HOME

Navegação principal
Modelos
911

Velejar

O Cayman
Porsche - Velejar

Velejar

O desempenho dos modelos Cayman também pode ser aumentado em termos de eficiência: para reduzir ainda mais os consumos, em determinadas situações de condução está disponível, em conjugação com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK), o chamado velejar. O motor é desacoplado para evitar o seu efeito de travagem. O veículo aproveita a sua energia cinética de forma ideal, podendo rodar longas distâncias.

Por exemplo: pretende reduzir a sua velocidade de 100 km/h para 80 km/h, perante a aproximação de um limite de velocidade. Se retirar doseadamente o pé do pedal do acelerador, a PDK desengata automaticamente a velocidade engrenada e o veículo passa a velejar com um esforço mínimo à velocidade de rotação de ralenti, até alcançar a velocidade desejada. Quando accionar o pedal do acelerador ou o travão, a PDK faz novamente a ligação ao motor na velocidade adequada – em milésimos de segundo. Graças ao funcionamento rápido da embraiagem, este processo decorre de forma confortável e discreta.

Mais uma possibilidade de reduzir os consumos: o velejar em planos com ligeira inclinação, que permite manter a sua velocidade constante. Eficiente em viagens longas, por exemplo, na auto-estrada. Também aqui a reacção da PDK é rápida e precisa.

Em suma: a condução no modo «Velejar» reduz nitidamente o consumo, sem que tenha de abdicar do conforto ou do carácter desportivo.