Porsche - Longe de Zuffenhausen

Longe de Zuffenhausen

[+]

Areia a perder de vista: a paisagem lunar em Swakopmund é um terreno ideal para off-road – e já serviu de cenário cinematográfico para um dos filmes Mad Max

Órixes curiosos, guepardos famintos e infinitas estradas de areia que atravessam desertos solitários. Safári na Namíbia. Paisagens arrebatadoras, natureza esplêndida e biodiversidade selvagem. Com o Porsche Cayenne S cruzando o país do sudoeste da África.

De repente, um antílope salta no meio do caminho – um órix, o animal nacional da Namíbia. Ele vira a cabeça, olha curioso e desaparece por trás da formação rochosa. O sol poente se reflete na rocha em um brilho marrom dourado, e o vento levanta alguns grãos de areia: o cenário perfeito para Hans-Joachim Baumgartl. Exatamente como ele imaginou a Namíbia. Vinte anos atrás o médico da localidade alemã de Landsberg am Lech planejou uma viagem de motocicleta pela Namíbia. Mas como tantas vezes na vida, havia sempre algo que interferia: estudo, família, trabalho. Agora ele finalmente está aqui e realiza seu sonho – mas sobre quatro rodas em vez de duas. Ele participa de uma viagem do Porsche Travel Club.

O Cayenne S voa pela estrada de chão, a poeira rodopia nas caixas das rodas e o SUV deixa um longo rastro atrás de si. A paisagem de cascalho que surge depois de Swakopmund é um dos desertos mais antigos do mundo e geólogos calculam que ele tenha 80 milhões de anos. Pelo rádio, o guia Frik Orban chama a atenção do grupo para mais um órix à beira do caminho. Os seis veículos diminuem a velocidade e param. Baumgartl ergue o binóculo, foca o animal e o observa fascinado durante um tempo.

[+]

Descontração: uma manada de elefantes passa pelo Etosha Pan. Aqui vivem cerca de 1.500 desses animais

“É difícil imaginar um contraste maior com relação ao meu trabalho”, comenta. Na Namíbia ele se reabastece de energia, consegue se desligar e encontra tranquilidade, enquanto seu olhar se estende para o horizonte. Baumgartl, de 54 anos, aprecia nesta viagem a organização perfeita, o grupo pequeno de participantes, boas hospedagens e os confortáveis SUVs. “O que mais me impressiona é a gentileza das pessoas e a paisagem, que é magnífica”, acrescenta. Com certeza não foi a última vez que ele esteve na África.

A Namíbia tem o dobro do tamanho do Japão. A Suíça, por exemplo, caberia 20 vezes dentro desse país onde vivem apenas 2,3 milhões de habitantes em uma área de 824.000 quilômetros quadrados. Mas, em compensação, há 200 espécies de mamíferos, 645 tipos de aves e numerosas espécies de répteis e anfíbios. Nem um quinto da rede rodoviária da Namíbia é asfaltada. A apenas poucos quilômetros de distância da capital Windhoek começam as estradas de cascalho não pavimentadas – e com elas a aventura. Arbustos se encravam no chão, entre eles brotam esporadicamente Acácias ou verdes e suculentas árvores Mopane. De resto, apenas areia.

O Porsche Adventure Tour leva pelas dunas de até 380 metros de altura em Sossusvlei, cruza o Parque Nacional Namib Naukluft passando por Swakopmund até Damaraland e Twyfelfontein, assim como pelo reino animal de Etosha Pan. Um sonho para amantes da África e de animais. “Em comparação com outros países africanos a Namíbia oferece não só mais espaço e extensão, mas também mais segurança”, comenta o guia de 48 anos.

[+]

Aventura guiada: Petrus Nanyeni explica a rota do safári no Etosha Pan. Mulheres da região vendem pães frescos à beira da estrada

[+]

Panorama: ao contrário das zebras da montanha, as zebras da planície quase não têm listras nas pernas

Era exatamente isto que Gudrun Schmer da localidade alemã de Wuppertal-Sudberg procurava. Amplidão e animais selvagens livres na natureza. É a primeira vez que ela e o marido viajam pelo sul da África – uma estreia dupla para o casal: até aqui eles sempre planejavam os próprios roteiros de viagem.

“Desta vez queríamos fazer um safári fotográfico organizado, com muitos animais e o máximo de natureza possível”, diz ela. Neste caso a única viagem cogitável era com o Travel Club. Afinal os dois andam de Porsche há mais de 30 anos. “É muito prático que tudo seja perfeitamente preparado e ótimo que mesmo assim permaneça individual”, elogia a amante da África. Isto inclui não só o minirrefrigerador abastecido dentro do Cayenne, mas também os alojamentos especiais, os “lodges”, que são barracas muito confortáveis com chuveiros ao ar livre e vista até o horizonte, ou acampamentos formados por pequenos chalés redondos. À tarde sopra uma aragem de deserto pela pradaria ampla e aberta. A varanda do Ongava Lodge, no sul do Etosha Pan, convida para um drinque e para observar animais.

A palavra Etosha significa “grande área branca”. O Pan mede cerca de 4.800 quilômetros quadrados. Aqui vivem mais de 1.500 elefantes, 300 leões, 400 guepardos e 3.000 girafas, além de rinocerontes e leopardos. O Pan em geral é seco e só se enche de vez em quando depois de fortes chuvas. Então os animais vêm regularmente para um dos sessenta water holes, espécies de lagos que se formam ali. Alternadamente surgem gazelas, cudos, gnus, impalas e elandes.

Dois rebanhos de zebras passeiam pelo caminho. Primeiro zebras da planície, depois zebras da montanha. “A diferença entre elas está nas listras nas pernas”, soa a voz de Frik Orban pelo rádio. Zebras da planície quase não as tem. As listras servem como camuflagem. No calor ofuscante, é difícil reconhecer os animais à distância.

[+]

Hora de relaxar no Mowani Mountain Camp

Alguns quilômetros adiante um guepardo acaba de esfacelar uma gazela. Os filhotes comem, a mãe vigia. O ciclo da vida – nascimento e morte. Cerca de duas dezenas de abutres aguardam no ar pelos restos. Gudrun Schmer observa fascinada o espetáculo da natureza. Uma coisa está clara para ela e o marido: eles irão novamente viajar de férias com o Porsche Travel Club. A próxima viagem já está marcada: para contrastar com o programa na África o casal planejou um treinamento de derrapagem controlada na Finlândia – no gelo.

Texto Fabian Hoberg
Fotos Andreas Lindlahr


Veja aqui mais informações sobre o Porsche Travel Club: https://drivingexperience.porsche.com/en/travel-club