Porsche - Editorial

Editorial

O que é a paixão? Segundo os dicionários, ela é a emoção impetuosa e acentuada, o entusiasmo forte, que por vezes chega à obsessão. Uma pessoa, um objeto, uma atividade: nosso cérebro não faz distinções. Cem bilhões de neurônios e cem trilhões de sinapses – sempre se adaptando ao novo. A medicina o chama de “plasticidade sináptica”. Mas o que tudo isso tem a ver com carros? Simples: eles podem ser amados. Apaixonadamente.

“As relações amorosas, com um carro ou entre pessoas, são espantosamente parecidas”, diz a socióloga Christa Bös, de Berlim. Ela associa a isso paixão e intimidade – e, afinal, o desejo de uma ligação duradoura, às vezes para toda a vida. Quando cientistas da Universidade de Ulm mostraram a jovens do sexo masculino fotos de carros de categorias diferentes e em seguida lhes perguntaram sobre suas impressões, os carros esportivos foram os que melhor se saíram. Isso não foi muito surpreendente. Espantoso é que a imagem por ressonância magnética mostrou uma alta atividade do Nucleus accumbens. Ele é uma estrutura no núcleo do cérebro, que funciona ora como centro de aprendizagem e felicidade, ora como centro de “recompensa”, que reage a experiências positivas, como uma boa comida, música, uma palavra, um olhar, um toque – ou um Porsche.

Karsten Schumann, por exemplo: da área médica, dono de um 911 Carrera 4 GTS na cor Prata Ródio, presidente do Porsche Club Westfalen. Não um Porsche Club qualquer, mas o mais antigo do mundo, fundado em 1952, quatro anos depois da apresentação do Porsche 356 Número 1 – na presença da lenda do automobilismo, Barão Huschke von Hanstein. Poderia-se comemorar o aniversário de 65 anos dando uma bela festa, mas o que faz Schumann? Posa alegre para a foto, sentado com os colegas de clube a uma gasta mesa de madeira em uma lanchonete de Dortmund, fazendo piada sobre os riquinhos exibidos e se empolgando com o próximo tour comemorativo pela região da Toscana. “Somos um bando de malucos”, conta Schumann rindo.

Paixão por tradição. Compromisso com a comunidade. Os 210.000 membros dos Porsche Clubs espalhados pelo mundo são parte da identidade Porsche. Puro entusiasmo. Como no Porsche Club Westfalen, unidos na amizade. Sentimento sempre reacendido, como no festival de veículos clássicos em Los Angeles, “Luftgekühlt”. Ou 90 anos de Nürburgring, marcados para sempre no asfalto.

Paixão, disse o psicanalista Erich Fromm (A arte de amar), é a tentativa do ser humano de dar um sentido à sua vida e de experimentar intensidade e força ao extremo, dentro de suas possiblidades. Será que um carro pode dar sentido à vida? Será que amar um carro é pecado? Para o cérebro isso não importa. Ele diz sim. E não.

De onde quer que você venha, para onde quer que você viaje: “Christophorus” está sempre com você.

Christophorus – A revista dos clientes da Porsche

A Christophorus é a revista oficial dos clientes da Porsche, sendo uma das mais antigas e renomadas publicações do mundo voltadas para o cliente. Desde a primeira edição em 1952, todas as edições são numeradas.

A revista, que leva o nome do padroeiro dos viajantes, oferece ao leitor informações interessantes sobre carros e técnica, proporcionando uma olhada por trás dos bastidores da empresa.

Atualmente, a Christophorus sai cinco vezes ao ano em alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, português, russo, chinês, mandarim taiwanês, japonês, coreano, holandês e polonês.

A cada duas semanas serão publicados sucessivamente artigos selecionados na edição online.

Quem se interessar pela Porsche como empresa e por todos os seus produtos, pode assinar a Christophorus: