Porsche - Sinal dos tempos

Sinal dos tempos

O livro do professor. A história da marca de automóveis Porsche começa em 1948 com o modelo 356, mas o alicerce da empresa de hoje é o escritório de design do professor Ferdinand Porsche. O primeiro livro de pedidos de 1930 mostra a fase inicial de um mito.

Ele está guardado em um cofre cinza comum, em uma sala com ar-condicionado: o primeiro livro diário do escritório de design da Porsche, guardado à prova de fogo no arquivo do Museu da Porsche. E lá está ela, neste caderno gasto pelo uso: a encomenda número 1, datada de 21 de agosto de 1930, para a qual foram fabricados componentes avulsos para um motor Hesselmann, uma mistura de motor a diesel e gasolina. Inovador desde o início. A encomenda número 7 tinha uma dimensão completamente diferente: “projeto de veículo de passeio” – consta no livro diário. A empresa Wanderer planejava a motorização da população e precisava de um conceito que pudesse transformar, de forma economicamente viável e barata, o automóvel – que era um bem de consumo de luxo – em um carro popular. A agenda de pedidos dos primeiros anos torna palpável a forma como Ferdinand Porsche, com sua pequena equipe de apenas 19 integrantes, viveu a visão de criatividade construtiva.

Em 25 de abril de 1931, o professor Porsche fez o registro oficial de sua empresa na junta comercial. A partir desse dia a “Dr. Ing. h.c. F. Porsche GmbH, Construção e Consultoria para Motores e Veículos” passou a existir oficialmente com sede em Stuttgart. Os primeiros cinco projetos ainda tiveram início em 1930, em St. Ulrich, na Áustria. Lá ficava a prancheta de desenho no quarto do filho Ferry. Mas no início de 1931, o escritório mudou para Stuttgart, onde a empresa primeiro alojou-se em salas alugadas no centro da cidade. A ideia de um escritório de design neutro naquela época era algo único no mundo do automóvel. Ferdinand Porsche não pensava na construção de seus próprios carros. Ele queria desenvolver projetos técnicos para diferentes clientes e receber royalties e receitas de patentes. O primeiro livro de pedidos registra de maneira impressionante como o escritório Porsche se tornou um núcleo inovador da indústria automobilística alemã.

[+]


[+]

Assinatura do filho

Para historiadores da empresa o chamado primeiro sketch book e os quatro cadernos seguintes são as fontes mais importantes do início da história da Porsche. Eles documentam o período de 1930 a 1945, com cerca de 300 projetos. Em 30 de janeiro de 1931 encontra-se pela primeira vez a assinatura “Porsche”. Em uma caligrafia juvenil está escrito: “biela com parafuso e porca”. O registro número 9 provém do aprendiz Ferry Porsche, que mais tarde iria transformar o escritório de design na empresa automobilística Porsche.

[+]

W de “Wanderer” – o primeiro grande projeto

Enquanto os primeiros cinco projetos ainda surgiram na Áustria, o pedido do modelo 6 foi a primeira encomenda em Stuttgart: um “freio a tambor duo-servo”. Esta também ainda foi uma construção relativamente pequena. Muito diferente da encomenda número 7, um projeto de carro de passeio, que mais tarde entraria para a história como Wanderer W21/22. No fichário original de Ferdinand Porsche ainda se encontra o endereço na letra W.

[+]

Carro da Zündapp como matriz

Em 1932 a Porsche recebeu a tarefa de desenvolver um carro de passeio para a fabricante de motocicletas Zündapp. O carro deveria oferecer uma nova perspectiva à marca, que estava em crise. Com o renascimento do mercado de motocicletas o projeto foi suspenso. No entanto, o trabalho no modelo 12 não foi em vão: ele foi a primeira manifestação da ideia do futuro Volkswagen (modelo 60), e a visão de Porsche começou a tomar forma. Em 27 de abril de 1934 Erwin Komenda aprontou o primeiro esboço para o modelo 60, como mostra a anotação “projeto Volkswagen”.

[+]

Introdução no automobilismo

Na primavera europeia de 1933 o escritório de design de Porsche recebeu da Auto Union a tarefa de desenvolver um carro de corrida equipado com 16 cilindros, de acordo com as regras da nova fórmula de corrida de 750 quilogramas. Já em dezembro de 1932, meses antes de fechar o contrato, a equipe de Porsche começou com a construção do modelo 22, um veículo com motor central apresentado como carro de corrida P. O lendário carro de Grande Prêmio da Auto Union estabeleceu padrões.


Texto Dieter Landenberger
Fotos Markus Bolsinger