Estado ideal

[+]

Volta de teste: o engenheiro de desenvolvimento da Porsche, Philipp Peglau, troca impressões com Vanina Ickx

O controle da instabilidade. Ir ao limite com segurança. O novo modo Sport do Porsche Stability Management ajuda os motoristas mais audazes da Porsche a ultrapassar as fronteiras do limite para ver até onde pode chegar o prazer de conduzir.

O 911 Turbo S se aproxima impetuosamente da curva à esquerda. Justo no último momento entram em ação os freios de cerâmica retardando poderosamente o veículo vermelho de tração integral. A virada se realiza brusca, até com fúria. Os motoristas do 911 com experiência em pistas de corrida sabem que a manobra é excessiva. Agora a única saída é ativar o Porsche Stability Management (PSM) para evitar um recuo forte e brusco da traseira. Normalmente. Porém, no novo modo Sport, o PSM dispensa intervenções drásticas de controle. Mas, ainda assim, a esperada “rebolada” não acontece. Em lugar disso, este esportivo de 580 cv movimenta-se gracioso em uma sobreviragem dócil e moderada. Apesar de veloz, a manobra se mostra absolutamente controlável, para a satisfação de Vanina Ickx. E de Philipp Peglau.

Ickx tem o potente top model 911 totalmente sob controle. A delicada belga ao volante do carro é uma das melhores pilotas do mundo. Ela herdou o talento de seu avô Jacques e de seu pai. Jacky Ickx acumulou oito vitórias de Fórmula 1, mas seu nome ressoa mais quando se trata de Le Mans, onde venceu seis vezes a corrida de 24 Horas, quatro delas com um Porsche. Sua filha Vanina já participou de sete largadas em Le Mans com um 911 GT3 RS, assim como também ao volante de protótipos purosangue. Ademais, ela atuou durante dois anos no campeonato alemão DTM como pilota oficial.

[+]

Manobra sem esforço: Vanina Ickx ao volante do 911 Turbo S com modo PSM Sport

Vanina mostra seu sorriso mais encantador enquanto deixa o Porsche lentamente parar. É um dia frio de primavera no centro de segurança de condução do circuito do Grande Prêmio em Hockenheim, e dá vontade de aquecer as mãos no calor dos pneus. Vanina Ickx também parece ter se aquecido. Levar um 911 Turbo S até o limite é um momento especial. “Nunca é fácil aproveitar todo o potencial de um esportivo tão potente”, comenta ela com os olhos brilhando. “O novo modo PSM Sport também oferece a amadores a chance de desfrutar desta impressionante experiência sem abrir mão da segurança.” Philipp Peglau se mostra satisfeito.

Peglau desenvolveu junto com seus colegas o modo PSM Sport. Eles trabalharam nele durante dois anos e meio, rodando inúmeros quilômetros sobre pistas secas e molhadas, com chuva, neve e gelo, pelos mais diversos circuitos, inclusive no círculo polar, até que todos os parâmetros e curvas características estivessem de tal modo afinados que o resultado cumprisse tanto o amplo conjunto de manobras como também os elevados requisitos funcionais da Porsche. Desde o lançamento do Macan GTS, da última geração do 911, do Porsche 718 Boxster e do 718 Cayman, o PSM Sport faz parte do pacote Sport Chrono.

“O PSM Sport não é um modo de fazer drifting”, esclarece Philipp Peglau, de 42 anos. O sistema eletrônico não intervém de maneira artificial para alcançar ou manter um determinado ângulo de derrapagem. “Isso faria com que o motorista perdesse a sensação sobre o carro e simularia uma imagem falsa de suas próprias habilidades”, acentua o engenheiro. “O PSM Sport de modo algum tira do motorista o controle que ele tem sobre o carro.”

[+]

O PSM Sport concede ao motorista mais liberdade na faixa-limite

[+]

Encantadoramente rápida: a pilota de corrida Vanina Ickx

Segundo Peglau, um dos maiores desafios na faixa limite é passar da estabilidade para a instabilidade sobre a pista. Aqui, os engenheiros de desenvolvimento falam de “aceleração de guinada” referindo se com isso à intensidade do impulso, com o qualse produz uma sobreviragem: se for forte demais, é quase impossível voltar a conter o veículo. É precisamente neste momento que o Porsche Stability Management intervém, sem necessidade de sensores adicionais. “Nós não nos dedicamos em aumentar simplesmente os limiares de regulação, mas o que fazemos é amortecer a aceleração de guinada inicial”, explica Peglau. “Desta forma, podemos fazer com que a transição seja mais suave. Assim que o sistema reconhece que o motorista domina a situação, ele lhe concede mais liberdade ampliando os valores limiares e atenuando as intervenções no freio através do PSM. Assim, o controle de estabilidade se converte em um controle de instabilidade sem alterar o caráter básico do veículo.”

No passado a Porsche oferecia em combinação com o pacote Sport Chrono um nível intermediário entre PSM ativado e desativado, que fazia parte do modo Sport Plus. “Com o antigo modo PSM Sport queríamos dar ao cliente mais liberdade para desfrutar de uma condução orientada no desempenho. Mantinha se integralmente a assistência de segurança do PSM, pois não foi acendida a luz do PSM. Mas almejávamos uma solução diferente: queríamos propiciar ao motorista um maior nível de liberdade e um maior ângulo de derrapagem sobre qualquer superfície, ainda que com pista molhada ou coberta de neve”, explica Philipp Peglau.

[+]

Contagem exata: já com um rápido toque na tecla (0,3 segundos) se ativa a função PSM Sport, e mantendo-a pressionada um pouco mais tempo (1,7 segundos), o PSM se desativa

O objetivo era poder experimentar com segurança a extraordinária dinâmica de direção de um Porsche ali onde isso é possível: em circuitos de corrida ou áreas fechadas de treinamento de direção. “Com o modo PSM ativo, o sistema de controle normalmente não intervém até que se tenha alcançado o limite de estabilidade”, destaca o engenheiro de chassis. “Mas em trechos irregulares ou em curvas fechadas, como em Nordschleife de Nürburgring, o modo PSM ativado pode limitar ligeiramente o desempenho do veículo. Em contrapartida, o PSM Sport permite até mesmo a volta mais rápida como no modo PSM off. Ao mesmo tempo, sua estratégia de controle ajuda o motorista esportivo, por exemplo, reduzindo a dinâmica de condução através de rápidas intervenções nos freios quando a batalha pelo recorde o fizer desafiar involuntariamente as leis da física.”

Simultaneamente, a segurança continua sendo a prioridade máxima. Se o motorista estiver em apuros e a pressão no pedal do freio exceder o limiar de ativação do sistema antibloqueio, o sistema volta para o modo PSM on com maior ou menor rapidez, dependendo qual tenha sido a pressão prévia. Esta função de âncora de emergência já é conhecida do modo PSM off. A uma velocidade entre 100 e 150 km/h, o PSM Sport se adapta gradualmente ao PSM ativado. Apenas o sistema de controle antiderrapante ASR pode ser ampliado mesmo a velocidades superiores a 150 km/h, porém dependendo do nível de aderência da pista.

“Em outras palavras, também poderíamos dizer que o PSM Sport ‘dá a mão ao motorista’ para aproximálo cuidadosamente ao ajuste PSM off, que naturalmente continua disponível”, afirma Peglau. Este ajuste deve continuar cumprindo o papel que sempre teve, sobretudo no caso do 911 Turbo S: uma espécie de “último recurso” para os mais capazes como Vanina Ickx. O que ela diria do modo PSM Sport em um carro de corrida? “Por que não?”, responde a belga, e acrescenta: “Em determinadas situações, o controle de tração foi de grande ajuda nos nossos protótipos de Le Mans.”

Texto Klaus-Achim Peitzmeier
Fotos Heiko Simayer