HOME

Navegação principal
Modelos
911

Sistema de travagem Panamera S

Porsche Panamera S - Sistema de travagem

Sistema de travagem

O sistema de travões dos modelos Panamera conta com pinças de alumínio de tipo monobloco com 6 êmbolos à frente e 4 êmbolos atrás. As pinças dos travões são em Preto no Panamera e Panamera 4, Prata nos modelos Panamera S, Verde Ácido no Panamera S E-Hybrid e Vermelho no Panamera GTS e Panamera Turbo.

Os discos dos travões são ranhurados e ventilados, para um melhor desempenho dos travões em condições extremas, bem como para uma melhor dissipação do calor. No Panamera Turbo e Panamera GTS, o diâmetro dos discos dos travões é de 390 mm à frente e 350 mm atrás. Nos restantes modelos Panamera, é de 360 mm à frente e 330 mm atrás.

O travão de estacionamento eléctrico, que pode activar e desactivar manualmente, solta-se automaticamente no arranque. Graças à função “hold” pode arrancar em declives e subidas sem que o veículo descaia.

O Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB)

A título opcional, encontra-se disponível o sistema de travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), com provas dadas na competição automóvel. Os discos dos travões de cerâmica ranhurados do Panamera Turbo e Panamera GTS têm um diâmetro de 410 mm à frente e 350 mm atrás.

Nos restantes modelos, o diâmetro é de 390 mm à frente e 350 mm atrás.

Uma das características típicas do PCCB é a sua reduzida dilatação térmica, o que impede as deformações em situações de forte sobrecarga dos travões. Além disso, os discos em cerâmica garantem a ausência de corrosão e uma maior atenuação sonora.

A principal virtude do sistema de travões em cerâmica reside no peso extremamente baixo dos discos: são cerca de 50% mais leves do que os discos de fundição com o mesmo tipo de construção e dimensões semelhantes. Isto reflecte-se de forma positiva nas prestações e no consumo, mas reduz, sobretudo, as massas não suspensas e rotativas. Para uma melhor manobrabilidade, bem como um aumento do conforto de condução, especialmente em pisos irregulares.

No caso de condução em circuitos fechados, o sistema deve ser sujeito a manutenções adicionais para além das efectuadas regularmente no âmbito dos intervalos de manutenção normais.

Opcional para os modelos Panamera Turbo e Panamera GTS em conjugação com jantes de 20˝, para todos os outros modelos Panamera apenas com jantes a partir de 19˝.