Modelos
Menu
Porsche - Do circuito para a vida.

Do circuito para a vida.

Inspeção de aptidão ao dia a dia com a pilota de corridas Christina Nielsen e o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo.

O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo revela o porquê da motorização elétrica de nosso carro esporte atender pelo nome de E-Performance. Afinal, com uma potência combinada de 500 kW (680 CV), ele é o Panamera mais possante de todos os tempos. E não apesar do motor elétrico e da bateria a bordo, mas sim por isso mesmo. Poderá essa máquina potente convencer uma das melhores pilotas da América do Norte? Nós investigamos isso. Tanto no circuito quanto no domínio onde os maiores desafios estão à espreita de um carro esporte: no dia-a-dia.

[+]

Challenge accepted.

A chama da empolgação logo tomou conta de Christina Nielsen quando soube de nossa proposta de fazer um test-drive especial: dirigir por um dia inteiro o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo e testá-lo duas vezes: numa investida esportiva no circuito de Jyllandsringen e num passeio descontraído pelo centro de Aarhus. Nascida em Copenhague, a dinamarquesa de 26 anos vive em Los Angeles e ama a Porsche. E experimentos como este.

Desde 2015, ela larga na classe GTD do WeatherTech SportsCar Championship (IWSC) da IMSA, a série top americana para carros esporte. No primeiro ano, ela conquistou de cara o vice-campeonato. Nos dois anos posteriores, garantiu para si o título de piloto. A primeira mulher a realizar essa façanha na América do Norte.

[+]

“Não sou uma mulher que anda em corridas. Sou um piloto de corridas que é uma mulher.”

Suas metas continuam ambiciosas. A longo prazo, ela quer progredir como pilota na equipe oficial da Porsche – outra estreia para as mulheres. O próximo passo neste sentido já foi dado: na função de Porsche Selected Driver, ela acaba de realizar o sonho das 24 Horas de Le Mans. Conquistou o 6º lugar na categoria, notável para uma debutante. Ela tem a garra necessária para isso. Afinal de contas, ela não almeja êxitos fugazes e sim sucesso a longo prazo. O fato de ser uma mulher tem relevância? Muito pelo contrário: Christina Nielsen quer mostrar que um piloto só deve ser reconhecido pelo desempenho. “Não me julguem apenas por eu ser uma mulher.”

Ápice de desempenho.

No circuito, o que importa são os fatos. É o que o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo deixa bem claro. Pois no que diz respeito aos dados de desempenho, o veículo de rua supera com seus 4+1 bancos, 4 portas e 425 l de volume no porta-malas a máquina de Christina com motor boxer de 6 cilindros e 4,0 litros instalado na traseira. E isso com uma boa folga. Com motor de combustão otimizado para tempos de volta, o 911 GT3 R alcança 368 kW (500 CV), enquanto o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo, graças a sua combinação de motor biturbo V8 de 4,0 litros e motor elétrico, joga na pista uma potência combinada de 500 kW (680 CV). Portanto, antes da largada, a vitória é já do Panamera. Mas números à parte – como se sai o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo na hora do vamos ver? No circuito, nas curvas, sob carga total? Para sua surpresa, ele convence bem, admite a pilota com um sorriso de satisfação.

Porsche - Do circuito para a vida. Porsche - Do circuito para a vida. Porsche - Do circuito para a vida.

Apesar de se conter no começo e não explorar os limites do circuito de Jyllandsringen – sobretudo para não deixar os nervos de nosso fotógrafo à flor da pele – ela ganha rapidamente confiança na suspensão do Panamera: “Estou surpresa com a rapidez com a qual ele reage quando viro o volante. Não pensava que um carro tão grande poderia ser tão ágil.” Não há dúvidas, portanto, que o seu 911 GT3 R e o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo têm os mesmos genes: os genes de carro esporte. As diferenças no handling: onde o carro de corrida se mostra rigoroso sem perdoar erros, o veículo fabricado em série é mais dócil, dando sempre uma sensação de segurança. É quase inacreditável que o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo também carregue em si tecnologia automobilística genuína: seu conceito híbrido, oriundo do 919 Hybrid – um carro de corrida que, entre outros triunfos, ganhou 3 vezes a prova clássica de longa duração em Le Mans.

“Todos os Porsche são carros esporte – mesmo um de 4 portas.”

Porsche - Do circuito para a vida. Porsche - Do circuito para a vida. Porsche - Do circuito para a vida.

Ele seria uma opção de veículo para a mulher piloto? No que diz respeito a genes de carros esporte, ele passou no teste com certeza. Mas Christina já vive sua paixão por corridas nos finais de semana. Seu carro pessoal precisa oferecer mais do que desempenho e prazer de dirigir. Conforto e benefício no dia a dia não podem ficar de fora do cálculo. O Panamera também não precisa se esconder nestas disciplinas, é o que ele prova na partida para Aarhus. Ela guarda seu capacete e sua bolsa de esporte no porta-malas e lá vamos nós.

[+]
[+]

Nos últimos anos, Aarhus tem vivenciado um verdadeiro boom. A cidade está se transformando em um dos focos criativos da Escandinávia. Suas universidades atraem os empreendedores de amanhã, importantes empresas dinamarquesas e internacionais estão transferindo suas matrizes para Aarhus. A população cresce a cada ano. O porto da cidade se transformou no maior porto de contêineres da Dinamarca e pode inclusive recepcionar cruzeiros gigantescos do mundo todo. A mutação da cidade está a olhos vistos. Aconchegantes casebres no antigo estilo escandinavo alternam-se com arquitetura moderna, representando a nova Escandinávia com sua linguagem de formas claras. Uma cidade que vive da força dos contrastes. Assim como o Panamera.

Ele é o elo que liga o ruído ao silêncio, o desempenho à eficiência. Se antes Christina fez o V8 do Panamera sibilar sobre a pista de Jyllandsringen, agora ela o faz deslizar sossegadamente sobre a rodovia, no sentido da segunda maior cidade da Dinamarca, lar de sua melhor amiga dos tempos da universidade. No modo E-Power, o modo de direção movido somente a eletricidade, ela guia o híbrido pelo centro da cidade ao som do sussurro do motor elétrico livre de emissões.

Home is where the heart is.

Em Aarhus, esta forma de mobilidade já faz parte do cotidiano há tempos. Por toda a cidade há colunas de carregamento para carros elétricos. Aqui, até mesmo a direção autônoma já não é mais uma visão futurística. Especialmente no edifício garagem. Os motoristas estacionam seus carros numa das vagas e o deixam – o resto fica por conta do robô, no piso inferior. Christina tem orgulho dos dinamarqueses, essa gente tão inclinada a avanços. Aqui, quem faz acontecer não são sonhadores, e sim escandinavos pragmáticos com visão de futuro e perspectivas claras.

Porsche - Do circuito para a vida. Porsche - Do circuito para a vida. Porsche - Do circuito para a vida.
[+]

Para recarregar suas próprias baterias, Christina não precisa de muita coisa: um pouco de sol, seus amigos e a comidinha da mamãe. Por causa do sol – e de sua carreira – ela se mudou para Los Angeles. Por causa da família, ela sempre volta à Dinamarca. Se o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo é o aliado perfeito para esses pequenos passeios no seu país de origem? Christina nem precisa responder à pergunta. Ao invés disso, ela pisa novamente de leve no acelerador e sorri, prosseguindo para o próximo encontro.

"Para mim, audácia significa: não ter medo de sair de sua zona de conforto, ser forte para dar o primeiro passo e ter a motivação constante para subir de nível e chegar ao topo. Com o Panamera, a Porsche cumpriu isso com perfeição."

[+]