HOME

Navegação principal
Modelos
911

Porsche Active Suspension Management (PASM)

911 Carrera 4S
Porsche 911 Carrera 4S - Porsche Active Suspension Management (PASM)

Porsche Active Suspension Management (PASM)

De série nos modelos 911 Carrera S e opcional para os modelos 911 Carrera: o ajuste electrónico dos amortecedores, PASM. Permite regular de forma activa e contínua a força de amortecimento, de acordo com o estilo de condução e o estado do piso. Além disso, a carroçaria é rebaixada em 10 mm.

O PASM tem duas configurações, que poderá comandar através de um botão na consola central: no modo Normal, o amortecimento é confortável e desportivo, ao passo que no modo Sport é desportivo e rígido.

Os sensores registam os movimentos mínimos da carroçaria, por exemplo, em caso de forte aceleração, travagem ou sobre piso irregular. Para melhor registar esses dados, aumentámos o número de sensores no 911 – para uma regulação ainda mais eficiente. Com base nestes dados, o dispositivo de comando calcula as condições actuais de rodagem e regula a força de amortecimento, em função do modo seleccionado.

Por exemplo: no modo Sport, o sistema assume um amortecimento mais rígido. Em caso de irregularidades no piso, o PASM actua numa fracção de segundo e adopta uma curva característica mais suave, a fim de melhorar o contacto com a estrada. Se o piso se tornar novamente regular, o sistema regressa à curva característica inicial. Ao contrário, se no modo «normal» a condução se tornar mais dinâmica, o sistema adopta uma linha mais desportiva. O amortecimento torna-se mais rígido, aumentando a estabilidade e a segurança de condução.

Resultado notável para si: mais estabilidade de condução, mais conforto e mais performance.

O chassis desportivo PASM

Disponível a título opcional para os modelos 911 Carrera Coupé em conjugação com as jantes de 20˝ e o sistema Porsche Torque Vectoring (PTV) ou Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus): o chassis desportivo PASM.

A carroçaria é rebaixada em 20 mm face ao chassis de série e em 10 mm face ao chassis PASM. As molas são mais firmes e curtas e os estabilizadores transversais nos eixos dianteiro e traseiro apresentam uma maior rigidez à torção. O lábio da secção inferior dianteira tem uma forma mais desportiva e o spoiler traseiro tem uma maior amplitude de extensão. Não só reduz ainda mais a força ascendente no eixo dianteiro como também cria força descendente no eixo traseiro do 911 Carrera. A aerodinâmica assim melhorada traduz-se num aumento da performance.