HOME

Navegação principal
Modelos
911

Pacote Sport Chrono Cayman S

Porsche - Pacote Sport Chrono

Pacote Sport Chrono

Botão SPORT

Com o botão SPORT de série na consola central pode activar o modo Sport. Desta forma, é aumentada a espontaneidade e o prazer de condução, mediante o accionamento de um botão. O motor reage de forma ainda mais directa aos impulsos do pedal do acelerador, o limitador de rotações recebe uma regulação mais dura e a dinâmica do motor aproxima-se da de um veículo de competição. Ao mesmo tempo, a função Auto Start-Stop é desactivada.

Na transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) opcional, ocorre uma deslocação dos pontos de passagem de caixa para a faixa de regimes superior ainda mais desportiva. Os tempos de passagem das mudanças tornam-se mais curtos, as passagens mais firmes e imediatas – as reduções das mudanças com função de aceleração intermédia são acompanhadas por um som ainda mais emocional do motor. O modo “Velejar” é desactivado automaticamente.

Pacote Sport Chrono

Normalmente, só se obtém um melhor desempenho com um treino mais intensivo. Nos modelos Cayman, tal é possível accionando um botão: com o pacote Sport Chrono, opcional no Cayman e Cayman S, e de série no Cayman GTS. Permite uma combinação ainda mais desportiva do chassis, do motor e da transmissão, acompanhada de um som ainda mais emocional.

Para além de um indicador de performance e de um cronómetro digital e analógico, o pacote inclui ainda apoios dinâmicos da caixa de velocidades (ver pág. 60). Também incluído no pacote Sport Chrono: o botão SPORT PLUS. Com este botão activado, o sistema opcional Porsche Active Suspension Management (PASM), de série no Cayman GTS, muda para o modo Sport: para um amortecimento mais rígido e um comportamento mais rigoroso ao entrar nas curvas. E um contacto ainda mais intenso com a estrada.

As intervenções do PSM só se verificam mais tarde. As travagens nas curvas tornam-se claramente mais ágeis. O PSM já só permite um estilo de condução mais desportivo, tanto ao travar como ao acelerar na saída de uma curva. O modo SPORT PLUS proporciona uma agilidade ainda mais acentuada com o PSM desactivado. Porém, por motivos de segurança, o PSM está sempre disponível em segundo plano, sendo accionado quando o veículo se encontra no intervalo de regulação do ABS.

Para passagens de caixa ainda mais desportivas é activada a função de aceleração intermédia. Uma aceleração controlada garante alternâncias de carga equilibradas. Para mais estabilidade e passagens de velocidades mais emocionais. Em conjugação com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) opcional, o pacote Sport Chrono oferece duas funções adicionais: para um carácter desportivo semelhante ao dos automóveis de competição. A primeira função, “Launch Control”, assegura uma aceleração no arranque semelhante à dos automóveis de competição.

A segunda função é a “Estratégia de circuitos de competição”. A transmissão PDK encontra-se agora direccionada para passagens muito curtas, pontos de passagem de caixa ideais e aumento do binário durante as operações de caixa, para uma aceleração máxima. As reduções rápidas com aceleração intermédia proporcionam um prazer de condução sem compromissos, com passagens de mudanças activas.

Com a PDK, uma indicação adicional no volante ou no painel de instrumentos mostra o estado de activação dos botões SPORT e do “Launch Control”. Para a visualização, armazenamento e avaliação dos tempos por trajecto medidos, bem como de percursos alternativos, o sistema Porsche Communication Management (PCM) opcional passou a incluir mais um indicador. Dessa forma, o condutor poderá obter informações sobre o tempo total despendido e o percurso percorrido do trajecto actual, bem como sobre o número total de trajectos até ao momento e os respectivos tempos acumulados.