Porsche - Ano novo, vida nova

Ano novo, vida nova

Foi dado o tiro de largada para a temporada deste ano do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). Um resumo das informações mais importantes

Valores de pico

As mais altas velocidades acontecem na longa reta de Hunaudières, em Le Mans. Em 2014, o Porsche 919 Hybrid alcançou ali cerca de 335 km/h. Em segundo lugar está a longa reta do circuito de Fuji. Este protótipo chegou a 320 km/h no fim dessa reta. A terceira colocação fica com Spa-Francorchamps. Se o tempo estiver seco na região das Ardenas, pode-se voar na descida da Eau Rouge, e o LMP1 da Porsche faz 310 km/h.

Para fins de comparação: na temporada, as três velocidades máximas do Porsche 911 RSR nos trechos acima citados foram de 295 km/h, 268 km/h e 265 km/h. Essas diferenças de velocidade tornam absolutamente obrigatório prestar atenção.

Equipe de pilotos

Não só na categoria tope LMP1, como também na categoria GT, a Porsche participa com a equipe oficial. Por outro lado, a equipe Manthey da Porsche vai largar em 2015 com uma seleção nova de pilotos, no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) e em Le Mans.

A partir da corrida de estreia em Silverstone, no dia 12 de abril, Michael Christensen (Dinamarca) e Richard Lietz (Áustria) dividirão o 911 RSR com o número de largada 91. Tal como na segunda parte da temporada de 2014, os franceses Frédéric Makowiecki e Patrick Pilet se revezarão no segundo 911 RSR com o número de largada 92. Em Le Mans entram em ação, como terceiros pilotos, Wolf Henzler (Alemanha) no carro de número 92, bem como Jörg Bergmeister (Alemanha) no 91.

Grid de largada

O Campeonato Mundial de Endurance da FIA registra com um total de 35 carros um grid de largada recorde em 2015. Após o ingresso da Nissan na categoria tope LMP1, agora estão registrados onze pro­tótipos para toda a temporada. Além de ambos os Porsche 919 Hybrid, temos por marca dois carros da Audi, Nissan, Rebellion e Toyota, bem como um protótipo da equipe privada ByKolles da Áustria, a antiga Lotus. Em Spa e em Le Mans, a competição será mais árdua, pois a Audi e a Nissan, assim como a Porsche, largarão com um terceiro carro. Em Le Mans somente são aceitos, no máximo, 56 participantes.

Na segunda categoria para protótipos, a LMP2, registraram-se 20 carros para Le Mans, mas somente a metade deles compete também nas sete outras corridas do WEC.

Na categoria GT há uma diferenciação entre classe profissional e amadora, isto é, entre equipes oficiais e privadas. Na categoria LMGTE Pro, a disputa será entre ambos os Porsche 911 RSR contra três Aston Martin e dois Ferrari. Em Le Mans, mais dois Corvettes juntam-se a esses carros. A categoria LMGTE Am conta em Le Mans com 13 carros e, no resto do mundial, com sete.

Controlando custos

Apesar da tão esperada liberdade do regulamento, foram estabelecidas restrições para a temporada 2015 a fim de não perder o controle sobre os custos. Em particular, na categoria LMP1 só podem ser utilizados por temporada, no máximo, cinco motores. Isso faz também com que nenhuma equipe queira desenvolver motores especialmente para as corridas curtas ou o qualifying.

Também por motivos de economia, foi reduzido o número de dias de testes e especificado um número máximo de mecânicos para as equipes.

Calendário de 2015

[+]

1 Seis Horas de Silverstone - 12 de abril
2 Seis Horas de Spa-Francorchamps - 2 de maio
3 24 Horas de Le Mans - 13 e 14 de junho
4 Seis Horas de Nürburgring - 30 de agosto
5 Seis Horas de Austin - 19 de setembro
6 Seis Horas de Fuji - 11 de outubro
7 Seis Horas de Xangai - 1º de novembro
8 Seis Horas do Barein - 21 de novembro