50 anos de Porsche 911.

O modelo do 50.º aniversário do 911.

Um clássico. Vindo do futuro.

O coração da marca Porsche celebra o 50.º aniversário. Motivo para prestarmos homenagem a uma grande ideia – com o modelo do 50.º aniversário do 911. Com uma disponibilidade estritamente limitada de 1963 exemplares da 7.ª geração, como nunca voltará a ser disponibilizado neste formato.

Exterior

A frente

Um 911 não tem uma grelha dianteira clássica à frente. Em nenhuma geração. Mas sim entradas de ar. Estas entradas de ar caracterizam a história de um 911. As lamelas das entradas de ar do modelo de aniversário são adicionalmente acentuadas com cromados.

Um detalhe do presente: o distinto lábio do spoiler dianteiro. Em linha com o futuro do 911.

À frente, os guarda-lamas – Ferry Porsche falava em extremidades direccionais – melhoram a imagem. Isto significa que os condutores do 911 podem igualmente deliciar-se com as formas exteriores a partir dos bancos, geração após geração. Aparentemente apenas um detalhe, mas elementar para o design: os faróis de formato redondo. São eles que fazem do 911 um 911.

A traseira

A traseira do 911 é também uma característica de design. Mais precisamente: a grelha da tampa traseira. Este componente fornece uma pista clara sobre a localização do motor no 911: atrás.

A grelha da tampa traseira pintada a preto é acentuada em cromado. Os frisos cromados entre os farolins comprovam a sua fidelidade à primeira geração. Características de elevada qualidade que formam uma ponte estilística – para o primeiro 911 de 1963.

A linguagem das formas da traseira concebida com largura representa outra índole do 911. Rebaixado, largo, plano – um desportivo puro-sangue com tracção traseira. No modelo do 50.º aniversário do 911, vincámos ainda mais a traseira – com a carroçaria 44 mm mais larga do 911 Carrera 4. Para uma estabilidade dinâmica ainda melhor.

Um pequeno mas marcante detalhe de design do modelo de aniversário é possivelmente o mais emocional: a inscrição "911 50" na traseira. Evoca a famosa tipografia dos anteriores modelos do 911.

A vista lateral

Marcante para o 911: uma clara linha do tejadilho que baixa de forma dinâmica para trás – os nossos designers falam na Flyline. Esta orientação típica da linha influenciou igualmente a forma dos vidros laterais. O contorno das superfícies dos vidros do modelo do 50.º aniversário do 911 foi concebido em alumínio anodizado, como reminiscência do 911 original. Um detalhe específico que já conhece do novo 911 GT3: os espelhos retrovisores exteriores SportDesign.

A roda Sport Classic com design de jante Fuchs

A jante Fuchs chegou à estrada pela primeira vez em 1966 no Porsche 911 S e foi disponibilizada na gama até 1989. Para os responsáveis pelo desenvolvimento do modelo do 50.º aniversário do 911, era inevitável captar este ícone num modelo, ligando tradição e futuro. No design clássico, mas numa interpretação tecnologicamente moderna. 5 raios, alumínio forjado, 20 polegadas. A roda Sport Classic em design de jante Fuchs está pintada a preto (brilho seda), a estrela da jante e o friso da jante são polidos.

As cores

Exclusivo do modelo do 50.º aniversário do 911:
3 cores exteriores especiais:

Cor exterior metalizada:
Cinzento Géiser metalizado

Cor exterior lisa:
Cinzento Grafite
Preto

Habitáculo

Os instrumentos

Em comparação directa com o primeiro 911, o modelo do 50.º aniversário do 911 funciona como um instrumento de precisão: com a consola central inclinada, o volante SportDesign de série e o Porsche Communication Management (PCM), disponível mediante pedido, para áudio, navegação e comunicação.

O primeiro 911 já tinha 5 instrumentos circulares, com o conta-rotações ao centro. A ignição encontrava-se, então como agora, à esquerda do volante – como tributo à partida de Le Mans, na qual os pilotos tinham de correr em direcção ao veículo e a ignição à esquerda acelerava o arranque.

Até 1967, a cor dos algarismos e da escala dos instrumentos pretos era verde, com os ponteiros a branco. Para uma boa legibilidade e uma elevada funcionalidade. No modelo do aniversário, constituem – na cor idêntica à de outrora – uma subtil e contudo chamativa herança de design, a qual é igualmente recuperada no relógio Sport Chrono como componente do pacote Sport Chrono opcional.

Equipamento do habitáculo

Nos materiais do habitáculo do modelo do 50.º aniversário do 911, predominam a pele e o alumínio. O equipamento Classic do habitáculo está disponível em Cinzento Ágata, Cinzento Géiser ou Preto Estanho. Um destaque especial: o centro dos bancos à frente e atrás. O centro dos bancos apodera-se de um material e padrão que criou o estilo dos primeiros modelos 911: o denominado Pepita – um material têxtil de duas cores com um pequeno padrão axadrezado. Clássico na impressão, resulta de forma intemporal no contexto do habitáculo moderno. As abas dos bancos possuem costuras decorativas com cor de contraste– em Cinzento Géiser ou Estanho. As costuras encontram-se também na parte superior do painel de comandos, nos revestimentos laterais traseiros e das portas, assim como no volante SportDesign e nos tapetes.

Os bancos desportivos totalmente eléctricos com 14 posições de regulação são de série. Estão disponíveis como opção os bancos desportivos adaptativos Plus, os quais, graças às 18 posições de regulação elétrica, se adaptam de forma ideal às suas necessidades. Está disponível um aquecimento para ambos os bancos, mediante pedido.

Tecnologia

O chassis

No modelo do 50.º aniversário do 911, a traseira é 44 mm mais larga do que a do 911 Carrera S. O que proporciona maior aderência ao piso. E maior estabilidade. Em cada curva. Os nossos engenheiros prolongaram em 100 mm a distância entre eixos da mais jovem geração do 911. Dessa forma, o veículo fica ainda mais próximo da estrada e a estabilidade de condução é ainda maior, especialmente a altas velocidades e em curvas rápidas.

Os sistemas de gestão do chassis de série, como o Porsche Stability Management (PSM) e o Porsche Active Suspension Management (PASM), providenciam um contributo elementar para a sensação de condução típica da Porsche, com um rebaixamento da carroçaria em 10 mm. Igualmente de série: o Porsche Torque Vectoring (PTV).

O carácter desportivo continua a aumentar: com o botão SPORT de série ou o botão SPORT PLUS opcional em conjunto com o pacote Sport Chrono, incluindo apoios dinâmicos do motor. Ajustado ao modelo do 50.º aniversário do 911: o relógio Sport Chrono com mostrador preto, inscrição da escala a verde e ponteiros brancos.

A tracção

O motor de 6 cilindros, com uma cilindrada de 3,8 litros e injecção directa de gasolina (DFI) e VarioCam Plus, debita 294 kW (400 CV) às 7.400 rpm. E atinge um binário máximo de 440 Nm. Está disponível às 5.600 rpm. Um sistema de escape desportivo com ponteiras de aço inoxidável polidas em design exclusivo faz parte do equipamento de série do modelo do aniversário.

Com base no motor do 911 Carrera S, o modelo do 50.º aniversário do 911 acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,5 s, com a transmissão manual de 7 velocidades. E atinge uma velocidade máxima de 300 km/h. A transmissão de embraiagem dupla da Porsche (PDK) extremamente eficiente está disponível como opção. Com a PDK, o modelo do aniversário chega aos 100 km/h em apenas 4,3 s (4,1 s com o pacote Sport Chrono) e atinge uma velocidade máxima de 298 km/h.

As tecnologias eficientes de série constituem igualmente parte integrante do conceito do veículo do modelo do aniversário, como, por exemplo, a função Auto Start Stop, a gestão térmica inteligente ou a recuperação da rede de bordo. Em conjunto com a PDK opcional, garantem um consumo comparativamente baixo de 8,7 l/100 km.

A segurança

O modelo do 50.º aniversário do 911 dispõe do potencial desportivo do modelo 911 Carrera S. E, no caso dos travões, da respectiva almofada de segurança. Com pinças dos travões, pintadas em vermelho, de 6 êmbolos em monobloco de alumínio à frente e de 4 êmbolos em monobloco de alumínio atrás. Para um elevado desempenho de travagem e estabilidade.

Para além dos airbags de grande volume para condutor e passageiro, o modelo do 50.º aniversário do 911 dispõe do Porsche Side Impact Protection System (POSIP).

Os faróis bi-xénon com sistema de lavagem de faróis e regulação dinâmica do alcance dos faróis são de série. Os faróis dianteiros contêm os piscas, luzes de circulação diurna e luzes de posição concebidos com a tecnologia LED. No modelo do aniversário, o Porsche Dynamic Light System (PDLS) está adicionalmente disponível de série. A sua luz de curva dinâmica oscila os faróis consoante o ângulo da direcção e a velocidade na curva.

Disponível mediante pedido: os novos faróis LED, incluindo o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS+).

Personalização

Desporto. Bom senso. Quotidiano. Design. Pode optar entre diferentes elementos de personalização para o exterior e para o habitáculo. Pois ninguém sabe melhor do que você o que transmite a sua identidade e do que pode prescindir conscientemente.

Dados técnicos O modelo do 50.º aniversário do 911 O modelo do 50.º aniversário do 911 com aumento de potência
Motor
Número de cilindros 6 6
Cilindrada 3.800 cm3 3.800 cm3
Potência (DIN) 294 kW (400 CV) 316 kW (430 CV)
às rotações 7.400 rpm 7.500 rpm
Binário máximo 440 Nm 440 Nm
às rotações 5.600 rpm 5.750 rpm
Transmissão
Tracção Traseira Traseira
Transmissão manual 7 velocidades 7 velocidades
PDK (opcional) 7 velocidades 7 velocidades
Chassis
Travões 6 pinças fixas de êmbolos de alumínio em monobloco à frente; 4 pinças fixas de êmbolos de alumínio em monobloco atrás, discos perfurados e com ventilação interior 6 pinças fixas de êmbolos de alumínio em monobloco à frente; 4 pinças fixas de êmbolos de alumínio em monobloco atrás, discos perfurados e com ventilação interior
Sistema de controlo de estabilidade de condução Porsche Stability Management (PSM) incluindo ABS com funções de travagem adicionais Porsche Stability Management (PSM) incluindo ABS com funções de travagem adicionais
Jantes ED: 9,0 J x 20 ET 51, HA: 11,5 J x 20 ET 48 ED: 9,0 J x 20 ET 51, HA: 11,5 J x 20 ET 48
Pneus ED: 245/35 ZR 20, ET: 305/30 ZR 20 ED: 245/35 ZR 20, ET: 305/30 ZR 20
Tara Transmissão manual/PDK Transmissão manual/PDK
DIN 1.410 kg/1.430 kg 1.410 kg/1.430 kg
De acordo com a directiva da CE * 1.485 kg/1.505 kg 1.485 kg/1.505 kg
Peso bruto admissível 1.830 kg/1.850 kg 1.830 kg/1.850 kg
Performance Transmissão manual/PDK Transmissão manual/PDK
Velocidade máxima 300 km/h/298 km/h 303 km/h/301 km/h
0–100 km/h 4,5 s/4,3 s 4,4 s/4,2 s
Pacote Sport Chrono (com PDK) 0–100 km/h –/4,1 s –/4,0 s
Recuperação (80-120 km/h), 5.ª velocidade 6,0 s/– 6,0 s/–
Consumo/emissões * Transmissão manual/PDK Transmissão manual/PDK
Ciclo urbano em l/100 km 13,8/12,2 13,6/12,2
Ciclo extra-urbano em l/100 km 7,1/6,7 7,3/6,7
Ciclo combinado em l/100 km 9,5/8,7 9,5/8,7
Emissões de CO2 em g/km 224/205 224/205
Classe de eficiência Transmissão manual/PDK Transmissão manual/PDK
Classe de eficiência na Alemanha G/G G/G
Classe de eficiência da Suíça G/G G/G

Rode o dispositivo.