HOME

Navegação principal
Modelos
911

Medidas para aumentar a eficiência

O Cayman
Porsche O Cayman - Medidas para aumentar a eficiência

Medidas para aumentar a eficiência

Sistema de gestão térmica

O sistema inteligente de gestão térmica nos modelos Cayman regula a temperatura no motor e na caixa de velocidades, para reduzir as perdas de fricção que ocorrem durante a fase de aquecimento.

Através do comando direccionado dos fluxos de calor e da activação, gradual e consoante as necessidades, dos vários circuitos de refrigeração, o motor e a caixa de velocidades aquecem mais rapidamente. Tal reduz a fricção e, consequentemente, o consumo de combustível e as emissões de CO2. Além disso, o sistema de gestão da temperatura provoca, em condução desportiva, uma redução do nível térmico, possibilitando um desempenho elevado.

A refrigeração dos fluidos é realizada com base no princípio de fluxo cruzado, testado em competição automóvel.

A vantagem é que cada cilindro recebe igual quantidade de fluido refrigerante. Todas as válvulas são protegidas contra sobrecargas térmicas e desgaste precoce. Para uma melhor combustão e valores de emissões de gases de escape, consumo e ruído relativamente reduzidos.

Gestão do motor

O sistema electrónico do motor contribui para que o motor trabalhe de uma forma ideal em todas as condições de funcionamento. Este sistema regula todas as funções e agregados directamente ligados ao motor. O resultado: valores óptimos de potência e binário aliados a valores relativamente baixos de consumo e emissões. Em qualquer tipo de condução.

Por exemplo: o controlo de detonação selectiva por cilindro. Os seis cilindros são controlados em separado quanto à detonação, uma vez que nos motores de combustão nunca funcionam exactamente sob as mesmas condições. Em caso de necessidade, o ponto de ignição é diferido individualmente para evitar o desgaste dos cilindros e dos êmbolos a alta rotação e em condições de sobrecarga. O diagnóstico On-Board, segundo a norma europeia, reconhece em tempo oportuno falhas e defeitos que possam surgir nos sistemas de escape e de combustível, indicando-os durante a viagem no computador de bordo. Assim, evitam-se emissões poluentes e consumos desnecessários.

Função Auto Start-Stop

A função Auto Start-Stop, de série nos novos modelos Cayman, desliga o motor quando, por exemplo, pára num semáforo, desengata a velocidade e solta o pé da embraiagem. Nos veículos com Porsche Doppelkupplung (PDK), basta accionar o travão numa situação de espera.

Os sistemas de áudio e comunicação continuam a funcionar mesmo com o motor desligado. Se accionar a embraiagem ou soltar o travão, o sistema liga novamente o motor. Assim, garante-se um consumo de combustível reduzido, sobretudo no trânsito citadino.

A função Auto Start-Stop pode ser desactivada e novamente activada através de um botão situado na consola central. Em determinadas situações, esta função é desactivada automaticamente – por exemplo, com temperaturas exteriores extremas, com o botão SPORT activado ou com carga baixa da bateria.

Sistema de recuperação de energia eléctrica

Outra função para aumentar a eficiência nos novos modelos Cayman é a recuperação de energia eléctrica. A bateria é carregada através do alternador, sobretudo durante as fases de travagem. Por outro lado, ao acelerar é debitada a potência total do motor de combustão, visto que os sistemas eléctricos neste período de tempo são alimentados, em grande medida, pela energia acumulada na bateria.