Porsche - Jan Koum

Jan Koum

“O desejo de comprar um Porsche foi a minha motivação para trabalhar ainda mais duro”

WhatsApp todo mundo conhece. A pessoa por trás da história de sucesso, só poucos: Jan Koum. Ele inventou o aplicativo para mensagens usado atualmente por mais de um bilhão de pessoas no mundo todo. Mais ainda: foi Jan Koum que o desenvolveu. Ele o codificou e o transformou naquele objeto do desejo, que o Facebook comprou há dois anos por 19 bilhões de dólares. Desde então, Koum está no Conselho Administrativo do Facebook e pertence ao grupo das 200 pessoas mais ricas do mundo. Um conto de fadas moderno.

Koum, que nasceu na Ucrânia, não aparenta ser rico. Em apresentações públicas ele veste camiseta, calça jeans e tênis, o típico visual de um programador. Também no quesito carro ele não faz compro­missos. “Minha marca é a Porsche”, afirma Koum. “Eu sempre quis ter um, mas eu não tinha condições para isso.” Tendo crescido em um subúrbio de Kiev, o então adolescente de 16 anos mudou-se em 1992 para os Estados Unidos com a mãe, mais precisamente no Vale do Silício. Nos primeiros tempos eles viviam de ajuda social; ele fazia faxina em um supermercado e ela passava camisas para fora. Naquela época, quando um Porsche passava, ele renovava seu objetivo: “Para mim a Porsche era a quintessência do sucesso. E o desejo de possuir um carro assim foi a motivação decisiva para aprender mais e trabalhar mais duro ainda.” O que ele então fez. Koum aprendeu programação. Depois de trabalhar nove anos na Yahoo, ele fundou a WhatsApp em 2009 – o resto é história digital.

Seu primeiro 911 foi adquirido há exatos dez anos, um Cabriolet de 2003. Naquela época, sorri Koum, ele estava passando pela fase dos conversíveis. Hoje ele gosta dos Coupés das séries 964 e 993. “Nada supera a alegria de poder dirigir um Porsche original dos anos 1990 refrigerado a ar.” Em sua crescente coleção de 911, faltam ao fundador do WhatsApp ainda dois modelos: um 964 RS 3.8 e um 964 Turbo S de construção leve. “Dou preferência a carros nos quais é possível desinstalar o rádio. O som do motor de seis cilindros é a melhor música.”

Texto Thomas Lötz
Foto Robert Gallagher


Ano de nascimento: 1976
Residência: São Francisco, EUA
Porsche: 911 Sport Classic (fabricado em 2010)
Profissão: especialista em informática, membro do Conselho de Administração do Facebook