O novo Taycan: o primeiro carro esportivo 100% elétrico da Porsche
Toda uma série de atributos técnicos conferem ao Taycan um surpreendente desempenho em provas de circuito:
• O Taycan possui dois motores elétricos particularmente eficientes nos eixos dianteiro e traseiro, possuindo, portanto, tração integral. Os sistemas de tração integral e controle de tração são bem mais rápidos do que os sistemas convencionais. Se, por exemplo, uma roda estiver patinando, os motores elétricos executam um reajuste imediato.
• O controle de suspensão integrado Porsche 4D-Chassis Control analisa e sincroniza em tempo real todos os sistemas de suspensão. Os inovadores sistemas de suspensão são integrados por uma suspensão a ar adaptável com tecnologia de três câmaras, incluindo controle eletrônico de amortecimento PASM (Porsche Active Suspension Management) e o sistema eletromecânico de estabilização de rolagem Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) e ainda o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Além disso, o carro recordista foi equipado com eixo traseiro direcional e rodas de 21 polegadas.
• O Taycan é o primeiro carro fabricado em série com uma tensão de sistema de 800 volts ao invés dos 400 volts dos carros elétricos habituais. Isso lhe permite, entre outros, um contínuo alto desempenho.
• O perfil dos modos de direção do novo Taycan oferece modos especiais de configuração para explorar ao máximo as possibilidades do conjunto motopropulsor 100% elétrico. No modo “Sport Plus”, os desejos do motorista realizam-se de forma extremamente dinâmica. A estratégia para refrigeração e aquecimento da bateria é afinada para permitir o desempenho máximo. As aletas de ar de refrigeração são abertas, o aerofólio traseiro é configurado para minimizar forças ascendentes por meio do Porsche Active Aerodynamics (PAA). A suspensão fica permanentemente na posição mais inferior e a afinação do chassi em si é otimizada para tirar o máximo de um desempenho feito para circuitos.