HOME

Navegação principal
Modelos
911

Assistance systems Panamera S E-Hybrid

Porsche Panamera S E-Hybrid - Assistance systems
Ilustração: Panamera S E-Hybrid

Assistance systems

ParkAssist

O ParkAssist, disponível em todos os modelos Panamera, dispõe de 6 sensores à frente e 4 sensores atrás, avisando o condutor através de um sinal acústico da existência de obstáculos à frente e atrás do veículo. Os sons intermitentes ajudam a perceber a distância para o obstáculo.

O aviso é acústico e adicionalmente visual, através da representação esquemática de uma perspectiva aérea do automóvel no ecrã central. Deste modo, a distância face ao obstáculo pode ser graficamente visualizada.

A câmara de marcha-atrás

A câmara de marcha-atrás opcional facilita um estacionamento de marcha-atrás mais preciso e ajuda em manobras ou no acoplamento de reboques. Para tal contribui a imagem da câmara, bem como as linhas de orientação dinâmicas no ecrã do PCM que ilustram o percurso com a posição actual do volante.

Surround View (câmara 360°)

O sistema opcional Surround View adiciona mais 3 câmaras de alta resolução à câmara de marcha-atrás, nomeadamente na secção dianteira e nas conchas inferiores dos retrovisores exteriores. A partir das informações das 4 câmaras, o sistema calcula uma vista aérea virtual sobre o veículo, que é apresentada no ecrã do PCM. Para um auxílio adicional ao estacionar e efectuar manobras, uma vez que assim também é possível detectar obstáculos baixos à frente e ao lado do veículo. Além disso, pode comutar entre diversas perspectivas de câmara, para obter, por exemplo, uma melhor visibilidade em saídas apertadas.

O Tempostat

Para um conforto acrescido em trajectos longos existe, de série, um sistema de regulação automática da velocidade. O Tempostat poderá ser activado entre os 30 e 240 km/h através de um botão instalado na alavanca da coluna de direcção.

Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro com Porsche Active Safe (PAS)

Este sistema encontra-se disponível, a título opcional, e permite controlar a velocidade em função da distância relativamente ao veículo da frente. Um sensor de radar na secção dianteira monitoriza uma área até 200 m à sua frente. Quando ajusta uma determinada velocidade e se aproxima de um automóvel que circula à sua frente a uma velocidade inferior, o sistema reduz a velocidade através da desaceleração ou de uma ligeira travagem, até que fique à distância previamente definida. Por motivos de segurança, as operações de travagem mais fortes têm de ser realizadas pelo próprio condutor.

O seu Panamera segue então o automóvel à sua frente. Caso este continue a travar, o controlo activo da velocidade de cruzeiro continua a reduzir a velocidade, mesmo até à imobilização. Caso a sua faixa de rodagem volte a ficar livre, o seu Panamera acelera até retomar a velocidade inicialmente ajustada. A gama de velocidade ajustável vai dos 30 aos 210 km/h. Para arrancar após uma paragem automática deverá accionar a alavanca de comando ou carregar no pedal do acelerador. A função Stop & Go integrada permite, a pedido do condutor, a travagem e o arranque automático em engarrafamentos.

Segurança acrescida garante igualmente o Porsche Active Safe (PAS) integrado. Ao aproximar-se rapidamente do veículo que circula à frente, será alertado através de um sinal acústico e óptico, bem como um movimento no pedal do travão para a necessidade de intervir. Além disso, o sistema pode intervir na travagem e aumentar a pressão de travagem de acordo com a situação, se necessário, até à imobilização total.

O assistente de mudança de faixa

O assistente de mudança de faixa opcional monitoriza as áreas atrás do seu veículo e nos ângulos mortos através de sensores de radar. A partir de uma velocidade de 30 km/h, o sistema alerta-o, através de um sinal óptico nos retrovisores exteriores, para a presença de veículos que se aproximam rapidamente de trás ou que se encontram no ângulo morto. Sobretudo em auto-estrada, o assistente de mudança de faixa contribui para um maior conforto e a segurança. Contudo, não intervém na condução e pode ser desligado em qualquer altura.

O aviso de saída de faixa

Uma câmara na caixa do retrovisor interior monitoriza a área da faixa de rodagem à frente do veículo. Caso se aproxime da linha de delimitação da faixa de rodagem e haja o risco de sair da faixa de rodagem sem que tenha ligado o indicador de mudança de direcção, o sistema alerta-o com um sinal sonoro de aviso.

A indicação de limite de velocidade

A indicação de limite de velocidade (apenas em combinação com o PCM) está disponível como opção em todos os modelos. Uma câmara na caixa do retrovisor identifica sinais de trânsito, tais como limites de velocidade, proibições de ultrapassagem e a respectiva suspensão. O limite de velocidade ou a proibição de ultrapassagem podem ser visualizados pelo condutor no painel de instrumentos e no PCM. Vantagem: ao contrário das informações registadas na base de dados de navegação, o sistema permite também detectar limites de velocidades temporários.