HOME

Navegação principal
Modelos
911
Porsche - Expedicionarios

Expedicionarios

Cinco roteiros, cinco homenageados. A bordo de um Porsche Cayenne V6 modelo 2008, equipes formadas por jornalista, fotógrafo e cinegrafista farão cinco viagens pelo Brasil entre junho e setembro para documentar o projeto cultural Expedicionários. Em processo de validação pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Expedicionários é apoiado pela Stuttgart Sportcar, importador oficial da Porsche para o Brasil, e pela Eurobike, revendedora autorizada da marca, com lojas em Ribeirão Preto (SP) e Porto Alegre.

Cada roteiro retratará a história de um expedicionário brasileiro, abrangendo cada século transcorrido desde o descobrimento oficial do Brasil, em 1500. As imagens e relatos colhidos durante as viagens darão origem a um livro e um DVD, a serem lançados pela Auana Editora até o final do ano. Participarão do projeto os jornalistas Ana Augusta Rocha, Marcelo Macca e Victor Rebouças; os fotógrafos Roberto Linsker, Fifi Tong e Eduardo Simões; e o cinegrafista Guto Carvalho. Cada viagem terá um fotógrafo, um jornalista e o cinegrafista − a composição das equipes será decidida em datas próximas às viagens. “O Brasil é um país único e o projeto vai mostrar que ainda existem muitas coisas a serem descobertas”, explica Ana Augusta, da Auana, editora responsável pelo Expedicionários. “Além disso, o Porsche Cayenne é um carro perfeito para pessoas que possuem o espírito desbravador que movia os antigos expedicionários.”

O Porsche Cayenne V6 que será usado nas viagens é um carro normal, sem preparações especiais para enfrentar as estradas difíceis que surgirão pelo caminho. A instalação de pneus para fora-de-estrada, integrantes da linha de opcionais oferecidos pela própria Porsche, foi a única alteração técnica feita no carro. Os “expedicionários” receberam treinamento especial para conhecer o funcionamento e as capacidades do Cayenne V6.

As viagens dos expedicionários

O roteiro de estréia do projeto cultural Expedicionários terá início no dia 11 de junho. O trajeto irá dos Lençóis Maranhenses (MA) ao Delta do Parnaíba, no Piauí. O homenageado é o padre Antônio Vieira, escritor e jesuíta, conselheiro de reis e rainhas no século XVII e que trilhou alguns trechos destes belíssimos caminhos.

No dia 28 de julho, o Cayenne V6 percorrerá o deserto do Jalapão, em Tocantins, e o expedicionário-mito desta viagem é o marechal Cândido Rondon, que percorreu praticamente todo o país no século XX. Rondon foi o único expedicionário homenageado que viveu na era do automóvel: ele usou um Ford modelo T em várias de suas viagens pelo interior do Brasil.

Em 15 de agosto, o projeto Expedicionários estará na serra gaúchas, indo até o território das Missões. A inspiração da vez será Cabeça de Vaca, espanhol que esteve no Brasil no século XVI e buscou no território brasileiro a rota secreta para o império Inca.

Em setembro, serão realizadas duas viagens. A primeira percorrerá o Planalto Central, da Chapada dos Veadeiros ao território do povo Calunga, remanescente de quilombos. O expedicionário símbolo dessa viagem será Urbano, um desbravador que viveu no século XVIII e deixou o mito de um grande tesouro escondido em Goiás. A viagem de encerramento acontecerá na Rota do Ouro Colonial, entre Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ). Richard Burton, cônsul da Inglaterra no Brasil no século XIX, viajou várias vezes entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para ver detalhes das viagens já realizadas.