Porsche - De volta às origens

De volta às origens

[+]

Início dos anos 1950:
o Porsche 356 “N° 1” Roadster

O 356 “N° 1” Roadster recebeu em 8 de junho de 1948 sua homologação nacional de modelo e com o passar dos anos foi modificado várias vezes. Com um show car, a Porsche ressuscita o design original do primeiro esportivo da marca.

O número 1 sempre usou trajes sob medida. O funileiro Friedrich Weber precisou de dois meses para “vestir”, em 1948, o primeiro Porsche. Por um curto tempo, pelo menos. Pois nos anos subsequentes o roadster não só passou por muitas mãos. O primeiro Porsche foi, também, amassado e reparado, modernizado e remodelado. A cada vez, um traje de confecção nova. Mas a identidade continuou a mesma. Uma história viva. Intocável.

A autenticidade perdida do modelo original não pode mais ser recuperada. Mas imaginada: apenas o traje sob medida, produzido com a máxima fidedignidade possível e, assim, também, com materiais rigorosamente autênticos e técnicas idênticas. Isso logo revelaria ser uma tarefa que logicamente demandaria trabalhos manuais, mas, além disso, também um certo tempo. Para obter uma cópia realmente detalhada e em escala da carroceria do roadster de 1948, os especialistas do Museu da Porsche mediram primeiramente o original com um scanner 3D. O computador mostrou o resultado virtual dos desenhos técnicos também digitalizados de 1948 – e revelou muitas diferenças. Passo a passo, desenhando raios em torno de pontos de referência a régua e compasso, a forma ia se aproximando do original. Arquivistas consultaram todas as fotografias disponíveis da época, estudaram desenhos, analisaram diários. Ao fim, uma fresadora computadorizada deu forma a um modelo em tamanho real a partir de um bloco de espuma rígida.

[+]

356 „N° 1“ Roadster, 1948

[+]

2018:
o show car 356 “N° 1” foi manufaturado cuidadosamente. Todos os detalhes precisam estar em harmonia

Uma vez lado a lado com os originais de 1948, as diferenças se tornaram evidentes. Antes, a carroceria afinava na traseira. A dianteira possuía um nariz de ponta acentuada. A tampa do porta-malas, dotada antes de uma só peça e abatida na parte inferior, começava na cabine e terminava só no para-choque traseiro. Mais tarde, ela foi trocada no veículo original por um elemento de duas peças com uma chapa transversal sobre o motor e uma cobertura mais curta acima do espaço de carga traseiro.

Com cópias exatas dos moldes de madeira como ferramentas de inspeção, os calibradores, foi manufaturada a réplica da carroceria original “N° 1” – como há 70 anos, à mão e em alumínio. As chapas foram, como em 1948, dobradas, puxadas e moldadas com ferramentas manuais. A originalidade estende-se até a fórmula da tinta da pintura: para acertar a tonalidade exata, foram retiradas e analisadas amostras de baixo do painel de instrumentos do esportivo original que já havia recebido múltiplas camadas de pintura. Painéis contemporâneos com mostradores adaptados fielmente ao original cingem a coluna da direção. Até mesmo o nodado dos tapetes corresponde ao dos de 70 anos atrás. Só falta a réplica andar, mas um motor não foi previsto na armação, o eixo traseiro é composto de um simples tubo. Como no primeiro modelo, o eixo dianteiro, juntamente com a direção e o volante, é original do Fusca da Volkswagen.

Oito meses demorou a confecção do novo traje sob medida em corte clássico – para um show car que tem para a Porsche não só valor histórico, mas também simbólico: o núcleo da marca de todos os esportivos da Porsche remete à sua forma, sua interpretação da dinâmica veicular e ao seu conceito de baixo peso. O show car do 356 “N° 1” saiu recentemente em uma viagem de volta ao mundo.

[+]

O 356 “N° 1” Roadster e o show car dão a volta ao mundo.
No aniversário de “70 anos de esportivos Porsche”, o Museu da Porsche leva o 356 “N° 1” Roadster para dar a volta ao mundo. Planejadas estão, entre outras, as seguintes cidades:


• 8 junho: Alemanha, Stuttgart-Zuffenhausen, Museu da Porsche, festividade
• 12 a 15 de julho: Inglaterra, Goodwood, Festival of Speed
• 8 a 9 de setembro: Canadá, Vancouver, Luxury & Supercar Weekend
• 27 a 30 de setembro: EUA, Laguna Seca, Porsche Rennsport Reunion

E também o show car 356 “N° 1” viaja pelo mundo, fazendo, por exemplo, as seguintes estações:

• Até 31 de maio: Alemanha, Berlim, DRIVE. Volkswagen Group Forum, exposição
• 9 e 10 de junho: África do Sul, Johanesburgo, Kyalami Grand Prix Circuit, Sportscar Together Day
• Meados de julho até final de setembro: Alemanha, Stuttgart-Zuffenhausen, Museu da Porsche, exposição
• 15 a 25 de novembro: China, Guangzou, Salão do Automóvel

Texto Peter Weidenhammer
Fotos Markus Leser, Porsche