HOME

Navegação principal
Modelos
911

Porsche Stability Management (PSM)

Cayenne

Porsche Stability Management (PSM)

O sistema Porsche Stability Management (PSM) é um sistema electrónico para o controlo da estabilidade do veículo e/ou do conjunto veículo-reboque em condições extremas de uma condução dinâmica, bem como para o aumento da segurança de condução. Dele também faz parte o sistema anti-bloqueio (ABS). Os sensores detectam permanentemente o sentido da marcha, a velocidade de circulação, aceleração de deriva e a aceleração transversal. Com base nestes dados, é calculada a direcção de marcha efectiva. Se esta se desviar da trajectória desejada, o PSM enceta travagens orientadas em cada uma das rodas para estabilizar o veículo. Se necessário, interfere no sistema electrónico de gestão do motor e altera o binário de tracção em função da situação.

Além disso, o PSM dispõe de 3 funções adicionais. Caso o condutor retire o pé do acelerador de uma forma repentina, o PSM coloca o sistema de travagem em alerta. A pré-carga do sistema de travagem cria então uma pressão reduzida dentro do sistema, encostando as pastilhas dos travões ligeiramente aos discos dos travões, de modo a que seja possível alcançar mais rapidamente a máxima potência de travagem no caso de uma travagem efectiva.

Quando o sistema de assistência à travagem reconhece uma travagem de emergência através do grupo hidráulico do PSM, produz a pressão necessária de forma a obter a máxima desaceleração. É detectada uma travagem de emergência sempre que se excede uma determinada força de accionamento do pedal.

Além disso, e em combinação com o controlo da velocidade de cruzeiro opcional e o PSM, se detectar uma redução da distância ao veículo da frente, o sistema coloca os travões em alerta através da pré-carga do sistema de travagem.

Também com o controlo da velocidade de cruzeiro desactivado, o sistema regista os veículos que circulam à frente, sensibilizando o assistente de travagem se as distâncias diminuírem rapidamente. Adicionalmente, o condutor é alertado através do accionamento breve do travão, caso a distância continue a diminuir.

Se estiver a puxar um reboque, o PSM também é activado, se necessário, para estabilizar o conjunto veículo-reboque.

O sistema PSM aumenta consideravelmente a segurança de condução. O veículo ou o conjunto veículo-reboque é mantido na trajectória pretendida, dentro dos limites da física. As transferências de carga em regime de arrasto ou travagem parcial em curvas são compensadas até uma aceleração transversal máxima. Mas também são optimizadas as características dinâmicas e a estabilidade direccional ao acelerar em pisos mistos.

A estratégia de regulação do ABS integrado no PSM está orientada para travagens em piso solto. Através do bloqueio das rodas forma-se uma cunha de travagem, que encurta a distância de travagem, por exemplo, em gravilha ou neve.

O PSM também pode ser desactivado. Para uma experiência de condução activa. Ainda assim permanece activo em segundo plano. Para garantir a sua segurança.

De série, em todos os modelos Cayenne.