Modelos
Menu
6 fatos sobre o Porsche E-Performance

6 fatos sobre o Porsche E-Performance

[+]

Sobre inventores e vencedores.

1. Sob tensão.

Patins de gelo com lanternas movidas a bateria, luz elétrica e uma campainha elétrica na casa dos pais, as primeiras ideias para uma bicicleta elétrica de autoria própria – Prof. Dr.-Ing. h.c. Ferdinand Porsche ainda era muito novo quando já mexia com eletricidade e suas possibilidades. Fascinação que já o instiga a partir da mais tenra idade, muito antes mesmo de se tornar engenheiro e revolucionar a indústria automobilística.

[+]

2. Quem descobriu?

O primeiro veículo híbrido do mundo foi apresentado ao público em 14/04/1900 por Ludwig Lohner e o jovem Ferdinand Porsche no Salão Mundial do Automóvel de Paris. Mesmo à frente de seu tempo, o Porsche Lohner é o atestado da genialidade de seus projetistas. 120 anos mais tarde, a propulsão alternativa é assunto mais atual do que nunca – e nossos engenheiros continuam tão ambiciosos quanto antes.

[+]

3. Encarando a pista.

Em 2010, a Porsche iniciou um novo capítulo na história do esporte automobilístico: no 911 GT3 R Hybrid, foi implementado o visionário conceito de propulsão do “Mixte”, o qual foi desenvolvido por Ferry Porsche. O motor boxer de seis cilindros e 353 kW (480 CV) montado na traseira encontrou seu complemento perfeito na propulsão dianteira de dois motores elétricos que entregavam 75 kW (102 CV). Em fases de frenagem, os propulsores elétricos invertiam sua função e operavam como geradores. Desta forma, eles recuperavam energia cinética, a qual, uma vez não utilizada, seria evanescida na forma de calor. Assim, pela primeira vez no automobilismo, o lema foi: quem freia, vence.

A energia recuperada acionava um acumulador mecânico do volante de motor sob a forma de um motor elétrico adicional instalado na área do copiloto. Uma vez acessada pelo piloto a energia armazenada, o volante no modo gerador era travado via eletromagnetismo. Desta forma, ambos os motores elétricos dianteiros recebiam corrente elétrica suficiente para disponibilizar por até oito segundos uma potência complementar de até 150 kW (204 CV). Assim, o 911 GT3 R Hybrid se tornava temporariamente num veículo de tração integral.

[+]
[+]

4. Um é pouco, dois é bom, três é ótimo.

A Porsche é a primeira montadora de automóveis do mundo no segmento premium a oferecer no portfólio 3 híbridos plug-in: o Panamera Turbo S E-Hybrid, o Cayenne S E-Hybrid e o 918 Spyder.

[+]

5. A taça é da Porsche.

Em 2017, a Porsche vence com o 919 Hybrid pela 3ª vez seguida as 24 Horas de Le Mans – e, assim, conquista o tricampeonato. A 19ª vitória neste circuito seria um marco: aquele que vencesse a corrida mais disputada do mundo por 3 vezes consecutivas teria o direito de ficar com a cobiçada taça.

[+]

6. Causa comum.

Ela integra um dos principais fatores que decidem sobre o avanço da eletromobilidade: a infraestrutura. Com a fundação da “joint venture” IONITY, o grupo BMW, a Daimler AG, a Ford Motor Company e o grupo Volkswagen, incluindo a Audi e a Porsche, definem estratégias para a formação da mais poderosa rede de recarga rápida para veículos elétricos na Europa. Até 2020 deverão surgir milhares de pontos de recarga que permitirão uma recarga flexível e rápida.

E-Performance "Mission"
Mission
E-Performance "Evolution"
Evolution
Mission E Cross Turismo Technology
O protótipo Mission E Cross Turismo no Salão Automóvel de Genebra de 2018
Mission E Cross Turismo Design
O design do novo protótipo Mission E Cross Turismo