma viagem de Nardò a Trondheim (Noruega). A velocidade no tórrido campo de provas situado ao sul da Itália manteve-se entre 195 e 215 km/h. Com um pico de temperatura ambiente de 42 graus Celsius e até 54 graus Celsius no asfalto, o protótipo do Taycan comprovou suas qualidades em percursos longos antes ainda do início da produção em série. A prova ocorreu sem pausas. O protótipo só teve que parar para rápidas recargas e trocas de pilotos.

Além disso, no final de julho, um modelo pré-série realizou 26 arrancadas consecutivas de zero a 200 km/h em um aeródromo situado na região de Baden. A média cronometrada indicou um valor de aceleração abaixo de dez segundos e a diferença entre a arrancada mais rápida e a mais lenta foi de 0,8 segundo.

O novo Taycan: o primeiro carro esporte 100% elétrico da Porsche

Toda uma série de atributos técnicos conferem ao Taycan um surpreendente desempenho em provas de circuito:

• O Taycan possui dois motores elétricos particularmente eficientes nos eixos dianteiro e traseiro, possuindo, portanto, tração integral. Os sistemas de tração integral e controle de tração são bem mais rápidos do que os sistemas convencionais. Se, por exemplo, uma roda estiver patinando, os motores elétricos executam um reajuste imediato.

• O controle de suspensão integrado Porsche 4D-Chassis Control analisa e sincroniza em tempo real todos os sistemas de suspensão. Os inovadores sistemas de suspensão são integrados por uma suspensão a ar adaptável com tecnologia de três câmaras, incluindo controle eletrônico de amortecimento PASM (Porsche Active Suspension Management) e o sistema eletromecânico de estabilização de rolagem Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) e ainda o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Além disso, o carro recordista foi equipado com eixo traseiro direcional e rodas de 21 polegadas.

• O Taycan é o primeiro carro fabricado em série com uma tensão de sistema de 800 volts ao invés dos 400 volts dos carros elétricos habituais. Isso lhe permite, entre outros, um contínuo alto desempenho.

• O perfil dos modos de direção do novo Taycan oferece modos especiais de configuração para explorar ao máximo as possibilidades do conjunto motopropulsor 100% elétrico. No modo “Sport Plus”, os desejos do motorista realizam-se de forma extremamente dinâmica. A estratégia para refrigeração e aquecimento da bateria é afinada para permitir o desempenho máximo. As aletas de ar de refrigeração são abertas, o aerofólio traseiro é configurado para minimizar forças ascendentes por meio do Porsche Active Aerodynamics (PAA). A suspensão fica permanentemente na posição mais inferior e a afinação do chassi em si é otimizada para tirar o máximo de um desempenho feito para circuitos.