HOME

Navegação principal
Modelos
911

Porsche Active Suspension Management (PASM)

Boxster
Porsche Boxster - Porsche Active Suspension Management (PASM)
Figura: Boxster S

Porsche Active Suspension Management (PASM)

O sistema PASM opcional consiste num sistema electrónico de regulação dos amortecedores e está optimizado para os modelos Boxster. Este sistema permite ajustar de forma activa e contínua a força de amortecimento em cada roda, de acordo com o tipo e a situação de condução. Além disso, a carroçaria é rebaixada em 10 mm.

O condutor pode optar entre dois modos: no modo Normal, o amortecimento é confortável e desportivo, ao passo que no modo Sport é desportivo e firme. Assim, de acordo com o modo seleccionado, o sistema PASM é mais desportivo ou confortável do que o chassis de série. Conforme o modo seleccionado e de acordo com as condições de condução detectadas, o sistema selecciona automaticamente a força de amortecimento ideal nas duas curvas características.

Os sensores registam os movimentos das rodas e da carroçaria, por exemplo, em caso de forte aceleração, travagem ou sobre piso irregular. Tal permite a adaptação inteligente da taxa de amortecimento em função do modo seleccionado – para um contacto ideal com a estrada de cada roda e ainda menores movimentos longitudinais e transversais.

Por exemplo: no modo Sport, o sistema assume um amortecimento mais rígido. Em caso de irregularidades no piso, o PASM actua numa fracção de segundo e adopta uma curva característica mais suave, a fim de melhorar o contacto com a estrada. Se o piso se tornar novamente regular, o sistema regressa à curva característica inicial. Se, por outro lado, no modo Normal, o tipo de condução se tornar mais dinâmico, o sistema adopta uma linha mais desportiva, aumentando a estabilidade e a segurança.

Resultado notável para si: mais estabilidade dinâmica, mais prazer de condução e mais performance.