HOME

Navegação principal
Modelos
911

Conceito de iluminação Panamera Turbo S Executive

Porsche Panamera Turbo S Executive - Conceito de iluminação
Ilustração: Panamera Turbo

Conceito de iluminação

De série no Panamera Turbo: os faróis em LED com Porsche Dynamic Light System (PDLS).

De série nos restantes modelos Panamera: os faróis bi-xénon com luzes diurnas com quatro luzes em LED integradas em cada farol. No Panamera GTS, incluem Porsche Dynamic Light System (PDLS). Além disso, os grupos ópticos dos faróis são em Preto.

O sensor de luz, de série em todos os modelos, liga automaticamente os faróis quando começa a escurecer. O sistema de iluminação dispõe ainda de um sistema automático de desactivação e da função de regresso a casa, que permite a regulação temporal da pós-luminescência das luzes diurnas e das luzes de presença da retaguarda, para iluminar, por exemplo, o caminho até à porta de sua casa.

As luzes de travagem em LED adaptativas, de série, pulsam em caso de uma travagem de emergência. Deste modo, os condutores que se aproximarem poderão identificar mais rapidamente uma situação crítica.

O Porsche Dynamic Light System (PDLS)

O Porsche Dynamic Light System (PDLS) é de série no Panamera Turbo e Panamera GTS e opcional nos restantes modelos.

A sua luz de curva dinâmica roda os faróis principais em função do ângulo da direcção e da velocidade de circulação na curva. A luz de curva estática activa os faróis suplementares para uma melhor iluminação nas curvas apertadas ou ao virar. Além disso, a distribuição da luz é constantemente adaptada à velocidade e às condições de visibilidade.

Outra função do PDLS são as luzes para condições climatéricas adversas. Estas são activadas ao ligar as luzes de nevoeiro traseiras, aumentando a segurança, na medida em que reduzem o encandeamento do condutor e iluminam melhor a berma da faixa de rodagem.

Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS+)

O Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS+) é disponibilizado como opção para o Panamera Turbo. Nos restantes modelos está disponível apenas em conjugação com os faróis em LED. Para além de todas as funções disponíveis no PDLS, o PDLS+ possui ainda máximos dinâmicos e uma função de luz de cruzamento.

Os máximos dinâmicos são activados a partir dos 65 km/h e reconhecem as luzes dos veículos que circulam à frente e no sentido contrário. Assim, consegue adaptar a intensidade e o alcance do feixe luminoso a cada situação de condução.

Na função de luz de cruzamento, os cruzamentos e entroncamentos são detectados através dos dados de navegação do PCM. Para uma iluminação optimizada dos cruzamentos, o sistema liga simultaneamente as luzes de curva dos lados esquerdo e direito. No caso dos entroncamentos, é activada apenas a luz de curva estática do lado para onde se pretende virar.

Faróis em LED com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS+)

Se desejar, pode optar pelos faróis em LED com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS+). O interior dos faróis consiste em duas caixas de iluminação com disposição desnivelada. As luzes de circulação diurna, compostas individualmente por 4 luzes em LED com aro luminoso, estão integradas nos faróis. Uma característica de design que torna os modelos Panamera ainda mais distintos.

Quanto ao funcionamento: a luz em LED é muito clara, tornando a iluminação da faixa de rodagem especialmente eficaz. Graças a uma iluminação optimizada de curto alcance, lateral e de longo alcance, bem como à cor semelhante à da luz do dia e à reduzida dispersão da luz, a fadiga visual é menor em comparação com outros sistemas.