HOME

Navegação principal
Modelos
911

Os apoios dinâmicos do motor

Boxster
Porsche Boxster - Os apoios dinâmicos do motor

Os apoios dinâmicos do motor

O pacote Sport Chrono opcional inclui apoios dinâmicos da transmissão, orientados para um desempenho elevado e máximo conforto.

O sistema electrónico minimiza as oscilações e vibrações perceptíveis de todo o conjunto propulsor, especialmente do motor.

A transmissão está fixada à carroçaria através de dois apoios. Segundo o princípio da inércia das massas, um corpo permanece no estado de movimento rectilíneo uniforme, se sobre ele não actuar nenhuma força que o obrigue a alterar a sua direcção de movimento. Por outras palavras: se entrar numa curva, o veículo segue o movimento do volante. Excepto a massa do conjunto propulsor num momento inicial. Consequência: regista-se uma deslocação da traseira sobre o eixo traseiro, desfasada no tempo, para o exterior, devido às forças de inércia da massa de propulsão ao entrar na curva.

Os apoios dinâmicos da transmissão minimizam este efeito: o ângulo da direcção, os valores de aceleração longitudinal e transversal são monitorizados permanentemente por sensores. Consoante o estilo de condução e as propriedades do piso ocorre uma alteração das características dos apoios da transmissão através de um líquido com propriedades magnéticas. Consequência: a rigidez e o amortecimento dos apoios da transmissão adaptam-se às condições. Para si significa: uma maior tracção, bem como um comportamento de condução mais estável com mudanças de carga, em curvas rápidas e em arranques rápidos, por exemplo, em conjugação com a função «Launch Control».

Premindo o botão SPORT ou SPORT PLUS, comuta os apoios dinâmicos da transmissão de Normal para Sport ou Performance, mobilizando assim mais reservas de prazer de condução.

Em conjugação com o PCM opcional, os valores de aceleração transversal e longitudinal podem ser visualizados no ecrã TFT do instrumento circular direito sob a forma de gráfico G-Force.