2.704 peças

[+]

Olhar de especialista: Frank-Steffen Walliser ainda conhece cada peça do modelo da Lego de 1980. Ele e muitos outros especialistas da Porsche ajudaram a desenvolver o novo projeto

Em algum momento se ouve o clique que anuncia que se encaixou a última peça do Porsche 911 GT3 RS da Lego. Assim como o esportivo de verdade é mais do que a mera soma de suas peças, seu irmãozinho de plástico também fascina com seu aspecto incrivelmente real. Não é simples modelismo, é arte – e uma sensação!

Frank-Steffen Walliser, diretor de Automobilismo e Veículos GT, não se deixa impressionar facilmente. O engenheiro mecânico sempre de novo pressiona os paddels de mudança. O sistema de embreagem dupla entra em ação, as marchas engatam. Algo muito normal em um Porsche 911 GT3 RS. Só que esse modelo da cor laranja lava não está estacionado na rua, mas no escritório de Walliser: é um Porsche da Lego. Quando criança Walliser já gostava de brincar com as peças de plástico do fabricante dinamarquês. Por exemplo, o carro com o artigo número 8860: 662 peças, motor boxer, diferencial, suspensão traseira e uma direção de funcionamento muito preciso. “Foram brinquedos como esse modelo que despertaram meu interesse por carros, de modo que mais tarde decidi fazer a formação em engenharia técnica e seguir a carreira profissional nessa área.” Mas isso aqui é simplesmente incrível!

Uwe Wabra, designer sênior na equipe da Lego Technic, trouxe consigo o modelo 8860 de 1980, mas em comparação, o GT3 RS parece vindo de um outro planeta. Ele e sua equipe trabalharam nisso por aproximadamente dois anos – 2.704 peças, das quais menos de 10 são criações novas. O resto são elementos da Lego Technic já existentes. As rodas são novas, naturalmente. Porsche only! Estas obras de arte negras só existem neste kit, que também inclui uma placa gravada a laser com número individual. Inconfundível como uma impressão digital. Uma peça que se reserva para o final. Clique. Encaixado. Pronto! Quando a peça número 2.704 está em seu lugar se alcança por fim o estado de felicidade.

[+]

Paixão em dobro: Andreas Preuninger (dir.) e Uwe Wabra, designer da Lego, são fascinados pelo 911 GT3 RS, tanto na sua versão grande como na pequena

“O Porsche 911 GT3 RS é o highlight absoluto da nossa série Lego Technic”, revela Wabra. “Toda a fase de desenvolvimento foi estritamente confidencial. E o conceito é extraordinário: o que nos interessava não era apenas o modelo em si, mas também toda experiência de montá-lo.” Só a embalagem já é um requinte: pela primeira vez, os elementos dos diferentes grupos de peças são embalados separadamente em caixinhas. Em conjunto com as instruções detalhadas, elas oferecem uma ideia geral do processo de montagem do original. Mesmo as fases de construção correspondem às do modelo de verdade até chegar a fase final: a integração da unidade de motor e de transmissão na carroceria.

Desde 2013 até a conclusão do protótipo foram realizados oito encontros com especialistas da Porsche: foram 40 versões desenvolvidas por Wabra até que se chegasse no protótipo perfeito. No segundo semestre de 2015 ele foi então apresentado a Frank-Steffen Walliser e Andreas Preuninger, diretores gerais de projetos de Veículos GT. Este foi o primeiro encontro entre o recém-concluído Porsche 911 GT3 RS e seu irmão menor da Dinamarca. O modelo real e o de plástico foram desenvolvidos paralelamente com um intercâmbio de dados secreto entre Billund e Weissach. E o resultado convenceu Preuninger: “Surpreendeu-me a grande semelhança com o original que se alcançou. Por exemplo, as linhas de entalhe no capô do motor e no teto, as aberturas nos para-lamas, os grandes aerofólios ou as entradas de ar se encontram todos também no modelo da Lego. Reconhece-se imediatamente que se trata de um RS.”

Também as primeiras apresentações do modelo, no início do ano, lembravam um Porsche de verdade: um protótipo camuflado para as feiras de brinquedos de Londres e Nürnberg. Os fãs enlouqueceram nos fóruns. Muitos tentaram garantir um kit de peças antecipadamente – ou melhor dois: um para montar e outro como investimento, para deixar guardado e lacrado na embalagem original. Desde agosto está disponível no mundo todo o modelo número 42056 da Lego Technic. A idade mínima recomendada é de 16 anos e a partir daí não há limite. Pois é de se esperar que não apenas jovens irão se dedicar a encaixar as 2.704 peças de plástico. São 57 centímetros de técnica concentrada pedindo para ser montados. Com isso, o modelo da Porsche é um dos maiores já desenvolvidos na localidade dinamarquesa de Billund. Nesse meio tempo Uwe Wabra já é capaz de montar o esportivo em miniatura em 10 horas: um tempo bastante inferior ao que necessitarão até mesmo os aficionados da Lego mais treinados. Um verdadeiro desafio. E também uma ótima ocupação para as horas livres.

Uwe Wabra, admirador de carros históricos, tem outros planos desde que visitou o museu da Porsche. “Um Porsche 356 de verdade. Não uma miniatura. Seria um sonho!”

Texto Thorsten Elbrigmann